O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados
Ano de defesa: | 1998 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77596 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
id |
UFSC_6da4cdf9cea7e20331cbdee6cf46d1b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77596 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizadosFormaçãoProfessores -Tecnologia educacionalDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoA utilização de recursos informatizados parece ser uma opção significativa para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Todavia, poucas pesquisas foram realizadas a esse respeito, no âmbito dos ensinos fundamental e médio, nas escolas de ensino oficial no Brasil. Nesse sentido, esta dissertação busca trazer à discussão alguns elementos que envolvem a formação do professor de língua estrangeira para a utilização dos recursos informatizados, por acreditar que estes sejam agentes importantes na implementação de mudanças na dinâmica pedagógica. Esta pesquisa, realizada nos anos de 1996 e 1997, buscou, desde o início, balizar-se pela adoção da sala de aula como espaço privilegiado de investigação, tirando-o do pedestal de ambiente isolado que se volta unicamente ao ensino e expondo-o à verificação detalhada e criteriosa que se impõe a todo pesquisador. Assim, a partir de uma situação concreta, as aulas de Inglês de uma professora dos ensinos fundamental e médio da rede pública, em que se desenvolveu um processo de formação na ação, buscou-se compreender como pode se dar a formação cooperativa do professor de línguas estrangeiras, adotando a perspectiva da reflexão-na-ação de Donald Schön.Scheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos2012-10-17T05:41:36Z2012-10-17T05:41:36Z19981998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[154]f.| il.+anexosapplication/pdf148811http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77596porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T23:55:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77596Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T23:55:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados |
title |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados |
spellingShingle |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos Formação Professores - Tecnologia educacional |
title_short |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados |
title_full |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados |
title_fullStr |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados |
title_full_unstemmed |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados |
title_sort |
O professor de linguas estrangeiras e os recursos informatizados |
author |
Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos |
author_facet |
Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scheibe, Leda Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anamelea de Campos Pinto Luiz dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Professores - Tecnologia educacional |
topic |
Formação Professores - Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998 2012-10-17T05:41:36Z 2012-10-17T05:41:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
148811 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77596 |
identifier_str_mv |
148811 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
[154]f.| il.+anexos application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785187984953311232 |