PRÓ-LIFE - Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas: desenvolvimento e avaliação no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Anastácio, Bruna Santana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229333
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
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spelling PRÓ-LIFE - Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas: desenvolvimento e avaliação no contexto escolarEducaçãoFunções executivas (Neuropsicologia)Jogos educativosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.As funções executivas são compreendidas como um conjunto de processos cognitivos que trabalham de forma coordenada e integrada entres os sistemas cognitivos, comportamentais e emocionais, e estão envolvidas no desempenho de diversas atividades do cotidiano. Na infância, há uma janela de oportunidade para o exercício dessas funções que estão em pleno desenvolvimento entre os seis a sete anos de idade. Assim, nesse período pode-se obter ganhos no aprimoramento dessas funções com a proposição de programas de intervenção. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral desenvolver e avaliar um programa lúdico de intervenção para o aprimoramento das funções executivas de crianças dos anos iniciais do Ensino fundamental. Destarte, foi elaborado um programa lúdico de intervenção para ser aplicado em contexto escolar com as crianças, o PRÓ-LIFE ? Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas, composto por 16 intervenções. A sistematização desse programa valorizou três grandes componentes: a música, os jogos e a gamificação. Para tanto, tem-se um estudo de campo e quase-experimental de abordagem qualitativa e quantitativa com aplicação do PRÓLIFE em dois contextos escolares. Os resultados da tese estão divididos em três estudos: a revisão da literatura que ampliou as possibilidades para a construção do programa; a criação e sistematização do PRÓ-LIFE com seus componentes e as competências desenvolvidas ao longo do programa e a testagem para avaliação, que aconteceu em dois contextos, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e na Organização Não Governamental Casa São José, ambas no município de Florianópolis. Como resultados da testagem no Colégio de Aplicação, destaca-se que a gamificação do PRÓ-LIFE foi bastante positiva e motivadora para as crianças, bem como a presença dos jogos ao longo das intervenções. Outro fator relevante foi a mudança de comportamento enquanto o PRÓ-LIFE acontecia, sobretudo em relação à autorregulação das crianças. Os resultados também sugerem melhorias no desempenho da atenção dividida e alternada (p>0,05) e em alguns aspectos relacionados à atenção concentrada, velocidade de processamento, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, mensurados por meio da aplicação de testes psicológicos. Os resultados da testagem na Casa São José destacam que a gamificação foi motivadora e proporcionou o engajamento das crianças, bem como a importância das músicas que foram aprendidas e incorporadas ao cotidiano escolar. Os dados quantitativos sugerem melhorias na atenção dividida, na atenção concentrada e na maioria dos aspectos avaliados pelo teste Trilhas para pré-escolares, que avalia a flexibilidade cognitiva. A partir dessa pesquisa, tem-se um programa de intervenção que evidencia o lúdico e que valoriza as questões pedagógicas. Dessa forma, conclui-se que o uso do PRÓ-LIFE em contexto escolar pode contribuir para o aprimoramento das funções executivas, evidenciando as questões lúdicas associadas à sua aplicação.Abstract: Executive functions are understood as a set of cognitive processes that work in a coordinated and integrated way between cognitive, behavioral and emotional systems, and are involved in the performance of various daily activities. In childhood, there is a window of opportunity for the exercise of these functions that are in full development between six and seven years of age. Thus, in this period, gains can be made in the improvement of these functions with the proposal of intervention programs. Therefore, this study aims to develop and evaluate a playful intervention program to improve the executive functions of children in the early years of elementary school. Thus, a playful intervention program was designed to be adapted in the school context with the children, the PRÓ-LIFE - Playful Intervention Program for Executive Functions, consisting of 16 interventions. The systematization of this program valued three major components: music, games and gamification. Therefore, we have a field study and quasi-experimental qualitative and quantitative approach with the application of PRÓ-LIFE in two school contexts. The thesis results are divided into three studies: a literature review that expanded the possibilities for the construction of the program; the creation and systematization of PRÓ-LIFE with its components and skills developed throughout the program and the testing for evaluation, which took place in two contexts, at the Colégio de Application of the Federal University of Santa Catarina and at the Non-Governmental Organization Casa São José, both in the city of Florianópolis. As a result of testing at Colégio de Application, it is highlighted that the gamification of PRÓ-LIFE was very positive and motivating for children, as well as the presence of games throughout the interventions. Another relevant factor was the change in behavior while the PRÓ-LIFE was taking place, mainly in relation to children's self-regulation. The results also improved improvements in the performance of split and alternating attention (p>0.05) and in some aspects related to focused attention, processing speed, working memory and cognitive flexibility, measured through the application of psychological tests. The results of the testing at Casa São José highlight that gamification was motivating and provided the children's engagement, as well as the importance of the songs that were learned and incorporated into daily school life. The quantitative data improves improvements in divided attention, focused attention and in most aspects received by the Preschool Trails test, which assesses cognitive flexibility. From this research, there is an intervention program that highlights the playful and that values the pedagogical issues. Thus, it is concluded that the use of PRÓ-LIFE in the school context can contribute to the improvement of executive functions, highlighting the playful issues associated with its application.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaAnastácio, Bruna Santana2021-10-14T19:32:23Z2021-10-14T19:32:23Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis319 p.| il., gráfs.application/pdf373289https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229333porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:32:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229333Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:32:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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