Análise ergonômica do trabalho do professor da educação infantil em um contexto de sala de aula inclusiva: o caso da rede municipal de Pescaria Brava-SC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Pereira, Tálita Bitencourt
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214341
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019.
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Portanto, esta pesquisa pretende compreender o trabalho do professor da Pré-Escola da Rede Municipal de Pescaria Brava que recebe alunos da educação especial, em uma abordagem global, considerando as particularidades de todo o seu contexto de realização. Com base no objetivo geral, esta pesquisa de campo classifica-se como estudo exploratório-descritivo de delineamento transversal. Considerando essa perspectiva, o estudo foi desenvolvido em cinco etapas construídas com base na Análise Ergonômica do Trabalho: a primeira constitui-se de pesquisa bibliográfica e documental; a segunda, de análise das atividades do trabalho das professoras através de observações; a terceira, de realização de entrevistas semiestruturadas com as professoras, a quarta, Investigação sobre a percepção das professoras em relação a organização do seu trabalho e aspectos sobre Educação Inclusiva, por meio da aplicação de questionários. Por fim, a análise e o tratamento dos dados foi realizada à luz da Análise Ergonômica do Trabalho. O contexto de trabalho relacionado à atividade do professor de educação infantil em sala de aula inclusiva foi representado por quatro categorias: organização do trabalho; questões hierárquicas, políticas públicas e gestão; infraestrutura; e aspectos cognitivos. Nesta pesquisa, foi identificado um município com pouca legislação com relação à educação infantil de uma maneira geral. A infraestrutura disponível ainda não é suficiente para atender à demanda dos alunos da educação especial, não sendo ainda possível atender a todos os requisitos da Lei de Diretrizes da Educação Básica. Há ainda um altíssimo índice de professores temporários, os quais de uma maneira geral são jovens com baixa capacitação e pouco tempo de experiência. A pesquisa permitiu a observação da realidade da educação inclusiva no município, que enfrenta os mesmos desafios encontrados em todo o país. A principal contribuição desta pesquisa está na identificação das consequências práticas da implementação da política pública da inclusão no trabalho dos professores. Ainda, com base nos dados levantados, foi possível elaborar um conjunto de recomendações para melhoria do processo de trabalho destes professores do município.Abstract : The presence of students with disabilities in classrooms is a reality and brings a number of benefits and undeniable advantages to the students' social and emotional development. However, this new situation of school context also brings to the work of the teacher a series of important consequences, making the realization and execution of its activities a real challenge. Therefore, this research intends to understand the work of the pre-school teacher of the Pescaria Brava Municipal Network, which receives special education students, in a global approach, considering the particularities of their entire context of achievement. Based on the general objective, this field study is classified as an exploratory-descriptive cross-sectional study. Considering this perspective, the study was developed in five stages based on the Ergonomic Work Analysis: the first one consists of bibliographical and documentary research; the second, to analyze the activities of the teachers' work through observations; the third, of semi-structured interviews with teachers, the fourth, Research on the perception of teachers in relation to the organization of their work and aspects on Inclusive Education, through the application of questionnaires. Finally, data analysis and treatment was performed in the light of the Ergonomic Work Analysis. The work context related to the activity of the elementary school teacher in an inclusive classroom was represented by four categories: work organization; hierarchical issues, public policies and management; infrastructure; and cognitive aspects. In this research, a municipality with little legislation regarding child education was identified in general. The available infrastructure is still not enough to meet the demand of special education students, and it is not yet possible to meet all the requirements of the Basic Education Guidelines Law. There is also a very high rate of temporary teachers, who are generally young people with little training and little experience. The research allowed the observation of the reality of inclusive education in the municipality, which faces the same challenges found throughout the country. The main contribution of this research is in the identification of the practical consequences of the implementation of the public policy of inclusion in the work of teachers. Also, based on the data collected, it was possible to elaborate a set of recommendations to improve the work process of these teachers of the municipality.Gontijo, Leila AmaralUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Tálita Bitencourt2020-10-21T21:04:12Z2020-10-21T21:04:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf362491https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214341porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:04:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214341Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:04:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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