Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Blasi, Helena Ferro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística
id UFSC_788805b5647084e468e4f42301f21744
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89554
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexiaLinguisticaDisturbios da aprendizagemDislexiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em LinguísticaNeste trabalho, procura-se esclarecer a definição da dislexia afastando-a das noções teóricas que amparam o conceito de distúrbio de aprendizagem. Comprova-se que a dificuldade do indivíduo disléxico reside, primeiramente, em perceber a distinção dos traços que formam as letras, a terceira articulação e, procura-se trazer à discussão a falta de entendimento que o professor do Ensino Fundamental possui sobre as questões patológicas da linguagem, mais especificamente sobre a dislexia. Ao se constatar que instrumentos de avaliação da dislexia podem ocupar-se exclusivamente de tarefas metafonológicas, contrariando ao que se postula nesta pesquisa, foram elaborados testes de correspondência grafo-fonológicas capazes de auxiliar na definição do perfil do indivíduo disléxico. Estes foram aplicados a 45 sujeitos de ambos os sexos, crianças regularmente matriculadas na 4ª série do Ensino Fundamental de escola pública do município de São José, na Grande Florianópolis, os quais, no entendimento de seus professores, apresentavam manifestações compatíveis com o quadro de dislexia. A partir da análise dos resultados, verificou-se que o instrumento de avaliação foi eficaz em definir o perfil do sujeito disléxico, pois foi possível identificar essa característica em 3 sujeitos da amostra. Constatou-se também que 8 sujeitos não manifestaram nenhuma dificuldade e 34 indivíduos mostraram desempenho compatível com distúrbio de aprendizagem e não com dislexia, o que levou a comprovar a dificuldade da escola em lidar com as questões patológicas da linguagem.Florianópolis, SCCabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaBlasi, Helena Ferro2012-10-22T23:02:41Z2012-10-22T23:02:41Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v| ils., grafs., tabs.application/pdf238063http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T15:14:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89554Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T15:14:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
title Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
spellingShingle Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
Blasi, Helena Ferro
Linguistica
Disturbios da aprendizagem
Dislexia
title_short Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
title_full Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
title_fullStr Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
title_full_unstemmed Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
title_sort Contribuições da psicolinguística ao diagnóstico da dislexia
author Blasi, Helena Ferro
author_facet Blasi, Helena Ferro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Leonor Scliar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Blasi, Helena Ferro
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica
Disturbios da aprendizagem
Dislexia
topic Linguistica
Disturbios da aprendizagem
Dislexia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T23:02:41Z
2012-10-22T23:02:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 238063
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554
identifier_str_mv 238063
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v| ils., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188062044618752