Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Machado, Débora Vanusa Brandalise
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186517
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_95f5eb6653e4c553a1fa07342aad29dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186517
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docenteEducaçãoViolência na escolaEducação físicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Ao nos depararmos com o universo escolar, podemos dizer que várias são as possibilidades de análise e reflexão frente a problemas há tempos conhecidos como "entraves" na relação com as práticas pedagógicas, dentre elas, a violência escolar. Esta pesquisa teve por objetivo analisar o sentido que a experiência docente assume frente às manifestações consideradas como violência no contexto pedagógico das aulas de Educação Física da RME de Florianópolis-SC. Os sujeitos da pesquisa foram 33 professores de EF, temporários e efetivos, participantes regulares, em 2016, dos encontros de Formação Continuada oferecidos mensalmente pela SME de Florianópolis-SC. Corroborando com o objetivo central, a investigação buscou reconhecer se as violências nas aulas de EF constituem-se em problema significativo (ou não) para esse grupo de professores. Interessava saber e classificar as modalidades do que foi considerado ?violências? nas aulas, assim como, identificar os saberes docentes usados para dirimir situações de violências nas aulas. O caminho metodológico para viabilidade da pesquisa, estruturou-se dentro do aporte teórico da sociologia, sociologia da educação, filosofia e antropologia buscando, na interface com estas diferentes áreas do conhecimento, estabelecer diálogos profícuos e ampliar o entendimento acerca do objeto. Para tal, realizou-se balanço acadêmico de 2006 a 2016, que permitiu selecionar alguns trabalhos acerca das violências nas aulas de EF. Aplicou-se um questionário como técnica de coleta de informações, somado a participação durante o ano de 2016 nos encontros de formação continuada. Levando em consideração o declarativo dos professores, as considerações das quais nos aproximamos, mostrou que as manifestações de violências coabitam o espaço pedagógico das aulas de EF, destacando como interferências mais representativas a violência física e psicológica.Abstract : When we face the school environment we can say there are many possibilities of analysis and reflexion facing long-term problems, known as ??drawbacks?? regarding to teaching practices, among them, the school violence. This research aimed to analyze the sense of the teaching experience assurance facing manifestation considered as violent in the pedagogic context in the physical education class environment of Education Network of Florianópolis ? SC. The subject of research were 33 physical education teachers, temporary and established, who regularly participated in the continuing education meeting, monthly offered by the Municipal Education Buerau of Florianópolis ? SC. Adding to the main goal, the investigation sought to recognize if the violence in physical education class constituted of a major problem (or not) for this group of teachers. It was interesting to know and classify the modalities of what was considered types of ??violence?? in P.E class, as well as, identify the teaching knowledge used to mitigate the violence situation in class. The methodological pathway to make the research feasible was structured within the contribution of Sociology theory, Education Sociology, Philosophy, Anthropology seeking on the interface of knowledge of these different areas, establishing an enriched rapport to broaden the knowledge about the subject of research. For this reason, we proceeded with an academic analysis from the year 2006 to 2016, which permitted us to select some paper works about violence in P.E classes. It was applied a questionnaire as a form of data collection, adding to the participation in the continuing education meeting during the year of 2016. Considering the teachers? declarative statements, with whom we approached, it showed us that violence manifestations coexist in the pedagogical environment of P.E classes, underlying as the most representatives the physical and the psychological types of violence.Pinto, Fábio MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Débora Vanusa Brandalise2018-05-24T04:03:33Z2018-05-24T04:03:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis212 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf352164https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186517porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-24T04:03:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-24T04:03:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente
title Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente
spellingShingle Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente
Machado, Débora Vanusa Brandalise
Educação
Violência na escola
Educação física
title_short Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente
title_full Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente
title_fullStr Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente
title_full_unstemmed Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente
title_sort Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente
author Machado, Débora Vanusa Brandalise
author_facet Machado, Débora Vanusa Brandalise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Fábio Machado
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Débora Vanusa Brandalise
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Violência na escola
Educação física
topic Educação
Violência na escola
Educação física
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-24T04:03:33Z
2018-05-24T04:03:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 352164
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186517
identifier_str_mv 352164
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 212 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188049363140608