Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da Ros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Kern, Caroline
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129649
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
id UFSC_ba2464ad04a515064bf5b675292bda91
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129649
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da RosEducaçãoViolencia na escolaInclusão escolarTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2014.Esta tese pretendeu evidenciar determinados contextos que revelam violênciasvivenciadas no decorrer da escolarização (ensino fundamentale médio) por estudantes de um curso de pedagogia e que apontam paraprocessos de inclusão/exclusão escolar. Considerando essa questão inicial,foi importante problematizar os contextos de violências escolaresrelatados por esses estudantes, estabelecendo a relação entre o espaço intramurosda escola e a sociedade; discutir as questões centrais que se entrelaçamnos discursos enunciados dos sujeitos de pesquisa e entre eles eaqueles constantes nos dispositivos jurídicos; contribuir para maior aprofundamentoe abrangência dos estudos que envolvem inclusão/exclusão eviolências, cotejando os dispositivos jurídicos que fundamentam as políticasnacionais de educação inclusiva com os relatos escritos em memoriaisdescritivos da vida escolar dos referidos estudantes. A pesquisa, decunho qualitativo, pretendeu visibilizar as vozes dos sujeitos de pesquisa,constituindo um diálogo em que seus relatos fossem escutados/ouvidos/sentidos em acordo com a posição alteritária bakhtiniana. Os memoriaisda vida escolar, fonte documental, compuseram o corpus de análise juntoa outros relatos obtidos no exercício das atividades docentes da pesquisadorano ensino superior e cotejados com os dispositivos jurídicos(Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n. 8069 de 13 de julho de1990, e Constituição Federal da República Federativa/1988) que amparamos pressupostos teóricos das políticas públicas de educação inclusivano país. Tais documentos orientaram o tema geral desta tese, qual seja:?Agredidos? e ?agressores? no espaço intramuros da escola não se opõemum ao outro, mas constituem um mesmo processo, no qual as violênciase a inclusão/exclusão se fazem conteúdo na/da escola. Conteúdo que étambém constituído e constituidor de contextos sociais mais amplos (relaçõessociais). O estudo partiu do pressuposto de que as violências compõema tríade com a inclusão/exclusão, lugar onde a questão central desteestudo se coloca. Pretendeu-se visibilizar as contradições escolares queforjam violências e que se distanciam e se aproximam das diretrizes edos dispositivos da denominada educação inclusiva, dispositivos essesque, paradoxalmente, constroem processos de exclusão. Como o conceitode violências encontra diferentes significados em acordo com o tempohistórico, as condições sociais e a cultura, as violências foram aqui compreendidascomo algo que fundamenta e representa as relações existentesnesta sociedade, em que, ao fundamentá-las, são base necessária aosprocessos de inclusão/exclusão escolar. A problematização das chamadasviolências na ?temporalidade? presente é mediada pela compreensão deque o sujeito cartesiano, à parte das relações sociais, é ou não violentoem si/para si. A violência estrutural do âmago da sociedade capitalista,enquanto produto social, como expressão dos pilares necessários à sustentaçãodo todo social e fundamentando-o dilata esses pilares. Comoreferencial de base, assumiram-se os pressupostos do materialismo históricodialético e algumas aproximações com a teoria bakhtiniana, pormeio de conceitos que auxiliaram a compreensão dos processos escolaresem que inclusão/exclusão e violências estiveram evidenciadas.<br>Esta tesis pretendió evidenciar determinados contextos que revelan violenciasvividas en el correr de la escolaridad (enseñanza fundamental ymedia) por estudiantes de un curso de graduación en pedagogía y queapuntan a procesos de inclusión/exclusión escolar. Considerando esacuestión inicial, fue importante problematizar los contextos de violenciaescolares relatados por esos estudiantes, estableciendo la relación entreel espacio intramuros escuela y la sociedad; discutir las cuestionescentrales que se entrelazan en los discursos mencionados de los sujetosde investigación y entre ellos y aquellos constantes en los dispositivosjurídicos; contribuir para una mayor profundidad y abarcadura de losestudios que envuelven inclusión/exclusión y violencias, cotejando losdispositivos jurídicos que