Conexões Brasil-Hollywood: o mercado cinematográfico brasileiro e as majors na Associação Brasileira Cinematográfica (1930-1944)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Goetzinger, Camiila
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216034
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2020.
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spelling Conexões Brasil-Hollywood: o mercado cinematográfico brasileiro e as majors na Associação Brasileira Cinematográfica (1930-1944)Indústria cinematográficaIndústria cinematográficaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2020.Este trabalho procura compreender o contexto do mercado cinematográfico brasileiro, a fim de conhecer a fundação da primeira associação cinematográfica oficializada no Brasil e sua atuação entre os anos 1930 e 1944. Para esse fim, buscamos fazer um levantamento sobre a dinâmica da indústria cinematográfica no período e o funcionamento desse mercado no Brasil. Tendo como referência o posicionamento estadunidense no mercado brasileiro nos setores de distribuição e exibição desde os anos 1910, buscamos delimitar as consequências dessa presença dentro do mercado de filmes no Brasil. Tendo como fontes publicações na imprensa do período e na bibliografia especializada, rastreamos as primeira legislações sobre o meio cinematográfico, as disputas das classes e possíveis desdobramentos. Na terceira parte da pesquisa, nos detemos detalhadamente na Associação Brasileira Cinematográfica (ABC), sua composição e atuação, e em seguida, analisamos atividades da ABC em conjunção com as majors hollywoodianas em defesa de interesses estadunidenses nos setores cinematográficos no Brasil.Abstract: This work seeks to understand the context of the Brazilian cinematographic market, in order to know the foundation of the first official cinematographic association in Brazil and its performance between the 1930s and 1944. For this purpose, we seek to survey the dynamics of the cinematographic industry in the period and the functioning of this market in Brazil. Having as reference the American positioning in the Brazilian market in the distribution and exhibition sectors since the 1910s, we seek to delimit the consequences of this presence within the film market in Brazil. Having as sources publications in the press of the period and in the specialized bibliography, we track the first legislations on the cinematographic medium, class disputes and possible developments. In the third part of the research, we focus in detail on the Brazilian Cinematographic Association (ABC), its composition and performance, and then we analyze ABC's activities in conjunction with the Hollywood majors in defense of American interests in the film sectors in Brazil.Valim, Alexandre BuskoUniversidade Federal de Santa CatarinaGoetzinger, Camiila2020-10-21T21:24:53Z2020-10-21T21:24:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis211 p.application/pdf369687https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216034porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:24:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216034Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:24:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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