A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Paz, Senhorinha de Jesus Pit
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102215
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_bed9f82a72196a22ed59b2c11ad64425
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102215
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003EducaçãoEducação infantilAvaliaçãoEducação infantilPlanejamentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Esta pesquisa tem como propósito investigar o fenômeno da avaliação na educação infantil, verificando sua ocorrência e caracterização nos programas e resumos dos trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd, num período de onze anos, de 1993 a 2003. O levantamento dos trabalhos nesse espaço foi realizado considerando as seguintes palavras-chave: avaliação, planejamento, proposta pedagógica. Foi elaborado um mapeamento dos trabalhos existentes na base da ANPEd em todos os GTs (grupos de trabalho) selecionando-se os referentes à educação infantil. A partir desse mapeamento foi possível destacar as referências mais freqüentes sobre a avaliação, comparar as diferentes matrizes e relacioná-las com as diretrizes contidas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- RCNEI. Com base nos trabalhos selecionados foi desenvolvido um estudo que teve como instrumento metodológico a análise de conteúdo, e como suporte teórico o que vem sendo indicado como uma possível Pedagogia da Educação Infantil. Através do trabalho realizado confirmou-se a reduzida existência de estudos sobre avaliação na educação infantil. Outro aspecto também evidenciado neste estudo foi que os modelos de avaliação na educação infantil geralmente se subordinam aos moldes do ensino fundamental, desconsiderando as especificidades da educação de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. This research has as purpose to investigate the phenomenon of the evaluation in the infantile education, verifying its occurrence and characterization in the programs and summaries of the texts presented in the Annual Meetings of the National Association of Research and Masters degree in Education - ANPEd, in an eleven year-old period, from 1993 to 2003. The investigation of the works in that space was accomplished considering the following key-words: evaluation, planning, and pedagogic proposal. A map of the existent texts in the base of ANPEd was elaborated in all the GTs (work groups) being selected the referring ones to the infantile education. Taking that picture as starting point was possible to highlight the most frequent references about the evaluation, to compare the different head offices and to relate them with the guidelines contained in the Curriculum of National Reference for the Infantile Education - RCNEI. Based on the selected works it was developed a study that had as methodological instrument the content analysis, and as theoretical support what comes being indicated as a possible Pedagogy of the Infantile Education. Through the accomplished work the reduced existence of studies was confirmed about evaluation in the infantile education. Another aspect also evidenced in this study it was that the evaluation models in the infantile education are generally subordinated to the molds of the fundamental teaching, disrespecting the specific characteristics that children's education in the age group of 0 to 6 years of age should have.Florianópolis, SCSilva Filho, João Josué daUniversidade Federal de Santa CatarinaPaz, Senhorinha de Jesus Pit2013-07-16T00:20:47Z2013-07-16T00:20:47Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf223344http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102215porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:16:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102215Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:16:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003
title A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003
spellingShingle A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003
Paz, Senhorinha de Jesus Pit
Educação
Educação infantil
Avaliação
Educação infantil
Planejamento
title_short A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003
title_full A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003
title_fullStr A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003
title_full_unstemmed A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003
title_sort A avaliação na educação infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003
author Paz, Senhorinha de Jesus Pit
author_facet Paz, Senhorinha de Jesus Pit
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, João Josué da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Senhorinha de Jesus Pit
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Avaliação
Educação infantil
Planejamento
topic Educação
Educação infantil
Avaliação
Educação infantil
Planejamento
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T00:20:47Z
2013-07-16T00:20:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 223344
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102215
identifier_str_mv 223344
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187797511962624