fundamentan las políticas nacionales de educacióninclusiva con los relatos escritos en memoriales descriptivos de lavida escolar de los referidos estudiantes. La investigación de cuño cualitativopretendió visibilizar las voces de los sujetos de investigación constituyendoun diálogo en que sus relatos fueran escuchados/oídos/sentidosen acuerdo con la posición alteritaria bakhtiniana. Los memoriales dela vida escolar, fuente documental, compusieron el ?corpus? de análisisjunto a otros relatos obtenidos en el ejercicio de las actividades docentesde la investigadora en la enseñanza superior y cotejados con los dispositivosjurídicos (Estatuto del Niño y del Adolescente Ley n.8069 del 13de julio de 1990, Constitución Federal de la República Federativa/1988)que amparan las hipotéticas teorías de las políticas públicas de educacióninclusiva en el país. Tales documentos orientaron el tema general de estatesis, cual sea: ?Agredidos y agresores? en el espacio intramuros de la escuelano se oponen uno a otro, pero constituyen un mismo proceso, en elcual las violencias y la inclusión/exclusión se convierten en el contenidoen/de la escuela. Contenido que es también constituido y constituidor decontextos sociales más amplios (relaciones sociales). El estudio partió dela suposición de que las violencias componen la tríada con la inclusión/exclusión, lugar donde la cuestión central de este estudio se coloca. Sepretendió visibilizar las contradicciones escolares que crean violenciasy que se distancian y se aproximan de las directrices y de los dispositivosde la denominada educación inclusiva, esos dispositivos que contradictoriamenteconstruyen procesos de exclusión. Como el conceptode violencias encuentra diferentes significados concordando con el tiempohistórico, las condiciones sociales y la cultura, las violencias fueronaquí entendidas como algo que fundamenta y representa las relacionesexistentes en esta sociedad, en que, al fundamentarlas, son base necesariaa los procesos de inclusión/exclusión escolar. La problemática delas llamadas violencias en la ?temporalidad? presente y mediada por lacomprensión de que el sujeto cartesiano, además de las relaciones sociales,es o no violento en si/para si. La violencia estructural de la esenciade la sociedad capitalista siendo ella producto social como expresión delos pilares necesarios para la sustentación del todo social y fundamentándolo,dilata esos pilares. Como referencia se asumen las hipótesis delmaterialismo histórico dialéctico y algunas aproximaciones con la teoríabakhtiniana, por medio de los conceptos que auxiliaron la comprensiónde los procesos escolares en que inclusión/exclusión y violencias estuvieronevidenciadas.Sousa, Ana Maria Borges deDa Ros, Silvia ZanattaUniversidade Federal de Santa CatarinaKern, Caroline2015-02-05T21:20:28Z2015-02-05T21:20:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 p.| il.application/pdf328222https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129649porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:20:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129649Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:20:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da Ros
title Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da Ros
spellingShingle Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da Ros
Kern, Caroline
Educação
Violencia na escola
Inclusão escolar
title_short Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da Ros
title_full Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da Ros
title_fullStr Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da Ros
title_full_unstemmed Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da Ros
title_sort Olha pra mim! inclusão/exclusão e violências nas memórias de estudantes de um curso de Pedagogia: Caroline Kern ; orientadora, Ana Maria Borges de Sousa, coorientadora, Silvia Zanatta Da Ros
author Kern, Caroline
author_facet Kern, Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Maria Borges de
Da Ros, Silvia Zanatta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kern, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Violencia na escola
Inclusão escolar
topic Educação
Violencia na escola
Inclusão escolar
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:20:28Z
2015-02-05T21:20:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328222
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129649
identifier_str_mv 328222
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 262 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187976980987904