Marketing de serviços: aplicabilidade do modelo conceitual de qualidade de serviço GAP Analysis em empresas de assessoria jurídica - estudo de caso na A. Augusto Grellert Advogados Associados
Ano de defesa: | 2008 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Idioma: | por |
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Florianópolis, SC
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Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Marketing de serviços: aplicabilidade do modelo conceitual de qualidade de serviço GAP Analysis em empresas de assessoria jurídica - estudo de caso na A. Augusto Grellert Advogados AssociadosEngenharia de produçãoQualidade dos serviçosMarketing de relacionamentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O Modelo Conceitual de Qualidade de Serviços Gap Analysis, estruturado por Parasuraman, Zeithaml e Berry, revela as exigências mais importantes para a prestação de serviços de alta qualidade. O modelo identifica cinco lacunas que levam ao fracasso na prestação de serviços, permitindo que empresas dos mais diversos segmentos possam monitorar a oferta de serviços e garantir a qualidade destes ao consumidor final. Este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicabilidade do modelo na análise de empresas de assessoria jurídica da região de Curitiba, quanto ao foco do marketing de relacionamento. Em termos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, devidamente sustentada por pesquisa bibliográfica, de campo e documental, que faz uso dos métodos quantitativo e o qualitativo. Por ser qualitativa, é também descritiva quanto ao grau de complexidade. É também exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema para torná-lo explícito, por prever entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema de pesquisa e por analisar exemplos que estimularão a compreensão da problemática. O instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado, aplicado com os gestores da empresa e seus clientes. Como resposta para a questão que norteou o estudo, de que forma o modelo Gap Analysis pode ser aplicado para se constituir numa ferramenta de diagnóstico e de gestão da qualidade dos serviços prestados por empresas de assessoria jurídica, sugere-se que a aplicação do modelo leve em conta a realidade e as peculiaridades de cada empresa. O modelo é perfeitamente adequado para ser usado como ferramenta de marketing de relacionamento por organizações de assessoria jurídica. The Gap Analysis Conceptual Model of Service quality, structured by Parasuraman, Zeithaml and Berry, reveals the most important demands for the high quality service rendering. The model identifies five gaps that lead to the service rendering failure, allowing the companies of the most diverse fields to monitor the offer of such service and garantee the quality of those to the final consumer. This paper has its objective to avaluate the applicability of such model in a legal outside counsil company in Curitiba's region, as to the relationship marketing focus. In methodological terms, it is a quality research, the exploratory tipe, sustained by a bibliographical research, of field and documental basis, that uses the quantity and quality methods. Result to the fact of being a quality research it is also described as to is complexibility degree. It is also exploratory, in the sense that searches to provide greater familiarity with the problem to make it explicit, for forecasting interviews with people that had practical experiences with such problem and for analising exemples that will extimulate the comprehension of such problems. The data collection instrument was the structured survey, applied to the company administrators and to its costumers. As an aswer to the question that lead to such study, in wich way can the Gap Analysis be applied to build a diagnosis and quality administration tool for the legal outside counsils, it is suggested that the model application have on mind the companies reality and peculiarities. The model is perfectly adequate to be used as a relationship marketing tool by outside legal counceling companies.Florianópolis, SCCardoso, Olga ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaDias Junior, Paulo da Silveira2012-10-23T22:29:54Z2012-10-23T22:29:54Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 92 f.| il.application/pdf261991http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91401porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:56:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91401Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:56:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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