Jogos pedagógicos como ferramenta para a reflexão dos usos do ?-am? e do ?-ão? na escrita de alunos de 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Vaz, Aline Suzana de Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240908
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2022.
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spelling Jogos pedagógicos como ferramenta para a reflexão dos usos do ?-am? e do ?-ão? na escrita de alunos de 6º ano do ensino fundamentalLinguísticaLíngua portuguesaLíngua portuguesaJogos educativosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2022.O objetivo deste trabalho é contribuir para a reflexão da escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estatual do meio oeste catarinense pertencente a cidade de Erval Velho/SC, a partir do investimento na grafia oficial do par ?-am? e ?-ão?. A questão norteadora desta pesquisa é: Como os jogos pedagógicos podem possibilitar no aprimoramento da escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental? Mais especificamente, estas características da escrita dos alunos estarão restritas a marcas de oralidade morfofonêmicas, as quais se constituem em desvios da grafia oficial (BORTONI-RICARDO, 2005). Para a identificação destas características da escrita dos alunos, foi prospectado o gênero autobiográfico ?diário de vida? (BAKHTIN, 2010; LEJEUNE, 2014; MACHADO 1998). No que concerne ao gênero diário, a linguagem se aproxima da oralidade, o autor conversa consigo mesmo. Assim, propicia uma escrita menos monitorada e, dessa forma, com maior coloquialidade, o que pode favorecer o aparecimento das marcas de oralidade. Os jogos pedagógicos, por sua vez, apresentam uma função lúdica e pedagógica, cujo caráter ?não-sério? da ação, cuja liberdade do jogo e sua separação dos fenômenos do cotidiano, a existência de regras, o caráter fictício ou representativo, pode auxiliar na superação das marcas de oralidade presentes na escrita (KISHIMOTO, 2011). Inicialmente foram desenhados os moldes de uma pesquisa-ação, em que se identifica um problema, planeja-se um conjunto de ações e vivencia-se uma intervenção, ou, em outras palavras, vivencia-se uma aplicação de estratégias de ensino que estimule a reflexão participativa dos sujeitos da pesquisa (alunos do 6º ano) de forma crítica e reflexiva (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 1985). A previsão era a de que após o período de produções textuais como diagnose para se perceber os afastamentos da escrita oficial ou de referência, haveria a realização das oficinas de jogos e com isso poderíamos constatar o grau de eficiência que os jogos como suporte do ensino de língua portuguesa podem ter em relação à otimização da escrita destes alunos. Dada a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da COVID- 19, a diagnose foi realizada a partir das atividades escritas dos alunos do início do ano letivo. A diagnose apontou para o uso indiscriminado do ?-am? do ?-ão?, o que direcionou a elaboração de jogos centrados nessa questão. Os jogos foram elaborados e encontram-se devidamente explicitados nesta dissertação. O percurso da pesquisa, ainda que de forma diferenciada do inicialmente projetado, foi de extrema importância para a formação acadêmica da mestranda, que foi possível em se considerando as bases em que se assentam os princípios do PROFLETRAS.Abstract: This work aims to contribute to the improvement of writing of the 6th grade elementary school students of a school in Erval Velho ? Santa Catarina, through the use of the pair ?-am? and ?-ão? in the official spelling. The questions that guide this research are: How can pedagogical games guide the improvement of the writing of 6th grade elementary school students? Specifically in this research we focus on a writing characteristic that are categorized as morphophonic orality marks, which are deviations from the grammatical norm (BORTONI-RICARDO, 2005). To identify these writing characteristics of the students that was prospected the autobiographical text genre of life writing (BAKHTIN, 2010; LEJEUNE, 2014; MACHADO, 1998). Concerning the diary genre, the language approximates to the orality, the author talks to himself. In this way the language becomes less monitored, more colloquial, which allows the emerging of orality marks. The pedagogical games, in turn, perform a ludic and pedagogical role, where the playfulness, the freedom in the entertaining, the separation of daily phenomena, the environment with rules, the representative or fictitious character, can help to overcome of the orality marks in the writing (KISHIMOTO, 2011). In the beginning of the development we designed the work with the action research, where we identify a problem, design and experience an intervention, or, in other words, we experience an application of teaching strategies that stimulates a participatory reflection of the research subjects (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 1985). We was planning that after the period of textual production as diagnosis to realize the deviations of the grammatical norm, we would be able to execute the games session, which allows us to perceive the efficiency of the games, relating to the writing optimization of these students, as a portuguese language teaching support. With the suspension of the presential classes due to the COVID-19 pandemic, the diagnosis was made reasoned in the students' writing activities in the beginning of the school year. The diagnosis pointed to the indiscriminate use of the ?-am? and ?- ão?, which directed the development of games centered in this subject. The course of the research, even somewhat different from the initial planning, was extremely important to the academic formation of the master student, which was possible considering the bases of the PROFLETRAS program.Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho deUniversidade Federal de Santa CatarinaVaz, Aline Suzana de Freitas2022-10-21T16:51:57Z2022-10-21T16:51:57Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 p.| il.application/pdf378086https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240908porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:51:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240908Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:51:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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