O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77596
Resumo: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_6da4cdf9cea7e20331cbdee6cf46d1b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77596
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizadosFormaçãoProfessores -Tecnologia educacionalDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoA utilização de recursos informatizados parece ser uma opção significativa para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Todavia, poucas pesquisas foram realizadas a esse respeito, no âmbito dos ensinos fundamental e médio, nas escolas de ensino oficial no Brasil. Nesse sentido, esta dissertação busca trazer à discussão alguns elementos que envolvem a formação do professor de língua estrangeira para a utilização dos recursos informatizados, por acreditar que estes sejam agentes importantes na implementação de mudanças na dinâmica pedagógica. Esta pesquisa, realizada nos anos de 1996 e 1997, buscou, desde o início, balizar-se pela adoção da sala de aula como espaço privilegiado de investigação, tirando-o do pedestal de ambiente isolado que se volta unicamente ao ensino e expondo-o à verificação detalhada e criteriosa que se impõe a todo pesquisador. Assim, a partir de uma situação concreta, as aulas de Inglês de uma professora dos ensinos fundamental e médio da rede pública, em que se desenvolveu um processo de formação na ação, buscou-se compreender como pode se dar a formação cooperativa do professor de línguas estrangeiras, adotando a perspectiva da reflexão-na-ação de Donald Schön.Scheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos2012-10-17T05:41:36Z2012-10-17T05:41:36Z19981998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[154]f.| il.+anexosapplication/pdf148811http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77596porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T23:55:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77596Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T23:55:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados
title O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados
spellingShingle O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados
Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos
Formação
Professores -
Tecnologia educacional
title_short O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados
title_full O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados
title_fullStr O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados
title_full_unstemmed O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados
title_sort O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados
author Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos
author_facet Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheibe, Leda
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Professores -
Tecnologia educacional
topic Formação
Professores -
Tecnologia educacional
description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998
2012-10-17T05:41:36Z
2012-10-17T05:41:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 148811
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77596
identifier_str_mv 148811
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [154]f.| il.+anexos
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187984953311232