Domus dei et porta coeli: educação, controle, construção do corpo e da alma... O seminário de Azambuja entre as décadas de 1960 e 1980

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: kretzer, Altamiro Antônio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102737
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
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spelling Domus dei et porta coeli: educação, controle, construção do corpo e da alma... O seminário de Azambuja entre as décadas de 1960 e 1980HistóriaReligiao e politicaSeminarios teologicosIgreja Catolica -CleroIgreja Catolica -DisciplinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaA pesquisa centra-se na análise do Seminário de Azambuja (Brusque - SC), tendo como recorte temporal o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), época em que acontece também o Concílio Ecumênico Vaticano II e uma série de mudanças na Igreja Católica. Faz-se um estudo crítico-analítico do processo educativo-pedagógico do Seminário-Internato de Azambuja e sua inserção no contexto histórico-político-social buscando mostrar a relação do processo educativo-pedagógico com o tipo de sujeito que se queria formar, o "bom seminarista" - as estratégias de "docilização dos corpos", disciplina-punição-resitências, controle do tempo e do espaço. Estuda a construção do corpo e a delicada questão da sexualidade num ambiente religioso e masculino mostrando a relação dominação-controle-saber-passividade dos corpos. Os sujeitos em questão são os seminaristas, os possíveis futuros sacerdotes. Numa realidade em que a Igreja Católica passava por um processo de contestações e transformações consideráveis era necessário para esta instituição garantir nos seus quadros indivíduos que se adequassem às novas exigências dos tempos. Era necessário adaptar-se aos "novos ventos que sopravam". Mas era também necessário que estes mesmos indivíduos fossem defensores da Igreja que representavam, que resguardassem, fortalecessem e defendessem a Igreja nos pontos em que era mais atacada. Neste sentido o trabalho objetiva mostrar alguns mecanismos utilizados pela Igreja Católica na construção do "bom" seminarista e do "bom" padre e como, neste processo dialético, os sujeitos resistiam ou se deixavam envolver.Florianópolis, SCSouza, Rogerio Luiz deUniversidade Federal de Santa Catarinakretzer, Altamiro Antônio2013-07-16T01:47:24Z2013-07-16T01:47:24Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf223940http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102737porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:47:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102737Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:47:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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