Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Roncarelli, Dóris
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100912
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_a5adb9e7104fe260d252e19a868b6823
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100912
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagemEngenharia e gestão do conhecimentoEducaçãoAprendizagemTecnologia educacionalSistemas de recuperação da informaçãoTaxinomiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoA evolução do modo de Comunicação pelas Tecnologias Digitais tem-se intensificado nos últimos anos de forma emblemática, implicando, em geral, nos processos de gestão de conhecimento e, singularmente nos programas educacionais. No Brasil, têm-se ampliado as condições de oferta de cursos na modalidade a distância, implicando em mudanças verticais na modalidade presencial. Os recursos educacionais abertos se complexificam e se estendem vertiginosamente. Esta pesquisa trata especificamente dos Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem. É um recurso que se expande significativamente pela acentuação da cultura da convergência. O problema proposto é: quais critérios asseguram a congruência interna necessária aos Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem, no cenário da cultura da convergência? Este estudo tem por objetivo elaborar uma taxionomia para análise e avaliação de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem. Para o desenvolvimento desta pesquisa elege-se, como postulado, uma construção interdisciplinar que emerge de três grandes áreas: Filosofia, Pedagogia e Tecnologia. A metodologia está baseada na pesquisa exploratória, limitada ao estudo de caso. O método de análise indutivo se desenvolve pela tríade entre categorias conceituais; identificação dos atributos dos Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem, eleitos a partir de critérios pré-estabelecidos e do resultado da avaliação de vinte e cinco especialistas na área. Os resultados dessa triangulação devidamente sistematizados constituem uma taxionomia para análise e avaliação de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem. Essa taxionomia, nomeada KDOLT [Knowledge of Digital Objects Teaching-Learning], pretende ser instrumento prático que assegure uma microunidade de conhecimento com atributos necessários para potencialização destes objetos, tais como: congruência pedagógica e ergonômica em tempo real.Communication evolution supported by Digital Technologies has been emblematically intensified in the last years, what implicates altogether on the knowledge management processes and more specifically in education programs and courses. Particularly in Brazil, communication has expanded the offering conditions of distance education courses, implying in turn, in verticals changes in the attendance modality. The open educational resources have become complex and have spread fast. This research focuses specifically on Teaching-Learning Digital Objects. This is a resource that has spread meaningfully as a result of emphasis on convergence culture. The proposed problem is: what criteria ensure the inner congruence necessary to Learning-Teaching Digital Objects to the convergence culture? This study aims at elaborating a taxonomy for development and evaluation of Teaching-Learning Digital Objects. For developing this research it was elected, as a principle, an interdisciplinary construction that emerges from three major areas: Philosophy, Pedagogy and Technology. The methodology is based in the exploratory research, restricted to a case study. The method for analysis is inductive and developed by the following triad: conceptual categories, identification of Digital Teaching Learning Objects attributes elected from pre-established criteria and opinions from twenty-five experts in the area. The results of such triangulation properly systematized constitute a taxonomy for the elaboration and evaluation of Teaching-Learning Digital Objects. From this taxonomy, here labeled KDOLT [Knowledge of Digital Objects Teaching-Learning], we intend to propose a practical instrument that ensures a micro unity of knowledge, an attributes necessary to enhance objects as pedagogical congruence and ergonomic in real time.FlorianópolisCatapan, Araci HackPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaRoncarelli, Dóris2013-06-25T23:50:18Z2013-06-25T23:50:18Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf309190http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100912porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T23:50:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100912Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:50:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem
title Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem
spellingShingle Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem
Roncarelli, Dóris
Engenharia e gestão do conhecimento
Educação
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Sistemas de recuperação da informação
Taxinomia
title_short Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem
title_full Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem
title_fullStr Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem
title_sort Ágora: concepção e organização de uma taxionomia para análise e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem
author Roncarelli, Dóris
author_facet Roncarelli, Dóris
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Roncarelli, Dóris
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Educação
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Sistemas de recuperação da informação
Taxinomia
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Educação
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Sistemas de recuperação da informação
Taxinomia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-25T23:50:18Z
2013-06-25T23:50:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 309190
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100912
identifier_str_mv 309190
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187762065899520