Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Groff, Apoliana Regina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135119
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
id UFSC_a259fe2000d416a4511cb9fa829cc70d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135119
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/asPsicologiaViolenciaProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.Esta tese realiza uma análise dialógica do modo como a violência foi enunciada na experiência do Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege (NUVIC/UFSC/MEC/SECADI), desenvolvido entre 2010 e 2011. O Curso de Especialização aconteceu na modalidade de educação a distância e foi ofertado a professores/as de escolas públicas dos três estados do sul do Brasil. Nosso material de análise se constituiu de um questionário respondido pelas cursistas do polo regional de Blumenau/SC no ato da matrícula no Curso, dos registros destas em três fóruns de discussão no ambiente virtual e dos quatro Projetos de Intervenção Educacionais elaborados por grupos de cursistas deste polo. No que se refere aos materiais produzidos pelo Curso, analisamos os livros didáticos impressos e o Projeto Político Pedagógico. Desde uma perspectiva dialógica, procuramos dar visibilidade e audibilidade às múltiplas vozes e ideias-força presentes nos enunciados, tanto das cursistas como dos materiais do Curso, demarcando alguns lugares de enunciação, como o outro foi enunciado, que linguagens foram utilizadas e algumas mudanças e permanências nos sentidos de violência no processo desta formação. A partir disso construímos seis capítulos de análise. No primeiro, apresentamos o perfil das cursistas do polo de Blumenau; no segundo, articulamos os anseios do Curso e as expectativas das cursistas; no terceiro, colocamos em diálogo e tensão os enunciados de violência produzidos pelo Curso e os enunciados de violência com os quais as cursistas iniciaram a formação; no quarto, analisamos algumas estratégias de intervenção propostas pelas cursistas em situações de preconceito na escola e os atravessamentos do Curso nas releituras e reescritas destas; no quinto, trabalhamos com os Projetos de Intervenção Educacionais buscando dar relevo ao modo como o objetivo central do Curso e os anseios iniciais das cursistas foram objetivados ao final da formação e; no sexto, tecemos como (pro)posição desta tese, uma (est)ética enunciativa que desarticula o princípio moral da violência como o mal, para fazerfuncionar a palavra violência como uma categoria útil de análise dos modos qualitativos de existência em contextos educativos. Em síntese, o lugar de enunciação da violência na experiência do Curso foi o de ampliação do arco semântico da palavra violência e, ao mesmo tempo, de sua negatividade e recusa. Um lugar sustentado por uma linguagem moral ocidental judaico-cristã que, no contemporâneo, determina os valores de bem e de mal em nossa sociedade. Podemos dizer que esta linguagem, de algum modo, se atualizou na linguagem jurídica, estatística, técnica, serializante e crítica que também foram utilizadas para enunciar a violência, pois o princípio moral perseguiu os lugares de enunciação ao antepor uma dimensão maléfica a toda e qualquer situação nomeada como violência nos contextos educativos. A partir dos estudos desta tese, propomos uma linguagem ética às investigações e aos programas de formação de professores/as permeadas pela relação entre violência e escola. Isto significa encarar a palavra violência como um dispositivo analítico que não carrega a priori valores de bem ou de mal, mas que possibilita uma aproximação com a experiência vivida pelas pessoas, com aquilo que há nas relações e acontecimentos educativos.<br>Abstract : This thesis does a dialogic analysis to show how the violence was enunciated in the experience of the specialization course: The Care Management for the School that protects (NUVIC/UFSC/MEC/SECADI), developed between 2010 and 2011. The specialization course was given in a distance education mode and it was offered to public school teachers from the three southern states of Brazil. Our data analysis was a questionnaire filled by course participants from Blumenau city unit, state of Santa Catarina. They filled this questionnaire at the course registration moment. Also, we analyzed their texts in a virtual discussion forum and four Educational Intervention projects performed by them. Finally, printed didactic books and the Pedagogic Political Project done in this course were analyzed too. Since a dialogic view, we tried to give visibility and audibility to multiple voices and ideas present in the enunciations, either from the course participants our from the course literature. Then, we limited in our analysis, the place enunciations, how the another one was enunciated, which languages were used to talk about violence and the changes and stays on the violence view during the process of their graduation. From here, we built six analysis chapters. At the first one, we showed the Blumenau unit course participants profile; at the second one, we vocalized the wishes of the course and the expectations of participants; in the third chapter, we put in dialogue and conflict the violence statements produced by the course and the violence statements which ones were with the participants since the beginning; at the fourth one, we analysed some intervention strategies proposed by participants who are experiencing prejudice situations at the school and the course influences on rereading and rewriting of these experiences; at the fifth one, we worked with the Educational Intervention Projects trying to spotlight how the course main objective and the participants wishes were reached in the final of this course and; at the sixth chapter, we weave as proposition of this thesis, an esthetics expository that dismantles the moral principle of violence and evil to do work the violence word as an analysis useful category of qualitative ways of existence in educational settings. In summary, the place of enunciation of violence in the course experience was the expansion of semantic arc of violence word. At the same time, the expansion of its negativity and refusal. A place sup-ported by a moral Judeo-Christian West languagethat, in the contemporary determines the good and evil values in our society. We can say that this language, in someway, was up-dated in the juridical, statistical, tecnical, serial and critical language which ones also were used to enunciate the violence. Because the moral principle looked for the enunciation places when prefixed a evil dimension to all and any-named situation as violence in the educational context. Since the thesis studies, we propo-se an ethic language to investigations and to teachers training programs affected by relationship between violence and school. This means to see the violence word as an analytical advice that does not have a priori good or evil values. However, this word allows an approach with experiences lived by people and with the issues that there are in the relationship and educational events.Maheirie, KátiaUniversidade Federal de Santa CatarinaGroff, Apoliana Regina2015-09-22T04:08:08Z2015-09-22T04:08:08Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis270 p.| il., grafs.application/pdf334239https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135119porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135119Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as
title Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as
spellingShingle Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as
Groff, Apoliana Regina
Psicologia
Violencia
Professores -
Formação
title_short Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as
title_full Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as
title_fullStr Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as
title_full_unstemmed Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as
title_sort Entre vozes e linguagens para enunciar a violência: análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as
author Groff, Apoliana Regina
author_facet Groff, Apoliana Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maheirie, Kátia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Groff, Apoliana Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Violencia
Professores -
Formação
topic Psicologia
Violencia
Professores -
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22T04:08:08Z
2015-09-22T04:08:08Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 334239
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135119
identifier_str_mv 334239
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 270 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187817958146048