Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil
Ano de defesa: | 2001 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80280 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_9cdc50b497d817a90e628f36cb49d254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80280 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantilEngenharia de produçãoPsicologia educacionalCogniçãoEducação infantilMetodos de ensinoPsicologia da aprendizagemAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Formação de competências na Educação Infantil. Registra a preocupação com o fracasso escolar e aponta necessidade de mudanças na prática pedagógica. Pontua aspectos psicossociais que envolvem a relação ensino-aprendizagem. Tem um enfoque multidisciplinar, lança a discussão e a reflexão a partir de alguns conceitos psicológicos de Piaget e Vygotsky e dos novos modelos implementados a partir da nova Lei de Diretrizes de Bases da Educação. Esta estabelece um modelo pautado na competência tanto do professor quanto do aluno. Estas competências devem ser buscadas a partir da formação de professores profissionais no âmbito institucional. As competências do aluno dizem respeito às relações entre saber, querer e poder, o sentido das tarefas escolares a interdependência entre vida cotidiana e aprendizagem de conteúdos escolaresFlorianópolis, SCPrado Filho, KleberUniversidade Federal de Santa CatarinaLohrer, Magda Branco2012-10-18T12:21:59Z2012-10-18T12:21:59Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiv, 122 f.| grafs., qdrosapplication/pdf185726http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80280porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T21:57:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80280Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T21:57:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil |
title |
Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil |
spellingShingle |
Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil Lohrer, Magda Branco Engenharia de produção Psicologia educacional Cognição Educação infantil Metodos de ensino Psicologia da aprendizagem Avaliação |
title_short |
Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil |
title_full |
Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil |
title_fullStr |
Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil |
title_sort |
Aspectos psicossociais na relação ensino-aprendizagem: uma contribuição para formação de competência na educação infantil |
author |
Lohrer, Magda Branco |
author_facet |
Lohrer, Magda Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prado Filho, Kleber Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lohrer, Magda Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Psicologia educacional Cognição Educação infantil Metodos de ensino Psicologia da aprendizagem Avaliação |
topic |
Engenharia de produção Psicologia educacional Cognição Educação infantil Metodos de ensino Psicologia da aprendizagem Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T12:21:59Z 2012-10-18T12:21:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
185726 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80280 |
identifier_str_mv |
185726 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiv, 122 f.| grafs., qdros application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785187937230520320 |