O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Guérios, Gislaine Teixeira Borges
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93056
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
id UFSC_7ba442378ee0b4bf1659a2844e6874fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93056
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita históricaEducaçãoEducação científica e tecnológicaPerspectivaEstudo e ensinoGeometria descritivaEducaçao matemáticaHistóriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009A perspectiva é ainda a técnica mais usual de desenho para muitos profissionais: engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais e artistas. A problemática que se levanta nesta pesquisa é compreender como a perspectiva tornou-se um saber escolar. Busca-se realizar um ensaio de uma escrita histórica sobre o ensino deste saber - a perspectiva -, problematizando aspectos tais como quando e por quais razões este saber escolar institucionalizou-se no ensino de nível superior, como se deu o seu desenvolvimento, em quais cursos este saber era ministrado, qual era a formação dos professores que o lecionavam e qual bibliografia era utilizada. A presente pesquisa é realizada na UFSC, limitando-se às décadas de 1960 e 1970. Os materiais de análise englobam documentos tais como planos de ensino, ementas, catálogos de cursos, livros teóricos e didáticos, além de conversas com docentes. Os locais da pesquisa concentram-se no Departamento de Geociências do Centro de Estudos Básicos, no Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico e no Ginásio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação. Esta pesquisa tece, enfim, uma narrativa que aponta para a institucionalização do ensino do saber perspectiva na UFSC.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaGuérios, Gislaine Teixeira Borges2012-10-24T15:50:39Z2012-10-24T15:50:39Z2012-10-24T15:50:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| il.application/pdf275387http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93056porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T16:31:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93056Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T16:31:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
spellingShingle O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
Guérios, Gislaine Teixeira Borges
Educação
Educação científica e tecnológica
Perspectiva
Estudo e ensino
Geometria descritiva
Educaçao matemática
História
title_short O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title_full O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title_fullStr O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title_full_unstemmed O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title_sort O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
author Guérios, Gislaine Teixeira Borges
author_facet Guérios, Gislaine Teixeira Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guérios, Gislaine Teixeira Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Perspectiva
Estudo e ensino
Geometria descritiva
Educaçao matemática
História
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Perspectiva
Estudo e ensino
Geometria descritiva
Educaçao matemática
História
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T15:50:39Z
2012-10-24T15:50:39Z
2012-10-24T15:50:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 275387
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93056
identifier_str_mv 275387
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187945215426560