A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1991
Autor(a) principal: Allebrandt, Lidia Ines
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_74f6e16b7a28ec3f9202fdcd18cae1ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75785
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolaresJogos educativosJogos infantisTesesEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da EducaçãoA presente dissertação estuda o processo de construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos orais em crianças, na faixa etária dos 5 aos 7 anos, residentes na cidade de Ijuí - RS, e que freqüentam pré-escolas. Este processo se expressa pela presença ou ausência de determinadas manifestações, pela forma como estas se organizam em seqüências verbais e não verbais e pelos saltos qualitativos que evidenciam mudanças em nível de estruturação mais complexa na oralidade. Perpassa este trabalho a concepção de linguagem enquanto interação/intercâmbio, entre falantes e ouvintes que constróem sua produção num processo real de interlocução. Nesta perspectiva, recupera-se o papel do interlocutor-criança como aquele que tem um conhecimento, também em termos de produção oral, e o papel do interlocutor-adulto, como parceiro, que pode, atuando na zona de desenvolvimento proximal da criança, auxiliá-la em seu avanço intelectual. Pode-se inferir que a construção de jogos de interlocução e jogos dramáticos é um processo, entendido como um movimento contínuo que passa por transformações em situações concretas de interação. Verifica-se que o brinquedo, aqui compreendido como o mundo ilusório e imaginário, da possibilidades às crianças de verbalizarem ou não determinadas situações imaginárias ou reais sob a forma de atividade consciente, prevalecendo a ação significativa.Valença, Vera Lucia ChaconUniversidade Federal de Santa CatarinaAllebrandt, Lidia Ines2012-10-16T04:24:37Z2012-10-16T04:24:37Z19911991info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2 t.| il., grafs., tabsapplication/pdf88728http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T17:18:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75785Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T17:18:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
spellingShingle A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
Allebrandt, Lidia Ines
Jogos educativos
Jogos infantis
Teses
Educação
title_short A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title_full A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title_fullStr A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title_full_unstemmed A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
title_sort A construção oral de jogos de interlocução e dramaticos em pre-escolares
author Allebrandt, Lidia Ines
author_facet Allebrandt, Lidia Ines
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valença, Vera Lucia Chacon
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Allebrandt, Lidia Ines
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Jogos infantis
Teses
Educação
topic Jogos educativos
Jogos infantis
Teses
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
1991
2012-10-16T04:24:37Z
2012-10-16T04:24:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 88728
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785
identifier_str_mv 88728
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 t.| il., grafs., tabs
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187883440668672