Strategizing e sociomaterialidade: estudo de caso em uma empresa de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Carneiro, Viviane Pinto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215089
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.
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spelling Strategizing e sociomaterialidade: estudo de caso em uma empresa de tecnologia da informaçãoAdministraçãoEstratégia organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.O objetivo desta pesquisa é compreender como as ações dos praticantes da estratégia influenciam e são influenciadas pelos artefatos materiais envolvidos no fazer a estratégia. O estudo é elaborado sobre uma dupla base teórica: estratégia como prática e sociomaterialidade. A estratégia é realizada no exercício das atividades daqueles que compõem a organização, sendo, portanto, inerente às práticas diárias dos praticantes da estratégia. Nesse cenário, ressalta-se a importância da materialidade no processo estratégico, uma vez que toda materialidade é criada em contextos sociais e deles participa, além de propiciar o desempenho de ações sociais. Utiliza-se o conceito de affordance para compreender como a materialidade de um objeto favorece, dá forma, convida e, ao mesmo tempo, constrange um conjunto de usos específicos. A metodologia empregada é qualitativa, tratando-se de um estudo de caso em uma organização de Tecnologia da Informação de Florianópolis, Santa Catarina, sendo os praticantes analisados membros da equipe de desenvolvimento. As técnicas de coleta de dados usadas são: observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os dados coletados foram analisados tanto mediante análise da narrativa como mediante pattern matching, a fim de explicitar elementos convergentes entre teoria e prática. Como resultado, podem-se identificar três grupos de práticas: desenvolvimento do produto, vendas e gestão dos clientes. Além disso, foram identificadas as principais ferramentas envolvidas no trabalho estratégico, tais como Trello, Slack, WhatsApp e um CRM. Em última análise, pode-se perceber que as atividades desenvolvidas pelas pessoas da equipe estão inter-relacionadas com a materialidade disponível, de maneira que o trabalho estratégico é moldado também pelas ferramentas e tecnologias na empresa do caso estudado.<br>Abstract : This master?s thesis aims at understanding how the actions of strategy practitioners influence, as well as are influenced by, the material artefacts involved in strategizing. The study has a double theoretical framework: strategy as practice and sociomateriality. Strategy is carried out in the exercise of the activities of those who make up the organization, being thus inherent in their daily practices. In this scenario, the importance of materiality in the strategic process highlights itself, since all materiality is created in social contexts, forms a part of them, and facilitates social actions. The concept of affordance is used here to understand how the materiality of an object promotes, shapes, invites, and at the same time constrains, a set of specific uses. The methodology employed here is qualitative: a case study was conducted in an Information Technology organization located in Florianópolis, Santa Catarina, focusing on the practitioners engaged in its development team. The techniques of data collection are participant observation, semi- structured interviews and document analysis. The data collected were analysed by means of both narrative analysis and pattern matching, in order to make the convergence between theory and practice explicit. As a result, three groups of practices were identified: product development, sales and customer relationship management. Furthermore, the main tools used in the strategic work were identified, such as Trello, Slack, WhatsApp and a CRM. Ultimately, it is possible to realize that the activities performed by the practitioners are interrelated with the available materiality, and the strategic work is shaped by the tools and technologies available in the organization.Lavarda, Rosalia Aldraci BarbosaUniversidade Federal de Santa CatarinaCarneiro, Viviane Pinto2020-10-21T21:12:59Z2020-10-21T21:12:59Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 p.| il.application/pdf362702https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215089porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215089Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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