Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
Ano de defesa: | 2006 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
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Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística |
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Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexiaLinguisticaDisturbios da aprendizagemDislexiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em LinguísticaNeste trabalho, procura-se esclarecer a definição da dislexia afastando-a das noções teóricas que amparam o conceito de distúrbio de aprendizagem. Comprova-se que a dificuldade do indivíduo disléxico reside, primeiramente, em perceber a distinção dos traços que formam as letras, a terceira articulação e, procura-se trazer à discussão a falta de entendimento que o professor do Ensino Fundamental possui sobre as questões patológicas da linguagem, mais especificamente sobre a dislexia. Ao se constatar que instrumentos de avaliação da dislexia podem ocupar-se exclusivamente de tarefas metafonológicas, contrariando ao que se postula nesta pesquisa, foram elaborados testes de correspondência grafo-fonológicas capazes de auxiliar na definição do perfil do indivíduo disléxico. Estes foram aplicados a 45 sujeitos de ambos os sexos, crianças regularmente matriculadas na 4ª série do Ensino Fundamental de escola pública do município de São José, na Grande Florianópolis, os quais, no entendimento de seus professores, apresentavam manifestações compatíveis com o quadro de dislexia. A partir da análise dos resultados, verificou-se que o instrumento de avaliação foi eficaz em definir o perfil do sujeito disléxico, pois foi possível identificar essa característica em 3 sujeitos da amostra. Constatou-se também que 8 sujeitos não manifestaram nenhuma dificuldade e 34 indivíduos mostraram desempenho compatível com distúrbio de aprendizagem e não com dislexia, o que levou a comprovar a dificuldade da escola em lidar com as questões patológicas da linguagem.Florianópolis, SCCabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaBlasi, Helena Ferro2012-10-22T23:02:41Z2012-10-22T23:02:41Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v| ils., grafs., tabs.application/pdf238063http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T15:14:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89554Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T15:14:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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