The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Oliveira, Denize Nobre
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90286
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_93dd053731bf53e551bfb780ba2e3b0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90286
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakersLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Falantes estrangeirosLingua inglesaVogaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Pesquisas recentes mostram que o treinamento perceptual é uma ferramenta eficaz para melhorar a habilidade de perceber certos sons não-nativos de aprendizes de uma L2, especialmente quando esse treinamento é feito com a manipulação das pistas acústico-perceptuais. O presente estudo investigou o efeito do treinamento perceptual no aprendizado das vogais do inglês /i/, /I/, /E/, /Q/, /U/ e /u/, cuja percepção deficiente pode causar problemas de compreensão. Os objetivos específicos incluem investigar (i) o efeito do treinamento com estímulo artificial, (ii) a generalização do novo conhecimento para novos contextos e novos falantes, (iii) a transferência da melhora na percepção auditiva para produção oral e (iv) os efeitos de longo prazo. O treinamento das vogais foi ministrado durante o período de três semanas para 29 aprendizes brasileiros distribuídos em dois grupos: 15 treinaram com estímulo natural (grupo NatS) e 14 com estímulo sintetizado (grupo SynS). O estímulo sintetizado consistiu em elocuções com pistas espectrais enfatizadas e sem variação de duração e foram geradas por computador, enquanto que o estímulo natural foi gravado por falantes nativos de inglês americano. Os resultados apontam para uma melhora significativa dos grupos experimentais após o treinamento, sendo que houve uma melhora maior no grupo SynS do que no grupo NatS. Considerando que o treinamento ministrado para o grupo SynS consistiu apenas de estímulos sintetizados e que os testes incluíam apenas estímulos naturais, esse resultado também sugere que houve uma transferência do conhecimento adquirido com estímulo artificial para estímulos produzidos naturalmente. A melhora na performance dos alunos também foi mantida durante um mês após o final do treinamento. Estes resultados mostram que o treinamento perceptual pode servir como uma ferramenta eficaz para professores auxiliarem seus alunos a superar dificuldades perceptuais, evitando possíveis mal entendidos. Recent research has shown perceptual training to be an effective tool for improving L2 learners# ability to perceive certain non-native sounds, especially when done with enhanced acoustic-perceptual cues. This study investigates the effect of perceptual training on the learning of the English vowels /i/, /I/, /E/, /Q/, /U/ and /u/, whose misperception can potentially cause comprehension problems. Secondary objectives include (i) the effect of training with enhanced stimuli, (ii) generalization of the acquired knowledge to new contexts and speakers, (iii) transfer of the perceptual improvement to the production domain, and (iv) long-term effects. The training on these vowels was given over a three-week period to twenty-nine Brazilian EFL learners, who were distributed within two groups: fifteen trained with natural stimuli (NatS group) and fourteen with synthesized stimuli (SynS group). The synthesized stimuli consisted of computer-generated utterances with enhanced spectral cues and no variation in duration, whereas the natural stimuli were recorded normally by native speakers of American English. Results show that the experimental groups improved significantly after training, and there was more improvement in the SynS group than in the NatS group. Considering that the training given the SynS group involved only synthesized stimuli and the tests involved only natural stimuli, this finding suggests also that the knowledge acquired with artificially enhanced stimuli is transferred to stimuli produced naturally. The improvement was also maintained one month after the training was over. These findings support the claim that perceptual training may serve as an effective tool for teachers to help learners overcome potential perceptual difficulties, and thus prevent potential miscomprehension.Florianópolis, SCBaptista, Barbara OughtonUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Denize Nobre2012-10-23T08:06:50Z2012-10-23T08:06:50Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| ils., tabs., grafs.application/pdf242580http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90286engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:42:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90286Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:42:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers
title The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers
spellingShingle The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers
Oliveira, Denize Nobre
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua inglesa
Vogais
title_short The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers
title_full The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers
title_fullStr The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers
title_full_unstemmed The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers
title_sort The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers
author Oliveira, Denize Nobre
author_facet Oliveira, Denize Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Barbara Oughton
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Denize Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua inglesa
Vogais
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua inglesa
Vogais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T08:06:50Z
2012-10-23T08:06:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 242580
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90286
identifier_str_mv 242580
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90286
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| ils., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187993036783616