Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Lohrer, Magda Branco
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80280
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_9cdc50b497d817a90e628f36cb49d254
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80280
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantilEngenharia de produçãoPsicologia educacionalCogniçãoEducação infantilMetodos de ensinoPsicologia da aprendizagemAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Formação de competências na Educação Infantil. Registra a preocupação com o fracasso escolar e aponta necessidade de mudanças na prática pedagógica. Pontua aspectos psicossociais que envolvem a relação ensino-aprendizagem. Tem um enfoque multidisciplinar, lança a discussão e a reflexão a partir de alguns conceitos psicológicos de Piaget e Vygotsky e dos novos modelos implementados a partir da nova Lei de Diretrizes de Bases da Educação. Esta estabelece um modelo pautado na competência tanto do professor quanto do aluno. Estas competências devem ser buscadas a partir da formação de professores profissionais no âmbito institucional. As competências do aluno dizem respeito às relações entre saber, querer e poder, o sentido das tarefas escolares a interdependência entre vida cotidiana e aprendizagem de conteúdos escolaresFlorianópolis, SCPrado Filho, KleberUniversidade Federal de Santa CatarinaLohrer, Magda Branco2012-10-18T12:21:59Z2012-10-18T12:21:59Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiv, 122 f.| grafs., qdrosapplication/pdf185726http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80280porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T21:57:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80280Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T21:57:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil
title Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil
spellingShingle Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil
Lohrer, Magda Branco
Engenharia de produção
Psicologia educacional
Cognição
Educação infantil
Metodos de ensino
Psicologia da aprendizagem
Avaliação
title_short Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil
title_full Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil
title_fullStr Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil
title_full_unstemmed Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil
title_sort Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil
author Lohrer, Magda Branco
author_facet Lohrer, Magda Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado Filho, Kleber
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lohrer, Magda Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Psicologia educacional
Cognição
Educação infantil
Metodos de ensino
Psicologia da aprendizagem
Avaliação
topic Engenharia de produção
Psicologia educacional
Cognição
Educação infantil
Metodos de ensino
Psicologia da aprendizagem
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T12:21:59Z
2012-10-18T12:21:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185726
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80280
identifier_str_mv 185726
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 122 f.| grafs., qdros
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187937230520320