Integração de tecnologia na educação: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE) um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Nicolete, Priscila Cadorin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171704
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2016.
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spelling Integração de tecnologia na educação: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE) um estudo de casoTecnologias da informação e comunicaçãoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2016.A disponibilidade e utilização das tecnologias da informação e da comunicação tem proporcionado o desenvolvimento de novos cenários de atividades, onde a informação e o conhecimento desempenham um papel fundamental. Na área educacional, estes cenários podem significar um redimensionamento da estrutura, do funcionamento e ação nas Instituições de Ensino e mais especificamente uma revisão e modificação dos papéis dos atores envolvidos. Esta dissertação está ambientada em programa de integração de tecnologia na educação, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Araranguá/SC. O objeto de estudo é o Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE) e nele pretende-se conhecer e descrever as ações de integração de tecnologia na educação, bem como, buscar compreender seu processo de desenvolvimento e efeitos na comunidade beneficiada. Priorizando o ensino das disciplinas STEM (acrônimo em inglês de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática), o GT-MRE tem como objetivo a disponibilização de conteúdos educacionais que são acessados através de dispositivos móveis e complementados através da utilização de experimentos remotos. O trabalho segue uma metodologia de estudo de caso e os dados e resultados apresentados são provenientes de diferentes fontes e instrumentos de informação. Para coleta dos dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, análise documental e três tipos de questionários; dois aplicados à trezentos e quinze discentes que utilizaram os serviços do GT-MRE e um questionário aplicado aos docentes, membros da equipe GT-MRE e especialistas externos. Entre os resultados está a contextualização e apresentação da estratégia de integração de tecnologia na educação implementada pelo Programa de Integração de Tecnologias na Educação (InTecEdu), desenvolvido pelo RExLab. Programa este formado por um conjunto de projetos e ações, sendo o GT-MRE um dos mais representativos e um dos pilares da estratégia adotada de integração de tecnologia na educação. Ainda, a pesquisa apresenta o mapeado das ações desenvolvidas no âmbito do GT-MRE e os benefícios gerados através da sua utilização na percepção da comunidade beneficiada.<br>Abstract : The availability and use of information and communication technologies has enabled the development of new activities scenarios where information and knowledge play a key role. In the educational area, these scenarios can mean a downsizing of the structure, operation and action in education institutions and more specifically a review and modification of the roles of the actors involved. This work is set in a education technology integration program, developed by the research group Remote Experimentation Laboratory (RExLab), the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in Araranguá / SC. The study object is the Remote Experimentation Mobile Workgroup (GT-MRE) and it aims to discover and describe the technology integration actions in education and seek to understand their development process and effects in the receiving community. Prioritizing STEM subjects (Science, Technology, Engineering and Mathematics), the GT-MRE aims to provide educational content that are accessed via mobile devices, and complemented by the use of remote experiments. The work follows a case study methodology and the data and results are from different sources and information tools. For data collection, it was used literature review, document analysis and three types of questionnaires; two applied to three hundred and fifteen students who used the services of GT-MRE and a questionnaire administered to teachers, staff members GT-MRE and external specialists. Among the results is the contextualization and presentation of the strategy for technology integration in education implemented by the Technology Integration in Education Program (InTecEdu) developed by RExLab. This program consists of a set of projects and actions, being GT-MRE one of the most representative and one of the pillars of the strategy of technology integration in education. Moreover, the study has mapped the actions carried out under the GT-MRE and the benefits generated through their use in the perception of the benefiting community.Silva, Juarez Bento daBilessimo, Simone Meister SommerUniversidade Federal de Santa CatarinaNicolete, Priscila Cadorin2016-12-20T03:13:28Z2016-12-20T03:13:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis219 p.| il., grafs., tabs.application/pdf343054https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171704porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-20T03:13:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171704Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-20T03:13:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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