Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Rocha, Maria do Socorro Silva da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86000
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_6f8caab975d2dbac4138864131457428
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86000
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionistaEngenharia de produçãoJogos educativosAlfabetizaçãoCogniçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta pesquisa tem por objetivo, evidenciar como os jogos educativos podem favorecer o processo de ensino aprendizagem com crianças em fase de alfabetização. Visando este objetivo alguns procedimentos foram propostos. Estes procedimentos contemplam 08 (oito) fases e etapas que devem ser cumpridas de forma hierárquica. A pesquisa foi realizada numa escola Pública no Município de Florianópolis, com duas turmas do III período, com um total de 33 (trinta e três) crianças. Os procedimentos foram aplicados de fevereiro a dezembro de 2002, totalizando um período de 09 (nove) meses de aplicação. Para tanto, utilizou-se a Psicogênese da língua escrita para medir o nível de escrita das crianças antes e após a aplicação dos jogos. O suporte teórico está baseado, principalmente, nas concepções de Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Vygotsky, Piaget e Wallon. Por outro lado a pesquisa serviu também para a reflexão dos demais educadores da unidade de ensino, no que se refere aos aspectos que interferem no processo de leitura e escrita das crianças.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Maria do Socorro Silva da2012-10-21T02:18:16Z2012-10-21T02:18:16Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis87 f.| il.application/pdf198582http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86000porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:17:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86000Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:17:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista
title Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista
spellingShingle Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista
Rocha, Maria do Socorro Silva da
Engenharia de produção
Jogos educativos
Alfabetização
Cognição
title_short Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista
title_full Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista
title_fullStr Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista
title_full_unstemmed Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista
title_sort Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista
author Rocha, Maria do Socorro Silva da
author_facet Rocha, Maria do Socorro Silva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria do Socorro Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Jogos educativos
Alfabetização
Cognição
topic Engenharia de produção
Jogos educativos
Alfabetização
Cognição
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T02:18:16Z
2012-10-21T02:18:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 198582
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86000
identifier_str_mv 198582
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188031735529472