Ferramenta pedagógica para o aprendizado clínico farmacêutico e farmacológico usando doenças inflamatórias intestinais como modelo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Schmidt, Larissa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216725
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (Mestrado Profissional), Florianópolis, 2020.
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spelling Ferramenta pedagógica para o aprendizado clínico farmacêutico e farmacológico usando doenças inflamatórias intestinais como modeloFarmacologiaDoenças Inflamatórias IntestinaisMedicamentosAssistência FarmacêuticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (Mestrado Profissional), Florianópolis, 2020.A Atenção Farmacêutica compreende um conjunto de ações que visa à prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde através do contato direto com o paciente e da interação com a equipe multiprofissional. O seguimento farmacoterapêutico é um dos macrocomponentes da Atenção Farmacêutica e existem várias metodologias distintas para a execução deste serviço, sendo elas adaptáveis ao ambiente e ao perfil dos pacientes que o receberão. As doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn e a colite ulcerativa são caracterizadas por apresentarem disfunções inflamatórias crônicas imunomediadas que afetam o trato gastrintestinal. Diversos estudos demonstraram a crescente incidência destas doenças em todo o mundo evidenciando a necessidade de políticas públicas de saúde que contribuam para o manejo das doenças e o bem-estar dos pacientes. A Farmácia Escola da Universidade da Região de Joinville é o local que fornece os medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, entre eles os que fazem parte do tratamento das doenças inflamatórias intestinais, aos moradores de Joinville. Os medicamentos são dispensados pelos acadêmicos do curso de Farmácia Universidade sob supervisão de farmacêuticos. O número de atendimentos diários realizados é bastante expressivo, dificultando a prestação de um serviço de atenção farmacêutica especializado. Diante disso, este trabalho buscou fornecer um meio para a execução de um serviço de atenção farmacêutica pautado nas metodologias preconizadas pela literatura, e, ainda, otimizar este serviço por meio de uma plataforma informatizada para que o tempo de atendimento seja reduzido, a execução seja padronizada e haja aprofundamento no aprendizado dos acadêmicos. Após a realização de visitas à Farmácia Escola e pesquisa sobre os modelos de seguimento farmacoterapêutico, atendimento farmacêutico e atenção farmacêutica, decidimos pela adaptação de um modelo de atenção farmacêutica voltado aos pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais, visando integrar a farmacoterapia prévia utilizada pelo paciente à farmacoterapia do componente especializado da assistência farmacêutica. Para tanto foi desenvolvida uma plataforma informatizada por meio da linguagem de programação Python organizando o atendimento nas etapas: estado situacional, dispensação do medicamento destinado ao tratamento da doença inflamatória intestinal, avaliação e retorno. O modelo de atendimento foi organizado detalhadamente de forma que o acadêmico construa o raciocínio clínico à medida que as etapas forem cumpridas, aliando os conhecimentos de farmacoterapia com os de farmacologia e buscando identificar, resolver e prevenir problemas relacionados aos medicamentos. Considerando que para pacientes com doenças crônicas a adesão é o fator predominante para o sucesso do tratamento, é nossa expectativa que a plataforma melhore a adesão dos pacientes, a eficiência do seguimento farmacoterapêutico e a aprendizagem dos acadêmicos. Finalmente, a plataforma pode ser facilmente adaptada para outras doenças e condições.Abstract: Pharmaceutical Care comprises a set of actions aimed at disease prevention, health promotion and recovery through direct contact with the patient and the interaction with the multidisciplinary team. Pharmacotherapeutic follow-up is one of the macro components of Pharmaceutical Care and there are several different methodologies to perform this service, which are adaptable to the environment and the profile of the patients who will receive it. Inflammatory bowel diseases such as Crohn's disease and ulcerative colitis are characterized by presenting immune-mediated chronic inflammatory disorders that affect the gastrointestinal tract. Several studies have demonstrated the increasing incidence of these diseases worldwide, highlighting the need for public health policies that contribute to the management of diseases and to the well-being of patients. The School of Pharmacy of Universidade da Região de Joinville is the place that supplies the medicines of the Specialized Component of Pharmaceutical Assistance, including those that are part of the treatment of inflammatory bowel diseases to the residents of Joinville. Medicines are dispensed by Pharmacy students at the University under the supervision of pharmacists. The number of daily visits performed is quite significant, making it difficult to provide an individual and specialized pharmaceutical care service. Therefore, this work sought to provide a means for the execution of a pharmaceutical care service based on the methodologies recommended by the literature, and also to optimize this service viable through a virtual platform so that the service time is reduced, the execution is standardized and the training of academic is improved. Following visits to the School Pharmacy and research on the models of pharmacotherapeutic follow-up, pharmaceutical service and pharmaceutical care, we developed of pharmaceutical care aimed at patients with inflammatory bowel diseases, focusing in to integrate the previous pharmacotherapy used by the patient with pharmacotherapy the specialized component of the pharmaceutical assistance. To achieve this aim, we adapted a virtual platform using the Python programming language, organizing the attendance in the following steps: situational status, dispensing of the drug intended for the treatment of inflammatory bowel disease, evaluation and return. The attendance model was organized in a way so that the academic builds clinical reasoning as the steps are accomplished, combining the knowledge of pharmacotherapy with that of pharmacology and seeking to identify, to solve and to prevent drug-related problems. Considering that to patients with chronic diseases, adherence is the predominant factor for a successful treatment it is our belief that the platform improves patient adhesion, the efficacy of pharmacotherapeutic follow-up and student knowledge. Finally, the platform can be easily formatted for other diseases and conditions.Assreuy, JamilUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmidt, Larissa2020-10-21T21:33:25Z2020-10-21T21:33:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis72 p.| il., gráfs.application/pdf369691https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216725porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:33:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216725Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:33:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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