O planejamento do/no ensino de língua portuguesa: possíveis reverberações dos documentos norteados da educação básica na constituição do plano de ensino anual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Balbina Madeira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206342
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2019
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spelling O planejamento do/no ensino de língua portuguesa: possíveis reverberações dos documentos norteados da educação básica na constituição do plano de ensino anualLinguísticaLíngua portuguesaLíngua portuguesaEducação básicaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2019O presente artefato tem o propósito de analisar o planejamento do/no ensino de Língua Portuguesa e as possíveis reverberações dos documentos norteadores da Educação Básica (Proposta Curricular de Santa Catarina/2014 e Projeto Político Pedagógico/2017) na constituição do Plano de Ensino Anual de 2017. Uma vez que estes documentos, dado o fundamento teórico-filosófico assumido pela rede de ensino ao qual se articulam, estão/deveriam estar ancorados na Teoria Histórico-Cultural, buscamos constatar em que pontos converge ou não tal documentação pedagógica, tomada em articulação. Para atingirmos nosso objetivo geral, que é descrever analiticamente as ancoragens do planejamento de ensino anual do componente curricular Língua Portuguesa para alunos do 9.º ano, de três escolas da rede pública estadual, de Jaraguá do Sul/SC, pela análise deste documento, do currículo escolar e dos documentos oficiais de ensino. Tal pesquisa é movida pela seguinte questão: Os documentos norteadores da Educação Básica, no âmbito estadual PCSC (2014) e no âmbito escolar PPP (2017), ancoram a prática de constituição do planejamento de ensino do professor de Língua Portuguesa para alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas Estaduais de Jaraguá do Sul/SC? Se sim, de que forma tal ancoragem se visibiliza? Se não, o que figura em seu lugar? A presente dissertação, ancorada na Teoria Histórico-Cultural, analisa as mencionadas ancoragens visibilizadas nos Planos de Ensino Anuais em duas direções: dimensão dos elementos estruturais e dimensão dos elementos conceituais. Como resultado deste trabalho, pela sutil relação identificada na correlação PEA, PPP e PCSC (2014), constatamos que é nodal o investimento em formação inicial e continuada de qualidade, contando com interlocutor mais experiente, que trate com afinco o estudo da Teoria Histórico- Cultural e que contemple a elaboração dos PEA e, por consequência os Planos de Aula, em consonância com a teoria mencionada, reposicionando-o como elemento fundamental ao desenvolvimento do trabalho educativo, justamente por sua natureza fundamentalmente pedagógica.Abstract: The present artifact has the purpose of analyzing the planning of / in Portuguese language teaching and the possible reverberations of the guiding documents of Basic Education (Curricular Proposal of Santa Catarina / 2014 and Political Educational Project / 2017) in the constitution of the Annual Teaching Plan of 2017. Since these documents, given the theoretical-philosophical foundation assumed by the educational network to which they are articulated, are / should be anchored in the Historical-Cultural Theory, we seek to verify in which points converges or not such pedagogical documentation, taken in articulation . In order to reach our general objective, which is to analyze the anchorages of the annual teaching planning of the curricular component Portuguese Language for students of the 9th grade, from three schools of the state public network, Jaraguá do Sul / SC, by analyzing this document, the school curriculum and official teaching documents. This research is driven by the following question: The basic education guiding documents, at the state level PCSC (2014) and at the PPP school level (2017), anchor the practice of constitution of teaching planning of the Portuguese Language teacher for 9th grade students. Year of Elementary School of State Public Schools of Jaraguá do Sul / SC? If so, in what way is this anchorage visible? If not, what figure in its place? The present dissertation, anchored in the Historical-Cultural Theory, analyzes the mentioned anchorages seen in the Annual Teaching Plans in two directions: dimension of the structural elements and dimension of the conceptual elements. As a result of this work, the subtle relationship identified in the PEA, PPP and PCSC (2014) correlation shows that the investment in initial and continuing quality training is based on a more experienced interlocutor, who deals with the study of Historical- Cultural and that contemplates the elaboration of the PEA and, consequently, the Class Plans, in agreement with the mentioned theory, repositioning it as fundamental element to the development of the educative work, precisely by its fundamentally pedagogical nature.Pedralli, RosângelaUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Ana Balbina Madeira de2020-03-31T15:24:30Z2020-03-31T15:24:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis267 p.| il., tabs.application/pdf362791https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206342porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T15:24:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206342Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T15:24:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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