O aprender a aprender na educação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Silva, Geraldo Lucio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83735
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_5101462b13bec4949774f70cb7d206f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83735
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O aprender a aprender na educação tecnológicaEngenharia de produçãoAprendizagemTecnologia educacionalEnsinoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A proposta dessa dissertação - "Aprender a aprender", é mostrar como esse enfoque tem suscitado diferentes comportamentos na condução do processo ensino-aprendizagem. Esta dissertação promove também uma oportunidade para se refletir sobre os métodos pedagógicos utilizados no IES/FUNCEC (Instituto de Ensino Superior - Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade), levando-se em consideração os avanços tecnológicos que têm determinado a adoção de novos procedimentos no campo da educação e afetado de forma significativa a performance de nossos alunos. É extremamente importante fornecer aos nossos educandos as ferramentas adequadas para que eles possam enfrentar os desafios do dia-a-dia, considerando-se especialmente as transformações que se fazem sentir em nossa sociedade devido ao constante e veloz progresso da tecnologia. Este é o objetivo primeiro da escola. As atividades pedagógicas escolares se revestirão de um sentido novo se uma proposta de trabalho interdisciplinar levar professores e alunos a incorporar os novos conhecimentos gerados pelo desenvolvimento tecnológico. O uso da Internet como suporte para o desenvolvimento de atividades pedagógicas tem sido concebido como uma das fontes provedoras de conhecimento. Como professores e educandos que utilizam esse recurso, aprendem mais eficazmente e como esse aprendizado pode ser assimilado num campo de estudo formal (escola) é outra questão que se abre à discussão merecendo uma cuidadosa análise. O grande desafio que se faz presente é: Como usar novas tecnologias na educação de forma eficiente e produtiva?Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Geraldo Lucio2012-10-20T02:53:37Z2012-10-20T02:53:37Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f.| il., grafs.application/pdf185261http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83735porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-04T20:52:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T20:52:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprender a aprender na educação tecnológica
title O aprender a aprender na educação tecnológica
spellingShingle O aprender a aprender na educação tecnológica
Silva, Geraldo Lucio
Engenharia de produção
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Ensino
Avaliação
title_short O aprender a aprender na educação tecnológica
title_full O aprender a aprender na educação tecnológica
title_fullStr O aprender a aprender na educação tecnológica
title_full_unstemmed O aprender a aprender na educação tecnológica
title_sort O aprender a aprender na educação tecnológica
author Silva, Geraldo Lucio
author_facet Silva, Geraldo Lucio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geraldo Lucio
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Ensino
Avaliação
topic Engenharia de produção
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Ensino
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T02:53:37Z
2012-10-20T02:53:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185261
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83735
identifier_str_mv 185261
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187987492962304