Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Comassetto, Liamara Scortegagna
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89515
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_9b395c81733bc75dbe9c686dfcef22fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89515
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicosEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAmbiente virtualAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos em plataformas virtuais de ensino e de aprendizagem constituiu o objetivo desta tese. A investigação apresenta um estudo da utilização dos espaços virtuais para a educação a distância on-line, destacando a análise e observação das plataformas Moodle e TelEduc e dos desenhos pedagógicos aplicados nestas. Para consolidar a pesquisa, foram realizadas entrevistas com coordenadores de EAD, de cursos e responsáveis por plataformas virtuais de instituições de ensino superior do Estado de Santa Catarina que, resultaram na conclusão do objetivo proposto. A investigação acredita ter contribuído com a EAD on-line, através da análise teórica e prática das necessidades deste processo, bem como, na tentativa de conscientização dos responsáveis pela EAD, da importância do desenvolvimento de desenhos pedagógicos específicos e estruturados numa concepção pedagógica e de harmonização com as plataformas virtuais utilizadas.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaComassetto, Liamara Scortegagna2012-10-22T22:23:51Z2012-10-22T22:23:51Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf233702http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89515porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T13:39:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89515Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T13:39:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos
title Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos
spellingShingle Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos
Comassetto, Liamara Scortegagna
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Ambiente virtual
Aprendizagem
title_short Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos
title_full Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos
title_fullStr Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos
title_full_unstemmed Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos
title_sort Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos
author Comassetto, Liamara Scortegagna
author_facet Comassetto, Liamara Scortegagna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Joao Bosco da Motta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Comassetto, Liamara Scortegagna
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Ambiente virtual
Aprendizagem
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Ambiente virtual
Aprendizagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T22:23:51Z
2012-10-22T22:23:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 233702
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89515
identifier_str_mv 233702
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187899510095872