Competências de carreira e adaptabilidade em estudantes de graduação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rizzieri, Bruna Bortolatto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229118
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
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As competências propostas nessas teorias estão em consonância com as exigências do mundo do trabalho atual, de modo que se observa a pertinência em ampliar as produções científicas que auxiliem na adaptação de pessoas e organizações nesse contexto. No Brasil, a aplicação dessas teorias deve ser considerada em diferentes populações e contextos, o que justifica a importância de testá-las com estudantes de graduação tecnológica, como é o caso deste estudo. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar as competências propostas na Happenstance Learning Theory e os níveis de adaptabilidade de carreira em estudantes de cursos tecnólogos em diferentes polos da Faculdade SENAC em Santa Catarina. Seu delineamento metodológico é quantitativo e o corte transversal. Participaram da pesquisa 298 estudantes de graduação tecnológica, com média de idade de 25,8 anos (DP= 8,25). A maioria são mulheres (58,15%) e estudantes do curso de Processos Gerenciais (40,6%). Foi aplicado um questionário sociodemográfico, a escala Planned Happenstance Career Inventory (PHCI) e a Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC) com coleta online. Os resultados apontam que homens obtiveram postos de médias mais altos nos fatores otimismo; assumir riscos/persistência e confiança. Em relação a idade, estudantes com idade acima de 23 anos apresentaram maiores medianas nos fatores controle e confiança. As experiências pregressas dos participantes apontam relação com maiores resultados em alguns fatores: estudantes que estavam cursando a segunda graduação obtiveram maiores postos de média nos fatores assumir riscos/persistência em comparação aos estudantes que estavam cursando uma graduação pela primeira vez, do mesmo modo que aqueles com mais de 10 anos de experiência no mercado de trabalho tiveram médias mais altas nos fatores curiosidade e confiança em relação aos demais grupos. Os participantes que trabalham na mesma área que estudam obtiveram maiores postos de média em relação àqueles que não atuam no fator controle. Na comparação da precisão dos escores nos fatores da PHCI entre a presente amostra e a amostra de universitários do estudo de Vieira (2018), os resultados do Alfa de Cronbach foram superiores em todos os fatores nos alunos de graduação tecnológica em comparação aos universitários. Por fim, os coeficientes de correlação entre a PHCI e a EAC apontam para a magnitude fraca na maior parte dos fatores. Os fatores Curiosidade de ambas as escalas apresenta o coeficiente de correlação mais alto dentre todas as dimensões (r= 0,54). Todas as hipóteses de pesquisa se confirmaram. Aspectos como sexo, idade, curso superior, atividade profissional e tempo de atuação no mercado de trabalho não interferiram de forma significativa nos resultados obtidos na PHCI. As dimensões de controle e confiança da EAC foram as que mais apresentaram diferença nos postos de média a depender das variáveis. Sugere-se a realização de novas pesquisas com populações e contextos variados.Abstract: The Happenstance Learning Theory is a theoretical approach for career counselling which considers the importance of the unplanned events in the life-histories. For such situations being handled and also being considered positive or negative, their purpose is to help customers find the best ways of taking advantage of these circunstances. The concept of career adaptability in turn, composes the built-in career theory corresponding to the ability of dealing with transitions throughout one?s professional life and adjust to the unexpected situations. The competencies purposed in these theories are in line with demands of the current working world, in order to note the relevance and expand the scientific productions, so that it may help in the adaptation of people and organizations in this context. In Brazil, the application of these theories should be considered in different populations and contexts, which justifies the importance of testing them with technological graduate students, in case of this study. The purpose of this research was to assess the proposed competencies in the Happenstance Learning Theory and the levels of career adaptability in students coming from technological courses of different universities poles of SENAC College in Santa Catarina. Its methodological design is quantitative and also has a cross sectional study. It was estimated that 298 technological graduate students took part in the survey with a mean age of 25,8 years (DP=8,25). Most of them are women (58,15%) and they?re also students of Management Processes (40,6%). A socio-demographic questionnaire was applied, the scale Planned Happenstance Career Inventory (PHCI) and the Scale of Career Adaptability (SCA) with the online collection. The results point that men had the highest average positions in the Optimism factors; Take Risks/Persistence and Confidence. Regarding age, students older than 23 years of age had increased medians in the factors Control and Confidence. The participants? past experiences point to relationship with major results in some factors: students who were attending their second degree have got greater positions of average in the factors Take Risks/Persistence comparing to the students who were starting their first graduation, the same way as those with more than 10 years of experience in the job market who had higher averages in the factors Curiosity and Confidence in relation to other groups. The participants who work and study in the same area had greater positions of average in relation to those who do not operate in the fator Control. Compared to the acuracy of scores in the PHCI factors between the present sample and the study sample of Vieira?s university students, the results of Cronbach Alpha were in all factors above the technological graduate students comparing to the university students. Finally, the correlation coefficients between PHCI and SCA show the faint magnitude in most factors. The factors Curiosity of both scales present the highest Correlation Coefficient among all the dimensions (r= 0,54). All the research hypotheses were confirmed. Aspects of sex, age, college degree, professional qualification and time of performance in the job market did not interfere significantly in the results obtained in PHCI. The dimensions of SCA Control and Confidence make most divergence in the positions of average depending on the variables. It is suggested to carry out new researches with different populations and contexts.Nunes, Maiana Farias OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaRizzieri, Bruna Bortolatto2021-10-14T19:28:47Z2021-10-14T19:28:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93 p.| il.application/pdf373334https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229118porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:28:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229118Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:28:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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