A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pereira, Vinícius Coutinho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205119
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018
id UFSC_50280d3a46733d23e52cfd78434ac01a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205119
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismoArquiteturaRealidade virtualRealidade aumentadaArquiteturaArquiteturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018O trabalho propõe uma metodologia que se apropria de técnicas de Realidade Virtual e Aumentada no ensino de projeto em cursos de Arquitetura e Urbanismo. O ponto de partida foi a aproximação com a teoria relativa a tema na Revisão Bibliográfica, correlacionando com uma contextualização à área através do resgate teórico do Processo de Desenvolvimento de projeto relacionado a tecnologias digitais. Na sua fase prática, a pesquisa foi composta pelo desenvolvimento de três Estudos de Caso conduzidos em disciplinas de Projeto que abordam as escalas da Arquitetura, do Urbano e do Paisagismo em um conceito de multidisciplinaridade integrada. Todos os estudos contaram com processos evolutivos que marcaram os avanços da pesquisa, dentre os quais se destaca a participação voluntária dos alunos, no Estudo Piloto, passando a uma participação exigida pelos professores nos estudos sequentes, marcando o dinamismo da pesquisa em todas as esferas em que atingiu. Destaca-se ainda a organização de oficinas e treinamentos, as dinâmicas de interação com os modelos físicos, a forma de condução das bancas de apresentação, dentre outros fatores relevantes que foram emergindo no decorrer do processo. Ao final, as conclusões se estabeleceram na importância do corpo docente em incentivar a aplicação de tecnologias em sala de aula, e que estas, são capazes de auxiliar os acadêmicos em projeto, seja pela compreensão espacial, visualização imersiva e em apresentações interativas, potencializando a qualidade e entendimento dos trabalhos.Abstract: The work proposes a methodology that appropriates Virtual and Augmented Reality techniques in project learning in Architecture and Urbanism courses. The starting point was the near line with the theory related to the theme in the Bibliographic Review, correlating with a contextualization to the area through the theoretical rescue of the Project Development Process related to digital technologies. In its practical phase, the research was composed by the development of three Case Studies conducted in Project disciplines that approach the scales of Architecture, Urban and Landscaping in a concept of integrated multidisciplinary. All the studies had evolutionary processes that marked the advances of the research, among which the voluntary participation of the students in the Pilot Study stands out, happening to a participation demanded by the teachers in the following studies, marking the dynamism of the research in all the spheres in that hit. It is also worth mentioning the organization of workshops and training, the dynamics of interaction with physical models, the way of conducting presentation booths, and other relevant factors that emerged during the process. At the end, the conclusions were based on the importance of the faculty in encouraging the application of technologies in the classroom, and that these, are able to assist the students in design, be it by the spatial comprehension, immersive visualization and in interactive presentations, quality and understanding of the work.Vaz, Carlos Eduardo VerzolaPereira, Vinícius Coutinho2020-03-31T13:28:00Z2020-03-31T13:28:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 p.| il., tabs.application/pdf360631https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205119porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T14:59:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205119Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:59:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo
title A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo
spellingShingle A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo
Pereira, Vinícius Coutinho
Arquitetura
Realidade virtual
Realidade aumentada
Arquitetura
Arquitetura
title_short A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo
title_full A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo
title_fullStr A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo
title_full_unstemmed A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo
title_sort A realidade virtual e aumentada como ferramenta auxiliar no ensino de projeto arquitetônico : um estudo de caso em disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo
author Pereira, Vinícius Coutinho
author_facet Pereira, Vinícius Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Carlos Eduardo Verzola
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vinícius Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Realidade virtual
Realidade aumentada
Arquitetura
Arquitetura
topic Arquitetura
Realidade virtual
Realidade aumentada
Arquitetura
Arquitetura
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T13:28:00Z
2020-03-31T13:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360631
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205119
identifier_str_mv 360631
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187782205898752