Esforços de capacitação tecnológica da indústria de bens de capital - segmento de máquinas e equipamentos: um estudo de caso de empresas líderes em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Figueiredo, Gabriel Passos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107606
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2013.
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A partir de então foram utilizados, dentre uma diversidade de analises complementares, a PINTEC (publicações de 2003, 2005 e 2008), para entender como é o padrão de capacitação e desenvolvimento tecnológico das empresas de máquinas e equipamentos da indústria nacional, que serviu de plano de fundo para analisar os padrões de capacitação/desenvolvimento tecnológico de empresas líderes selecionadas da região, subdivididos para a tecnologia de produção seriada ou sob-encomenda. O estudo do caso na região, nesta via, foi feito por meio de entrevistas e questionários. Pode-se observar que, para o padrão nacional, grande parte da tecnologia é repassada por meio da aquisição de máquinas e equipamentos de fornecedores internacionais, ocorrendo uma diminuição dos departamentos e da importância de P&D para o desenvolvimento/capacitação tecnológica do setor, em detrimento a absorção de informações exógenas. O movimento incide na redução das capacidades de desenvolvimento endógeno do segmento, que fortaleceu os vínculos de dependência tecnológica exógena. Por outro lado, as líderes analisadas na região não fazem parte do movimento. Nestas empresas os departamentos de P&D foram o eixo dinâmico de desenvolvimento tecnológico, com base em um amplo sistema de treinamento de recursos humanos, com fins de absorver tecnologia exógena e desenvolver sua própria tecnologia endógena. Principalmente a produção sob-encomenda apresentou ser mais intensiva ainda em esforços de capacitação tecnológica, tirando proveito de profundos resultados da inovação, assim como demonstrou ser muito menos dependente dos repasses tecnológicos dos fornecedores internacionais de tecnologia. Por via de análise dos mecanismos de aprendizado dominantes no setor, tanto para a produção seriada ou sob-encomenda, expressou extrema importância o learning by doing, e o learning by searching. Este último principalmente para o desenvolvimento de novos produtos, na produção sob-encomenda. Também destacou-se, para a produção seriada, o learning by interacting (com fornecedores), enquanto para a produção sob-encomenda foi o learning by using <br>This work aims to analyze the efforts of leading technology in the production of machinery and equipment sector, in the microregions Joinville and Blumenau, in the state of Santa Catarina, in comparison to the pattern observed for the segment nationally. We sought in the neo-Schumpeterian theory and the capital goods industry the foundation of the knowledge base, essential to direct the study. From then, were used a variety of complementary analyzes, among which PINTEC (Search for Technological Innovation, publications of 2003, 2005 and 2008), to understand the pattern of technological training and development of enterprises of machinery and equipment of the domestic industry, which served as background to analyze the patterns of technological training / development of the region's leading companies selected, subdivided into the technology of mass production or under-ordering. The study in the region was done through interviews and questionnaires. It can be observed that for the national standard, much of the technology is transferred through the acquisition of machinery and equipment from international suppliers, there is a decrease in the departments and the importance of R&D for technology development / training in the sector, to the detriment absorption of exogenous information. The movement observed is the capacity reduction of endogenous technological development segment, which strengthened the bonds of exogenous technological dependence. However, the leaders analyzed in the region were outside of the movement. In these companies the R&D departments were the axis dynamic technological development, based on a comprehensive system of training of human resources, with the purpose of absorbing technology exogenous and develop their own endogenous technology. Mainly the production under-ordering utilizes intensive efforts in technological capabilities, absolving in deep the innovation results, and proved to be much less dependent on technological transfers from international suppliers of others machinery and equipment. Through the analysis of learning mechanisms dominant in the sector, both for mass/series production or under-ordering, had expressed extreme importance the learning by doing and learning by searching. The latter mainly for the new product development, in the under-order production. Also stood out for serial production the learning by interacting (with suppliers), while for the under-production order was the learning by using.Cário, Silvio Antônio FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaFigueiredo, Gabriel Passos2013-12-06T00:35:34Z2013-12-06T00:35:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis231 p.| il., tabs., grafs.application/pdf319456https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107606porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:55:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107606Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:55:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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