Em busca do País das Maravilhas: o lugar da literatura nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Machado, Rafaella
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123098
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
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spelling Em busca do País das Maravilhas: o lugar da literatura nos anos iniciais do ensino fundamentalEducaçãoLiteratura infantojuvenilEnsino fundamentalFlorianópolis (SC)Leitura (Ensino de primeiro grau)LetramentoFlorianópolis (SC)Bibliotecas e usuariosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.O trabalho "Em busca do País das Maravilhas: o lugar da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental" tem como objetivo investigar o lugar da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se a pesquisa em uma escola da Rede Municipal de Florianópolis (SC) que atende crianças do primeiro ao quarto ano. A inserção da pesquisadora nesse espaço institucional se deu durante o período de três meses, no ano de 2012, e para coleta de dados, foram feitas observações em sala de aula e no espaço de biblioteca, bem como entrevistas semiestruturadas com uma professora de segundo ano, uma professora de quarto ano e uma bibliotecária, ambas responsáveis pelo espaço investigado. O referencial teórico utilizado busca estabelecer diálogos entre os campos da Literatura e da Educação, com ênfase nos estudos de Magda Soares (1999), sobre as instâncias da escolarização da literatura, Rildo Cosson (2011), com as reflexões sobre letramento literário, e Antonio Candido (1995), com a discussão sobre o direito à literatura. Constatou-se que as três informantes (professoras e bibliotecária) têm posições diferentes relativas à concepção de literatura: pela voz da bibliotecária, a literatura é o que forma o ser humano; segundo a professora de quarto ano, a literatura é o que se escreve; e de acordo com a professora de segundo ano, a literatura é um meio de informação que faz viajar e ser criativo. A diferença entre as concepções reflete em trabalhos diferenciados com a literatura, que são resultado de formações acadêmico-profissionais diferentes. No que diz respeito ao lugar da literatura, verificou-se que na sala de aula o trabalho com a literatura é fragilizado devido à utilização de material didático específico; já na biblioteca, a literatura tem tratamento privilegiado, com divulgação e incentivo à leitura. Concluiu-se, portanto, que a literatura - o País das Maravilhas - tem lugar dentro da escola: na biblioteca. É preciso, porém, que se mantenha um diálogo entre as professoras e a bibliotecária, considerando uma adequada escolarização da literatura para que se promova um trabalho contínuo de letramento literário, assegurando aos alunos o direito à literatura.<br>Abstract : This study "In search of Wonderland: the place of literature in the early years of Elementary School" aims at investigating the place of literature in the early years of Elementary School. A research was conducted in a Florianopolis' municipal school which has children from first to fourth grades. The insertion in this institutional environment happened within three months, in the year of 2012, and, in order to collect the data, classroom and library observation have been made, as well as semi-structured interviews with the responsible for the investigated environment: second and fourth grade teachers and a librarian. The theoretical framework used seeks to establish a dialog between the Literature and Education fields, emphasizing the studies of Magda Soares (1999) about the constituents of literature schooling; Rildo Cosson (2011) and his reflections on literary literacy, and Antonio Candido (1995) and the discussion around the right to literature. This research showed that the three informants (teachers and librarian) have different positioning in regards to the view of literature: as reported by the librarian, literature is what constitutes the human being; according to the fourth grade teacher, literature is what is written; according to the second grade teacher, literature is a channel of information, which makes one wander and be creative. The discrepancy in those conceptions reflects differentiated work regarding literature, and also, different academic and professional background. Concerning the place of literature, it was found that in the classroom the work with literature is weakened by the use of specific educational materials; as for the library, literature has a privileged treatment, with the dissemination and encouragement to reading. It was therefore concluded that literature - the Wonderland - has its place within the school: the library. However, there must be a dialog between the teachers and librarians, considering appropriate literature schooling, so as to promote a continuous work of literary literacy, assuring students the right to literature.Debus, Eliane Santana DiasUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Rafaella2014-08-06T17:47:35Z2014-08-06T17:47:35Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 p.| il.application/pdf324835https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123098porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:47:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:47:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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