Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Correa, Alessandra de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235419
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2022.
id UFSC_9fa501648e5007ec438de6a99f67e8c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235419
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2Saúde coletivaServiços de saúde mentalCOVID-19Serviços de saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2022.Verificou-se a organização dos processos de trabalho em um CAPS II de uma capital na região sul do Brasil durante a pandemia pelo SARS-CoV-2 a partir dos componentes: acolhimento, atenção à crise e acompanhamento. O acolhimento é entendido como um processo de escuta e construção de vínculos, o acompanhamento um conjunto de ações integradas que visam diminuir o sofrimento psíquico e a atenção à crise uma estratégia de intensificação de cuidados, executados de forma integral, comunitária e longitudinal. O estudo utiliza dados primários e abordagem qualitativa. As categorias de análise foram: PTS, atendimentos em grupo, oficinas terapêuticas, matriciamento, educação permanente, discussão de caso, supervisão clínico-institucional, assembleias, reunião de equipe, visita domiciliar, dispensação de medicamentos, ações intersetoriais e atendimento individual. A coleta de dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais do CAPS (coordenação, psicólogos e médico psiquiatra). Identificou-se mudança na organização dos processos de trabalho no CAPS II, como a implementação de grupos virtuais, tele atendimento individual, reunião virtual de apoio matricial. O serviço manteve acolhimento e acompanhamento dos usuários, confirmando seu caráter de portas abertas, porém houve dificuldade na manutenção dos atendimentos, tanto pela equipe mínima que já estava precarizada pela gestão municipal, com um quadro defasado, tanto pelos efeitos da pandemia que provocou afastamento de alguns profissionais e também o isolamento social, como preventivo para evitar o aumento no contágio do vírus, impedindo os usuários de chegarem ao serviço. Embora um grande esforço da equipe em manter os atendimentos, ocorreu um aumento na medicalização e o atendimento configurou-se em caráter ambulatorial. Fica claro a necessidade de investimentos adequados para a Saúde mental, que incluam educação permanente, supervisão clínico institucional e ações de cuidado aos profissionais que estão à frente desses contextos de alta vulnerabilidade social e desamparo psíquico.Abstract: The organization of work processes in a CAPS II of a capital in the southern region of Brazil during the SARS-CoV-2 pandemic was evaluated based on the components: reception, attention to the crisis and follow-up. The study uses primary data and a qualitative approach. The analysis categories were: PTS, group consultations, therapeutic workshops, matrix support or matrix support, continuing education, case discussion, clinical-institutional supervision, assemblies, team meetings, home visits, drug dispensing, intersectoral actions and individual care. Data collection took place through semi-structured interviews with four CAPS professionals (coordination, psychologists and psychiatrist). A change in the organization of work processes at CAPS II was identified, such as the implementation of virtual groups, individual teleservice, virtual matrix support meeting. The service maintained reception and monitoring of users, confirming its open-door nature. However, there was difficulty in maintaining a minimum team and users arriving at the service, due to the long period that public transport was suspended. Although a great effort by the team to maintain the care, it is clear the need for adequate investments for mental health, which include permanent education, institutional clinical supervision and care actions for professionals who are at the forefront of these contexts of high social vulnerability and psychic helplessness.Nickel, Daniela AlbaNatal, SoniaUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrea, Alessandra de Lima2022-06-03T23:16:12Z2022-06-03T23:16:12Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis84 p.| il.application/pdf376394https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235419porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T23:16:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235419Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-03T23:16:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2
title Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2
spellingShingle Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2
Correa, Alessandra de Lima
Saúde coletiva
Serviços de saúde mental
COVID-19
Serviços de saúde
title_short Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2
title_full Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2
title_fullStr Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2
title_full_unstemmed Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2
title_sort Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2
author Correa, Alessandra de Lima
author_facet Correa, Alessandra de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nickel, Daniela Alba
Natal, Sonia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Alessandra de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde coletiva
Serviços de saúde mental
COVID-19
Serviços de saúde
topic Saúde coletiva
Serviços de saúde mental
COVID-19
Serviços de saúde
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-03T23:16:12Z
2022-06-03T23:16:12Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 376394
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235419
identifier_str_mv 376394
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188004365598720