Teatralidade e gestualidade em Clarice Lispector e Maurice Blanchot

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Confortin, Rogério de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92188
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2009
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spelling Teatralidade e gestualidade em Clarice Lispector e Maurice BlanchotLiteraturaFilosofiaLiteratura -LeituraGestosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2009A tese lança um olhar teórico e crítico sobre duas preocupações conceituais fulcrais desta pesquisa em teoria literária. O eixo teórico explora um território epistemológico que circunda o gesto teórico e crítico de Maurice Blanchot, o qual exerce uma potência de leitura ímpar na teoria literária contemporânea, principalmente francesa, e busca suas filiações mais próximas. O eixo crítico, finalmente, opera conceitualmente, através dos termos de épreuve crítica (prova-ção) e teatralidade maquínica da literatura, uma experiência de leitura em chave pós-estruturalista de A paixão segundo G.H. de Clarice Lispector e Thomas l#Obscur de Maurice Blanchot, textos que encenam em suas vozes narrativas uma literatura pensante. Tanto o eixo teórico quanto o eixo crítico se dão numa espécie de entrelaçamento que procura promover uma situação de leitura que vinculamos com a imagem de um gesto teatral que metaforiza de forma #maquínica# (relação da escritura literária como a própria experiência do desejo de subjetivização) a experiência da escritura literária como a épreuve de uma situação estética para além de um trabalho estruturalmente semiótico. Corpo escrevente e Corpus ficcional operam, no limiar da imagem de sua intersecção, o desejo da crítica de se imiscuir ao processo paradoxal, volátil e trans-subjetivo em que uma voz narrativa soberana e muitas vezes fragmentária promove e alude a movimentos que sinalizam tanto uma gestualidade da escritura quanto uma teatralidade de efeitos corpóreos que se dão a partir das cenas e da complexidade poética, agônica e filosófica que (se) encena a partir dos relatos ficcionais supracitados.La thèse lance un regard théorique et critique sur deux préoccupations conceptuelles-clés de cette recherche en théorie littéraire. L#axe théorique explore un territoire épistémologique qui encercle le geste théorique et critique de Maurice Blanchot et celui-ci exerce une puissance de lecture sans égale dans la théorie littéraire contemporaine, surtout la française, et cherche ses affiliations les plus proches. L#axe critique, finalement, opère conceptuellement, à travers les termes : épreuve critique, théâtralité machinique de la littérature ; une expérience de lecture dans le ton post-structuraliste de La passion selon G.H. de Clarice Lispector et Thomas l#obscur de Maurice Blanchot, des textes qui mettent-en-scène, dans leurs voix narratives, une littérature pensante. Aussi bien l#axe théorique que l#axe critique se font dans une espèce d#entrelacement qui cherche à promouvoir une situation de lecture avec l#image d#un geste théâtral qui métaphorise, de façon « machinique » (rapports de l#écriture littéraire avec la propre expérience du désir de subjectivation), l#expérience de l#écriture littéraire comme l# épreuve d#une situation esthétique au-delà d#un travail structurellement sémiotique. Corps écrivain et Corpus fictionnel opèrent, au seuil de l#image de leur intersection, le désir de la critique de s#immiscer dans le processus paradoxal, volatil et transubjectif où une voix narrative souveraine et, souvent, fragmentaire, favorise et fait allusion à des mouvements qui signalisent, aussi bien une gestualité de l#écriture, qu#une théâtralité d#effets corporés, qui viennent des scènes et de la complexité poétique, agonique et philosophique qui (se) met-en-scène à partir des récits fictionnels mentionnés ci-dessus.FlorianópolisMedeiros, Sérgio Luiz RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaConfortin, Rogério de Souza2012-10-24T06:35:28Z2012-10-24T06:35:28Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf267266http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92188porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T18:43:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92188Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T18:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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