O olhar do paradigma da complexidade sobre a construção da identidade docente dos professores iniciantes admitidos em caráter temporário

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Sérgio de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: 2019
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214979
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling O olhar do paradigma da complexidade sobre a construção da identidade docente dos professores iniciantes admitidos em caráter temporárioEducaçãoCultura escolarProfessores de educação fisicaEmprego temporárioComplexidade (Filosofia)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.A complexidade de ser professor em início de carreia admitido em caráter temporário na rede municipal de ensino de Florianópolis (RMEF), nos fez compreender o movimento de tornarse docente em sua complexidade, a partir da espiralidade de relações e interações que se constroem durante os ciclos de trajetórias de vida dos professores inseridos dentro dos contextos escolares. O professor iniciante constrói e continua construindo a sua identidade docente em relações e interações no seio da cultura escolar, permeada pela realização do trabalho docente. Diante desses elementos, essa dissertação traz como problema: Como os professores de Educação Física admitidos em caráter temporário, constroem sua identidade docente a partir do processo de interação entre o trabalho e a cultura docente na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC? Quanto às decisões metodológicas, esta pesquisa foi realizada a partir do viés qualitativo, amparada na pesquisa narrativa que proporcionou ao pesquisador uma aproximação com o objeto de estudo. As informações foram construídas através de observações participantes, diário de campo, entrevistas e análises documentais da escola. Foram escolhidas duas escolas da RMEF e três professores iniciantes admitidos em caráter temporário. Como lente epistemológica para a construção da pesquisa nos embasou no paradigma da complexidade que nos permite compreender o indivíduo em sua multimensionalidade em constante interação dialógica com os elementos que cercam o início de carreira, o trabalho docente e a cultura escolar, alavancado pelos fios de relações que se moldam no contexto escolar. Três categorias interpretativas nos permitiram compreender a construção da identidade docente dos professores iniciantes em caráter temporário. Elas mostram que: a) Os ciclos de trajetórias de vidas se constroem na primeira infância, mediados pela socialização primária (família e escola), se desenvolvem nos espaços institucionais formativos e continuam se construindo até o fim da carreira docente. b) O início dos professores iniciantes no mundo do trabalho mostra a luta pela sobrevivência no trabalho docente em contrastes às situações precárias que os cercam, a questão financeira é o principal motivo pela permanência visto à remuneração da RMEF. As trocas com as culturas acontecerão somente enquanto o professor iniciante se relacionar com a RMEF, a auto-ecoorganização acontece dentro da incerteza de continuidade no trabalho docente, adquirindo ano-após-ano a imprevisibilidade do processo. c) Os imprinting culturais marcados nos professores iniciantes desde as primeiras experimentações do se-movimentar, formam a cultura docente e quando entram em dialogicidade com a cultura escolar, mostram tensionamentos que se traduzem na forma da prática educativa dos professores. A interferência das encruzilhadas de culturas na instituição mostra o professor iniciante sendo engolido, por velhos hábitos da Educação Física. Esta pesquisa compreende que a construção da identidade docente é um fio que se tece ao longo da carreira. O professor iniciante afirmará uma ligação dialógica com o trabalho docente e as culturas que se inserir, adentro de um processo recursivo e hologramático irá ser nutrido e nutrir os sujeitos a partir das constantes interações com os outros.Abstract: The complexity of being a teacher in early career admitted on a temporary basis in the Florianópolis municipal school system (RMEF), it made us understand the movement of becoming a teacher in its complexity, from the spiral of relationships and interactions that are built during the cycles of life trajectories of teachers inserted within school contexts. The beginning teacher builds and continues to build his teaching identity in relationships and interactions within the school culture, permeated by the teaching work. Given these elements, this dissertation presents as a problem: How do Physical Education teachers admitted on a temporary basis, build their teaching identity from the process of interaction between work and teaching culture in Florianópolis? As for the methodological decisions, this research was conducted from the qualitative bias, supported by narrative research that provided the researcher with an approximation with the object of study. The information was constructed through participant observations, field diary, interviews and school documentary analysis. Two RMEF schools and three beginning teachers admitted on a temporary basis were chosen. As an epistemological lens for the construction of the research, we were based on the paradigm of complexity that allows us to understand the individual in his multidimensionality in constant dialogical interaction with the elements surrounding the beginning of career, the teaching work and the school culture, leveraged by the threads of relationships. that fit the school context. Three interpretative categories allowed us to understand the construction of the teaching identity of the beginning teachers on a temporary basis. They show that: a) Life trajectory cycles are built in early childhood, mediated by primary socialization (family and school), develop in the institutional formative spaces and continue to build until the end of the teaching career. b) The beginning of beginning teachers in the world of work shows the struggle for survival in teaching work in contrast to the precarious situations that surround them, the financial issue is the main reason for the permanence seen in the remuneration of RMEF. Exchanges with cultures will occur only as long as the beginning teacher relates to the RMEF, self-eco-organization happens within the uncertainty of continuity in the teaching work, acquiring the unpredictability of the process year after year. c) The cultural imprinting marked by the beginning teachers since the first experiments of moving, form the teaching culture and when they enter into dialogue with the school culture, they show tensions that translate into the form of the teachers' educational practice. The interference of the crossroads of cultures in the institution shows the beginning teacher being swallowed by old habits of Physical Education. This research understands that the construction of the teaching identity is a thread that weaves throughout the career. The beginning teacher will affirm a dialogical connection with the teaching work and the cultures that are inserted, inside a recursive and holographic process will be nourished and nourish the subjects from the constant interactions with others.2019Conceição, Victor Julierme Santos daUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira Júnior, Sérgio de2020-10-21T21:11:52Z2020-10-21T21:11:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 p.| il.application/pdf369232https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214979porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:11:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214979Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:11:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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