Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão Escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Tosatti, Nayara Cristine Müller
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: 2020
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216229
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020
id UFSC_9da404e6abfc82f758d9924819379086
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216229
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão EscolarEducaçãoBase Nacional Comum CurricularTecnologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020O presente estudo tem como objetivo geral pensar como as empresas privadas constroem o discurso nas mídias para legitimarem sua entrada nas políticas públicas. O estudo é construído à luz de notícias veiculadas pela Revista que trazem como tema central a Tecnologia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em nossa revisão sistemática evidenciamos a ausência de estudos sobre o tema, porém foi possível perceber a entrada cada vez maior das empresas privadas na Educação pública a partir da BNCC. A tecnologia nesse contexto entra como recorte de pesquisa de um tema complexo que tem várias ramificações, como é o caso da BNCC. Traçamos como objetivos específicos a) realizar um mapeamento das produções sobre a construção da BNCC no período de 2014 a 2017; b) analisar e compreender as percepções sobre a tecnologia na BNCC presentes nas notícias da Revista. Para o estudo foram analisadas 19 notícias a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Temos como horizonte pensar o currículo por meio dos estudos de Freitas (2014), Macedo (2014; 2017; 2018), Coutinho (1994) e Alves (2014). Lançamos olhar sobre a Tecnologia a partir da perspectiva crítica com Feenberg (2003; 2002; 1991), Neder (2010), Selwyn (2011; 2014; 2017). Nosso estudo apontou para a tecnologia na BNCC pela Revista aliada a uma ideia de progresso. As tecnologias nesse contexto são apresentadas em seu valor de eficiência em transformar as práticas e a educação. Percebemos também que a partir da BNCC a Fundação Lemann tem participado ativamente na construção dos rumos da Educação, assim contribuindo para pensar uma formação voltada à lógica de mercado. Foi possível analisar também como há a construção de uma lógica de gerencialismo da educação, em que as tecnologias são usadas como forma de reforçar a culpabilização dos sujeitos docentes.Abstract: The present study has the general objective of thinking about how private companies construct the discourse in the media to legitimize their entry in public policies. The study is constructed in the light of news published by the magazine that brings Technology as a central theme in the Common National Curricular Base (BNCC). In our systematic review, we highlighted the absence of studies on the topic, but it was possible to notice the increasing entry of private companies in public education through the BNCC. The technology in this context enters as a research clipping of a complex theme that has several branches, as is the case of BNCC. We set out as specific objectives a) to map the productions on the construction of BNCC in the period from 2014 to 2017; b) analyze and understand the perceptions about technology at BNCC present in the magazine's news. For the study, 19 news items were analyzed based on Content Analysis (BARDIN, 2011). Our horizon is to think about the curriculum through the studies of Freitas (2014), Macedo (2014; 2017; 2018), Coutinho (1994) and Alves (2014). We launched a look at Technology from a critical perspective with Feenberg (2003; 2002; 1991), Neder (2010), Selwyn (2011; 2014; 2017). Our study pointed to technology at BNCC by the Magazine combined with an idea of progress. Technologies in this context are presented in their value of efficiency in transforming practices and education. We also noticed that from the BNCC onwards, the Lemann Foundation has actively participated in the construction of the direction of Education, thus contributing to think about a training focused on market logic. It was also possible to analyze how there is the construction of a logic of education managementism, in which technologies are used as a way to reinforce the blaming of the teaching subjects.2020Cerny, Roseli ZenUniversidade Federal de Santa CatarinaTosatti, Nayara Cristine Müller2020-10-21T21:27:05Z2020-10-21T21:27:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis80 p.| il., gráf.application/pdf369394https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216229porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:27:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216229Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão Escolar
title Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão Escolar
spellingShingle Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão Escolar
Tosatti, Nayara Cristine Müller
Educação
Base Nacional Comum Curricular
Tecnologia
title_short Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão Escolar
title_full Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão Escolar
title_fullStr Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão Escolar
title_full_unstemmed Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão Escolar
title_sort Percepções em torno da tecnologia na BNCC: um estudo a partir das notícias publicadas pela Revista Nova Escola Gestão Escolar
author Tosatti, Nayara Cristine Müller
author_facet Tosatti, Nayara Cristine Müller
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerny, Roseli Zen
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tosatti, Nayara Cristine Müller
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Base Nacional Comum Curricular
Tecnologia
topic Educação
Base Nacional Comum Curricular
Tecnologia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:27:05Z
2020-10-21T21:27:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369394
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216229
identifier_str_mv 369394
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 p.| il., gráf.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 2020
publisher.none.fl_str_mv 2020
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187921880416256