Modelo Rayid, Vark e Kolb: similaridades entre sistemas fomentando inovação no processo de detecção dos estilos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Dalpiás, Jucélia Tramontin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186761
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.
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spelling Modelo Rayid, Vark e Kolb: similaridades entre sistemas fomentando inovação no processo de detecção dos estilos de aprendizagemTecnologias da informação e comunicaçãoAprendizagemInovaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.A presente pesquisa visa apontar novas formas de detecção dos Estilos de Aprendizagem a partir do Modelo RayId, criado por Denny Johnson. Onde por meio de questionários pré-estabelecidos e análise iridológica, realizou-se um processo de similaridade a partir dos modelos Vark e Kolb. Esse estudo define-se como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, quantitativa, bibliográfica, com estudo de caso, junto a seis cursos de graduação em: Licenciatura em Pedagogia, Ciências Contábeis, Letras em Espanhol, Gestão em Turismo, Tecnologia em Redes de Computadores e Licenciatura em Matemática. Buscou-se, verificar a existência de similaridade na detecção dos Estilos de Aprendizagem nos modelos supracitados. Para agilizar esse processo, contou-se com parcerias junto aos laboratórios da UFSC: LABTEL e LPA, com intuito de desenvolver um software para automatizar a leitura da íris. Agilizando o processo de detecção dos Estilos de Aprendizagem. Não limitando somente a análise de um iridólogo. Por fim, com os resultados pontuados, após as análises realizadas, verificou-se a existência de similaridade nos modelos descritos, apontando ser o Modelo RayId tão válido na detecção dos Estilos de Aprendizagem quanto os outros modelos descritos. Citando dessa forma, os estudos de Denny Johnson como um novo modelo à comunidade educacional para detecção dos Estilos de Aprendizagem e o software leitor de íris, como um meio facilitador nesse processo.Abstract: The present research aims to point out new ways of detecting Learning Styles from the RayId Model, created by Denny Johnson. Where, through pre-established questionnaires and iridological analysis, a similarity process was carried out using the Vark and Kolb models. This study is defined as an exploratory study of a qualitative, quantitative, bibliographic approach, with a case study, along with six undergraduate courses in: Pedagogy, Accounting Sciences, Spanish Letters, Tourism Management, Computer Network Technology and Bachelor's Degree in Mathematics. It was sought to verify the existence of similarity in the detection of Learning Styles in the models mentioned above. In order to speed up this process, partnerships with laboratories at UFSC: LABTEL and LPA were developed to develop software to automate iris reading. Streamlining the learning style detection process. Not limiting only the analysis of an iridologist. Finally, with the results scored, after the analysis, we verified the existence of similarity in the described models, pointing out that the RayId Model is as valid in the detection of Learning Styles as the other models described. Citing in this way, Denny Johnson's studies as a new model to the learning community for Learning Detection and iris reader software as a facilitating medium in this process.Gruber, VilsonSilva, Juarez Bento daUniversidade Federal de Santa CatarinaDalpiás, Jucélia Tramontin2018-06-07T04:02:59Z2018-06-07T04:02:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis207 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf352134https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186761porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T04:02:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186761Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-07T04:02:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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