Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Colossi, Luciano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87706
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_a29aea93f1b2b56dfe66a634af5a156a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87706
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa CatarinaPsicologiaComportamento organizacionalAmbiente de trabalhoCriatividadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O presente estudo teve como objetivo caracterizar um determinado ambiente organizacional que tivesse como característica a orientação de suas atividades para o comportamento criativo. Buscou-se identificar, de acordo com a revisão de literatura realizada, que aspectos dos observados nesse ambiente podem ser considerados como predominantemente facilitadores ou restritivos à criatividade. Foram considerados, nesse processo de caracterização tanto aspectos do ambiente físico quanto do ambiente psicossocial, além de terem sido levantadas informações sobre o contexto histórico e sócio-econômico-cultural. O ambiente organizacional escolhido para a realização da pesquisa foi o departamento de criação de uma agência de publicidade de destaque, localizada na capital catarinense, considerando-se as peculiaridades desse ramo de atividade. O conjunto de informações coletadas foi analisado qualitativamente, sendo que o foco de análise incidiu, por sua vez, sobre o comportamento criativo observado nos distintos estágios do processo de criação, ou por meio de depoimentos sobre os fatores inter-atuantes nessas fases. As informações coletadas foram relacionadas aos indicadores ambientais disponíveis na literatura revisada, de modo a estabelecer relações que possibilitassem classificar os aspectos analisados no ambiente estudado como predominantemente facilitadores ou restritivos à criatividade, no caso, em publicidade e propaganda. O estudo revelou que as fases do processo criativo estão intrinsecamente relacionadas à organização do trabalho, mas que nem todas podem ser observadas diretamente. As informações relacionadas a essas etapas foram buscadas através de depoimentos. Foi considerado, no processo de classificação dos aspectos destacados em facilitadores ou restritivos, que tal classificação depende do referencial teórico utilizado para interpretação, assim como do referencial pessoal dos sujeitos entrevistados e observados em suas atribuições, pois o que é percebido como barreira ou estímulo à criatividade para alguns, pode ser o contrário para outros. Além disso, a classificação depende também das peculiaridades de cada situação. Considera-se que o estudo contribui para a compreensão do fenômeno criativo no trabalho, especialmente em ambientes organizados para esse fim, orientados para o desempenho de atividades criativas ou onde é necessário que problemas sejam solucionados de modo inovador. Espera-se que o interesse explicitado na pesquisa pelos aspectos ambientais que influenciam no desenvolvimento criativo no contexto organizacional, assim como em qualquer atividade humana, desperte o interesse de pesquisadores para o assunto, inspirando futuras pesquisas que visem ampliar esse universo de conhecimento. Tais investigações poderão fornecer subsídios para processos de transformação organizacionais que tenham como objetivo a orientação para a criatividade ou facilitação desse processo.Florianópolis, SCSilva, NarbalUniversidade Federal de Santa CatarinaColossi, Luciano2012-10-22T00:37:42Z2012-10-22T00:37:42Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf207025http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87706porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T13:44:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87706Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T13:44:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa Catarina
title Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa Catarina
spellingShingle Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa Catarina
Colossi, Luciano
Psicologia
Comportamento organizacional
Ambiente de trabalho
Criatividade
title_short Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa Catarina
title_full Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa Catarina
title_fullStr Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa Catarina
title_full_unstemmed Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa Catarina
title_sort Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo: o caso de uma empresa do setor de publicidade & propaganda de Santa Catarina
author Colossi, Luciano
author_facet Colossi, Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Narbal
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Colossi, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Comportamento organizacional
Ambiente de trabalho
Criatividade
topic Psicologia
Comportamento organizacional
Ambiente de trabalho
Criatividade
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T00:37:42Z
2012-10-22T00:37:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 207025
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87706
identifier_str_mv 207025
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187970040463360