Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Vasconcelos, Giselle Silva Machado de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94421
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_b632a5deac217d1dbabf2a9779d265f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94421
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantilEducaçãoEducação infantilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010Este trabalho buscou compreender os modos de participação das crianças nas relaçoes pedagógicas, procurando descortinar os possíveis constragimentos e as possibilidades que tornam essa participação efetiva. Para tanto, realizou-se um estudo com inspiração etnográfica e observação participante em um contexto de educação pública do município de Florianópolis com crianças de 3 (três) a 6 (seis) anos. Os dados foram obtidos por meio de filmagens, fotos e registros escritos continuamente num período de 5 (cinco) meses, o que resultou num acervo emprírico passível de análise, uma vez que neste processo foi possivel conhecer as crianças e os adultos nas suas ações, movimentos, desejos e sentimentos no contexto específico diante a problemática levantada. Ainda no campo investigado outras ações também foram realizadas: questionário com os profissionais da unidade, entrevista com alguns sujeitos adultos selecionados e análise de alguns documentos (PPP e outros) que compõem a organização pedagógica da insituição educativa afim de obter uma visão holística do universo pesquisado. Para além destas ações no espaço investigado a pesquisa contou também com um levantamento da produção ciêntifica sobre a partipação das crianças em contextos pedagógicos formais bem como um levantamento da produção teórica sobre o tema. A pesquisa tomou como referencial teórico de forma mais profunda a Sociologia da Infância e a Pedagogia da Infância, campos ainda em contrução, mas também estabeleceu-se uma interlocução com outras áreas do conhecimento tais como a Antropologia, Psicologia e Filosofia objetivando uma compreensão interdisciplinar das questões levantadas. As análises indicaram que na relação pedagógica existe um controle dos adultos sobre as ações das crianças, porém mesmo diante este controle as crianças participam desta relação das mais variadas maneiras, transformando espaços, tempos e propostas, indicando uma agência concreta por parte das crianças. As análises apontaram também que este poder revelado dos adultos sobre as crianças é influenciado por diferentes fatores: ordem estrutural, epistemólogico, cultural e social. Deste modo, na relação pedagógica, embora consideremos que as crianças são agentes sociais, pertencente a um grupo geracional com especificidades próprias, a participação delas - das crianças - muitas vezes é negada, pois não é dada de forma isolada, ao contrário se constitui nas relação com os outros, no compartilhamento de significações, experiencias e regras que ora constrange, ora potencializa a participação infantil.Rocha, Eloisa Acires CandalUniversidade Federal de Santa CatarinaVasconcelos, Giselle Silva Machado de2012-10-25T09:48:33Z2012-10-25T09:48:33Z2012-10-25T09:48:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis226 p.| il., grafs., tabs.application/pdf282048http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94421porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T21:49:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94421Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T21:49:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil
title Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil
spellingShingle Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil
Vasconcelos, Giselle Silva Machado de
Educação
Educação infantil
title_short Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil
title_full Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil
title_fullStr Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil
title_full_unstemmed Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil
title_sort Você vai ter que aprender a desobedecer! A participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil
author Vasconcelos, Giselle Silva Machado de
author_facet Vasconcelos, Giselle Silva Machado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Eloisa Acires Candal
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Giselle Silva Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
topic Educação
Educação infantil
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T09:48:33Z
2012-10-25T09:48:33Z
2012-10-25T09:48:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 282048
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94421
identifier_str_mv 282048
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 226 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188061564370944