Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Haag, Samuel
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235684
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2022.
id UFSC_50cb0e59e2fb023d7684d3372669aadc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235684
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distânciasMatemáticaGeometriaBase Nacional Comum CurricularDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2022.A Geometria de Distâncias é um campo de estudo relativamente recente para matemática e computação, possuindo uma grande área de aplicação. Os conteúdos de matemática do ensino médio são, em sua maioria, tradicionalmente antigos e pouco relacionados com a realidade do aluno. O objetivo deste trabalho consiste em determinar se é possível incluir problemas de Geometria de Distâncias nos estudos do Ensino Médio, como modernização do conteúdo, ensino orientado a resolução de problemas e com grande apelo ao uso de tecnologias como a computação atingindo as habilidades e competências previstas na BNCC. Para a área de pesquisa é importante difundir o campo de estudo para a sociedade e para os alunos é importante conseguir relacionar as aplicações com os conceitos matemáticos para seguirem motivados, ao mesmo tempo, alcançar as habilidades e competências da BNCC. Os resultados demonstraram-se positivos para o caso de estudo na escola Feliciano Pires de Brusque, Santa Catarina/Brasil, indicando a possibilidade dos professores incluírem em suas práticas algumas atividades e conceitos da Geometria de Distâncias, sendo benéfico para ambas as partes envolvidas com a aprendizagem do aluno de acordo com as competências que ele precisa alcançar.Abstract: Distance Geometry is a relatively recent field of study for mathematics and computing, having a large area of application. High school mathematics content is, for the most part, traditionally old and little related to the student?s reality. The objective of this work is to determine whether it is possible to include Distance Geometry Problems in High School studies, such as content modernization, problem-solving oriented teaching and with great appeal to the use of technologies such as computing, reaching the expected skills and competences at BNCC. For the research area, it is important to spread the field of study to society and for students it is important to be able to relate applications with mathematical concepts to remain motivated, at the same time, to achieve the skills and competences of the BNCC. The results demonstrated positive for the case study at the Feliciano Pires school from Brusque, Santa Catarina/Brazil, indicating the possibility for teachers to include in their practices some activities and concepts of Distance Geometry, being beneficial for both parties involved with the student?s learning according to the skills he needs to achieve.Fidalgo, Felipe Delfini CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaHaag, Samuel2022-06-20T23:19:14Z2022-06-20T23:19:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis71 p.| il., gráfs.application/pdf376625https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235684porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-20T23:19:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235684Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-20T23:19:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias
title Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias
spellingShingle Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias
Haag, Samuel
Matemática
Geometria
Base Nacional Comum Curricular
title_short Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias
title_full Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias
title_fullStr Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias
title_full_unstemmed Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias
title_sort Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias
author Haag, Samuel
author_facet Haag, Samuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fidalgo, Felipe Delfini Caetano
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Haag, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Geometria
Base Nacional Comum Curricular
topic Matemática
Geometria
Base Nacional Comum Curricular
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20T23:19:14Z
2022-06-20T23:19:14Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 376625
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235684
identifier_str_mv 376625
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188031362236416