Formação de professores no Instituto Federal Catarinense: uma análise acerca do curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Brandt, Andressa Graziele
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205635
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Formação de professores no Instituto Federal Catarinense: uma análise acerca do curso de pedagogiaEducaçãoProfessoresCurrículosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.A pesquisa tem como objetivo geral compreender, por meio da análise das matrizes curriculares dos quatro projetos pedagógicos de curso e dos documentos norteadores do Curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC), a concepção de formação de professores que norteou a elaboração dos documentos institucionais desse Curso de Pedagogia, bem como as aproximações, distanciamentos e complementaridades com os quatro marcos de formação de docentes, desde 1939. Diante do conjunto de questionamentos sobre o debate da formação de professores no Curso de Pedagogia, em particular no contexto dos Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFs), é que se estrutura a questão central de pesquisa: como se evidencia a concepção de formação de professores nos Cursos de Pedagogia do IFC, tendo em vista o estudo das matrizes curriculares, do projeto pedagógico e dos documentos norteadores, consubstanciado pelos marcos históricos do Curso de Pedagogia no Brasil? É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se baseou em dois caminhos metodológicos complementares: a pesquisa bibliográfica, orientada pelas referências do campo da formação de professores, das políticas educacionais e curriculares do campo da Pedagogia; e a pesquisa documental, com análise empírica dos documentos da legislação educacional das políticas da formação de professores para a Educação Básica, da legislação do Curso de Licenciatura em Pedagogia (CLPe) e dos respectivos documentos norteadores, dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) selecionados, os quais dialogam entre si e fornecem os elementos para as análises da categorização dos dados. Os autores basilares desta tese são: Bissolli da Silva (2003), Brzezinski (2010), Dourado (2016), Durli (2007), Evangelista (2002), Gatti (2012), Gatti e Barretto (2009), Imbernón (2011), (Libâneo, 2008, 2010, 2011), Marcelo García (1998, 1999), Nóvoa (1995, 2017), Saviani (2007, 2012), Scheibe (2003, 2007), Scheibe e Aguiar (1999), Pacheco (2001), Sacristán (2000), Shiroma, Morais e Evangelista (2011) e Triches (2016). O estudo contempla as análises da legislação acerca dos marcos legais e das diretrizes nacionais referentes ao Curso de Pedagogia e os documentos locais: PPCs, resoluções, regulamentos e normatizações do IFC. Os resultados mostraram que os currículos dos quatro CLPe do IFC têm suas peculiaridades: os dois primeiros cursos, criados nos Campi Camboriú (2011, 2017) e Videira (2012, 2017), demostram em suas matrizes curriculares uma formação polivalente dos licenciados em Pedagogia, inclusive com carga horária considerável dedicada à formação do pedagogo, contemplando componentes específicos e estágio supervisionado em gestão, modalidades da Educação Básica, Educação Infantil e Anos Iniciais. Posteriormente à reelaboração desses PPCs e à unificação das matrizes curriculares propostas a partir o projeto de Prodocência do IFC, realizado com os cursos de licenciaturas, esses cursos passaram a ter os estágios direcionados especificamente para a atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, a base da formação foi direcionada à docência da Educação Básica; já os cursos criados mais recentemente, nos Campi Blumenau (2015) e Rio do Sul (2016), desde o início da sua constituição, estabeleceram o foco da formação na docência, com disciplinas teóricas e estágios supervisionados I e II na Educação Infantil e I e II nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sem previsão de estágio em gestão escolar e ou em modalidades da Educação Básica. Identificaram-se algumas lacunas na constituição dos currículos dos CPe, como carência de atividades de extensão e pesquisa; não há uma formação direcionada para a atuação do licenciado em Pedagogia nos Institutos Federais; há tímidas propostas de integração entre os componentes curriculares; e os quatro currículos analisados estão organizados em matrizes curriculares por componentes curriculares, sem eixos ou módulos condutores para a formação verticalizada do licenciado em Pedagogia.Abstract : The research aims to understand, through the analysis of curricular matrices of the four pedagogical projects of course and the guiding documents of the Pedagogy Course of the Federal Institute of Santa Catarina (IFC), the conception of teacher training that guided the preparation of institutional documents of the Pedagogy Course, as well as the approximations, distances and complementarity with the four teacher training frameworks, since 1939. Faced with the set of questions about the teacher training debate in the Pedagogy Course, particularly in the context of the Federal Institutes of Technological Education (IFs), is that the central question of research is structured: how is evidenced the conception of teacher training in the Courses of Pedagogy of the IFC, with a view to the study of curricular matrices, pedagogical project and guiding documents, embodied by the historical milestones of the Pedagogy Course in Brazil? It is a research of qualitative approach, which was based on two complementary methodological paths: bibliographical research, guided by the references of the field of teacher education, educational policies and curricula of the field of Pedagogy; and the documentary research, with empirical analysis of the documents of the educational legislation of the policies of the formation of teachers for the Basic Education, of the legislation of the Course of Degree in Pedagogy (CLPe) and of the respective guiding documents of the Selected Pedagogical Projects of Course (PPC) , which dialogue with each other and provide the elements for the analysis of the categorization of the data. The main authors of this thesis are: Bissolli da Silva (2003), Brzezinski (2010), Dourado (2016), Durli (2007), Evangelista (2002), Gatti (2012), Gatti and Barretto , Scheibe (2003, 2007), Scheibe and Aguiar (1999), Pacheco (2001), Marcelo García (1998, 1999), Nóvoa (1995, 2017), Saviani ), Sacristán (2000), Shiroma, Morais and Evangelista (2011) and Triches (2016). The study contemplates the analysis of the legislation on the legal frameworks and national guidelines for the Pedagogy Course and the local documents: PPCs, resolutions, regulations and IFC regulations. The results showed that the curricula of the four IFC CLPs have their peculiarities: the first two courses, created in Campi Camboriú (2011, 2017) and Videira (2012, 2017), demonstrate a multipurpose education for graduates in Pedagogy, including a considerable workload dedicated to the education of the pedagogue, contemplating specific components and supervised internship in management, modalities of Basic Education, Early Childhood Education and Initial Years. Subsequent to the re-elaboration of these PPCs and the unification of the curricular matrices proposed from the IFC Prodocence project, carried out with undergraduate courses, these courses started to have the stages specifically directed to the performance in Early Childhood Education and Initial Years of Elementary Education, that is, the basis of the training was directed to the teaching of Basic Education; the most recent courses created in Campi Blumenau (2015) and Rio do Sul (2016), since the beginning of their formation, have established the focus of the teaching training, with theoretical disciplines and supervised internships I and II in Early Childhood Education and I and II in the Initial Years of Elementary School, without prediction of internship in school management and or modalities of Basic Education. Some gaps have been identified in the constitution of CPE curricula, such as lack of extension and research activities; there is no training directed to the performance of the degree in Pedagogy in the Federal Institutes; there are timid proposals for integration between the curricular components; and the four curricula analyzed are organized in curricular matrices by curricular components, without axes or conducting modules for the vertical training of the licenciado in Pedagogy.Hobold, Márcia de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaBrandt, Andressa Graziele2020-03-31T13:54:56Z2020-03-31T13:54:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis422 p.| il.application/pdf360140https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205635porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:54:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205635Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:54:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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