Imagem-tempo-montagem : diálogos entre cinema e subjetividade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Almeida, Gabriel Bueno
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230866
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019
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spelling Imagem-tempo-montagem : diálogos entre cinema e subjetividadePsicologiaCinemaEpistemologiaArteImagem (Psicologia)TempoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019Esta tese articula uma aproximação epistemológica entre arte e ciência, a partir do cinema ? como linguagem artística ? e da psicologia ? como disciplina oriunda do campo científico. A pesquisa procura demonstrar a potência dos estudos teóricos e conceituais provenientes do cinema, apontando que tal linguagem estética possibilita um pensar sobre a realidade e sobre questões ontológicas. Compreendendo a pluralidade de abordagens teóricas que esse tema convoca, esta pesquisa tem como principais referências as teorias sobre cinema de Gilles Deleuze e Walter Benjamin, concentrando-se nos conceitos de imagem, tempo e montagem. A tese defende que os três conceitos que compõem a linguagem cinematográfica, e a forma como se articulam, agregam reflexões epistemológicas à psicologia na busca por um saber sobre os processos de subjetivação e sua relação com a vida. Os métodos de pesquisa elencados para atingir tais objetivos foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir de uma revisão sistemática composta pela análise de teses, dissertações e artigos acadêmicos que abordam a relação entre cinema e psicologia, e na revisão da literatura que se debruça sobre o tema. A pesquisa documental baseia-se na análise de algumas obras cinematográficas e de como essas obras podem potencializar o entendimento da teoria consultada, sendo essa uma teoria da linguagem cinematográfica e também uma teoria dos processos de subjetivação. A partir de uma perspectiva dialógica de exploração do tema, a pesquisa desenvolve uma aproximação conceitual entre Deleuze, Benjamin e autores provenientes do cinema e da psicologia. A tese está estrutura em 05 artigos distintos e independentes, mais um capítulo introdutório e uma conclusão. A introdução discorre sobre o tema central e o método utilizado na pesquisa. O primeiro artigo é uma revisão sistemática desenvolvida a partir das palavras-chave ?cinema? e ?psicologia?. O segundo artigo realiza uma discussão epistemológica entre as aproximações, distâncias e pontos de intersecção entre a arte e a ciência. O terceiro artigo aborda o conceito de ?imagem? no cinema e na psicologia. O quarto artigo analisa os conceitos ?tempo? e ?montagem?. O quinto artigo faz uma reflexão sobre os processos de subjetivação a partir dos filmes Ikiru, de Akira Kurosawa (1952) e La Strada, de Federico Fellini (1954). Para finalizar, um capítulo de conclusão realiza uma síntese reflexiva sobre as discussões desenvolvidas nos artigos.Abstract: This thesis presents an epistemological approach between art and science, based in the cinema ¬(as an artistic language) and psychology (representing the scientific field). The research demonstrate the power of the theoretical and conceptual studies coming from cinema, pointing out that such aesthetic language makes possible a particular thought about reality and ontological questions. Due the plurality of theoretical approaches about this theme, this research has as main references the theories about cinema of Gilles Deleuze and Walter Benjamin, more specifically in the concepts of image, time and montage. The thesis argues that the three concepts that compose the cinematographic language, and the way they work together, adds epistemological reflections to understand the subjective dimension and its relationship with life. The research methods used to achieve these objectives were bibliographic research and document research. The bibliographic research was carried out through a systematic review composed by the analysis of theses, dissertations and academic papers that deal with the relationship between cinema and psychology, and in the literature review that focuses on the theme. Document research make an analysis about some movies and how these works can enhance the understanding of the theory consulted, being this a theory of cinematographic language and also a theory of a subjective being. From a dialogical perspective, the research develops a conceptual approach between Deleuze, Benjamin and authors from the cinema and psychology. The thesis is structured in 05 different and independent articles, plus an introductory chapter and a conclusion. The introduction presents the main theme and the method used in the research. The first article is a systematic review developed from the key words \"cinema\" and \"psychology\". The second article realizes an epistemological discussion between the approaches, distances and intersection between art and science. The third article develop the concept of \"image\" in cinema and psychology. The fourth article is about the concepts \"time\" and \"montage\". The fifth article is a reflection about life and death in the movies Ikiru, Akira Kurosawa (1952) and La Strada, by Federico Fellini (1954). To finish, a conclusion chapter provides a reflexive synthesis on the discussions developed in the articles.Zanella, Andréa VUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Gabriel Bueno2022-02-14T13:22:18Z2022-02-14T13:22:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis271 p.| ils., tabs.application/pdf364199https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:22:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:22:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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