Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Schmitt, Jeovani
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193967
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2018.
id UFSC_4f63d9b711f2050204dfc26264438fec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193967
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduaçãoEngenharia de produçãoEvasão universitáriaEnsino superiorTeoria da Resposta do ÍtemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2018.O objetivo deste estudo foi construir um instrumento para mensurar otraço latente propensão à evasão no ensino superior, na modalidade deensino presencial. A pesquisa foi executada em três etapas: a 1a. etapa, teórica,compreendeu a revisão de literatura. Com base na teoria da integraçãodo estudante de Vicent Tinto, e estudos nacionais e internacionais sobreevasão, apresentou-se um modelo conceitual para estudar o fenômeno,considerando quatro aspectos da integração do aluno ao sistema social eacadêmico: curso e conteúdo, estrutura e apoio da instituição, ambienteescolar e fatores pessoais. Um instrumento de medida foi elaborado com29 itens, e submetido à análise semântica e de juízes para validação deconteúdo. A 2a. etapa, empírica, incluiu o planejamento e aplicação do instrumentoa uma amostra de 789 alunos de graduação de uma instituição públicabrasileira. Na 3a. etapa, analítica, foram verificadas: a) a dimensionalidade doinstrumento; b) a análise dos itens por meio do Modelo de RespostaGradual de Samejima da Teoria da Resposta ao Item; c) as evidências devalidade e confiabilidade do conjunto de itens; e d) a construção daescala de propensão à evasão. A suposição inicial sobre a existência de uma dimensão fatorial dominante na estrutura dos dados foi confirmada, e, através da Teoria daResposta ao Item, realizou-se a análise psicométrica dos itens. A escalaobtida apresentou excelente precisão, avaliada por meio do coeficientealfa de Cronbach (a = 0,92) e da curva de informação do teste. Comapoio de especialistas no construto, apresentou-se a interpretação para ouso da escala, definindo-se quatro níveis de propensão: alta, moderada,baixa e muito baixa. Por fim, conclui-se que os resultados mostram evidências de validadepara um instrumento com 27 itens, com potencial para auxiliar asinstituições de ensino superior no planejamento de ações e programasinstitucionais permanentes de combate à evasão em cursos degraduação.Abstract : The purpose of this study was to develop an instrument to measure thelatent trait propensity to drop out in higher education in the face-to-faceteaching modality.The research was carried out in three stages: The 1st stage, theoretical,encompassed the literature review. Based on the theory of student? sintegration from Vicent Tinto, and national and international studies onschool dropout, a conceptual model was presented to study thephenomenon, considering four aspects of the student? s integration intothe social and academic system: course and content, structure andsupport of the institution, school environment, and personal factors. Ameasurement instrument with 29 items was developed and submitted tojudges? analysis and semantic analysis for content validity.The 2nd stage, empirical, included the planning and application of theinstrument to a sample of 789 undergraduate students of a publicinstitution in Brazil.The 3rd stage, analytical, allowed the researcher to: a) verify thedimensionality of the instrument; b) analyze the items using theSamejima Graded Response Model of the Item Response Theory; c)verify evidences of validity and reliability of the set of items; and d)construct the scale of student propensity to drop out.The initial assumption about the existence of a dominant factorialdimension in the data structure was confirmed, and through the ItemResponse Theory, the psychometric analysis of the items wasperformed. The scale obtained presented excellent reliability, accordingto the Cronbach? s alpha coefficient (a = 0.92)and the test informationcurve. With the support of specialists in the construct, the interpretationfor the use of the scale was presented, thus, four levels of propensitywere defined: high, moderate, low, and very low.Finally, the results revealed the validity for an instrument with 27 items,with the potential to assist education institutions in the planning ofpermanent institutional actions and programs to prevent students? dropout of undergraduate courses.Andrade, Dalton Francisco deUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmitt, Jeovani2019-03-23T04:01:53Z2019-03-23T04:01:53Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis174 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf355994https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193967porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-23T04:01:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193967Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-23T04:01:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação
title Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação
spellingShingle Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação
Schmitt, Jeovani
Engenharia de produção
Evasão universitária
Ensino superior
Teoria da Resposta do Ítem
title_short Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação
title_full Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação
title_fullStr Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação
title_full_unstemmed Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação
title_sort Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação
author Schmitt, Jeovani
author_facet Schmitt, Jeovani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Dalton Francisco de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Jeovani
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Evasão universitária
Ensino superior
Teoria da Resposta do Ítem
topic Engenharia de produção
Evasão universitária
Ensino superior
Teoria da Resposta do Ítem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-23T04:01:53Z
2019-03-23T04:01:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 355994
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193967
identifier_str_mv 355994
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187743232425984