O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges Bataille

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Villar, Ivi Fuentealba
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206243
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.
id UFSC_608ad2f93b74c8b975292a9ef38d4593
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/206243
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges BatailleLiteraturaModernidadePintura modernaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.Este estudo objetiva compreender o que vem a ser modernidade no ensaio Manet, de Georges Bataille ou, como colocado por ele, o nascimento da pintura moderna. Para isso, faço uma analogia deste ensaio com certos fragmentos de textos de Walter Benjamin sobre Baudelaire e a modernidade. Esta aproximação se justifica porque ambos voltam seu olhar do século vinte para a Paris do século XIX, em busca de sua teoria da modernidade, passando pela arte. Assim, o estudo parte do ensaio Manet, buscando analisar a personalidade do pintor como apresentada por Bataille, inserindo-o no quadro parisiense do século XIX, conforme apresentado por Walter Benjamin em Paris, Capitale du XIX siècle, uma introdução para o livro das Passagens. Para o desenvolvimento desta aproximação procuro, partindo do texto de Bataille, confrontar alguns fragmentos benjaminianos extraídos do ensaio A Paris do Segundo Império na obra de Baudelaire, do conjunto de textos reunidos em Baudelaire e a modernidade. A pesquisa procura compreender como, através de alguns aspectos significativos apontados por Bataille, o pintor Édouard Manet opera R de forma involuntária R, uma transgressão que culmina na transposição de um limite histórico: a passagem da arte clássica para o tempo da arte moderna. A pesquisa vê em Manet um sujeito apagado e insignificante, que destrói o objeto sobre o qual opera, sem projeto algum e sem objetivo definido; através da indiferença, este (não-)sujeito silencia um discurso opressor, educativo e mitológico que durante séculos vinha sendo transmitido através da pintura.Soares, Luiz Felipe GuimarãesUniversidade Federal de Santa CatarinaVillar, Ivi Fuentealba2020-03-31T15:05:37Z2020-03-31T15:05:37Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 p.| il.application/pdf360432https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206243porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T15:05:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206243Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T15:05:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges Bataille
title O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges Bataille
spellingShingle O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges Bataille
Villar, Ivi Fuentealba
Literatura
Modernidade
Pintura moderna
title_short O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges Bataille
title_full O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges Bataille
title_fullStr O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges Bataille
title_full_unstemmed O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges Bataille
title_sort O nascimento da modernidade na pintura: em Manet, de Georges Bataille
author Villar, Ivi Fuentealba
author_facet Villar, Ivi Fuentealba
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Luiz Felipe Guimarães
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Villar, Ivi Fuentealba
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Modernidade
Pintura moderna
topic Literatura
Modernidade
Pintura moderna
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T15:05:37Z
2020-03-31T15:05:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360432
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206243
identifier_str_mv 360432
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187887895019520