Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Brito, Vitor Hudson Pessoa de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216015
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2020.
id UFSC_c5cf137be2d2da5d3488f427850efbcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216015
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimentoFísicaJogos educativosMovimentoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2020.As escolas brasileiras têm uma realidade de pouca infraestrutura e métodos de ensino tradicionais. Enquanto isso, a geração atual está cada vez mais mergulhada em um mundo digital e não se sente motivada com a escola. Neste contexto, os jogos de videogame e têm assumido muita importância na vida dos adolescentes e jovens sendo que educadores de várias áreas têm desenvolvido estudos sobre como aplicá-los dentro da sala de aula. Este trabalho teve como objetivo utilizar um jogo de entretenimento aplicado ao ensino de Física, levantando dados sobre as condições para que uma atividade com jogo de entretenimento seja aplicada na escola e se essa atividade seria capaz de levar o aluno a uma apropriação de conhecimentos científicos. Foi apresentada uma sequência didática para ensino do Movimento Circular Uniforme (MCU) baseada na engenharia didática. Foi empregada a metodologia de sala de aula invertida e o jogo para smartphones SBK16© um simulador um de corridas de motocicletas. Ao final da sequência foi feita uma comparação entre conhecimentos adquiridos pelos alunos com aqueles levantados anteriormente através de um questionário e feita uma análise geral. Foram observados indícios de que houve um aprimoramento dos conhecimentos dos alunos acerca de elementos do MCU utilizando-se o jogo dentro da sequência didática.Abstract: Brazilian schools have a reality of little infrastructure and traditional teaching methods. Meanwhile, the current generation is increasingly immersed in a digital world and is note motivated by school. In this context, video games have assumed a lot of importance in the lives of adolescents and young people, and educators from various areas have developed studies on how to apply them within the classroom. This work aimed to use an entertainment game applied to the teaching of Physics, raising data on the conditions for an activity with an entertainment game to be applied at school and if this activity would be able to lead the student to an appropriation of scientific knowledge. A didactic sequence for teaching the Uniform Circular Movement (UCM) based on didactic engineering was presented. The inverted classroom methodology and the smartphone game SBK16©, a motorcycle racing simulator, were used. At the end of the sequence, a comparison was made between knowledge acquired by the students and those previously raised through a questionnaire, and a general analysis was made. There were signs that there was an improvement in the students' knowledge about elements of the UCM using the game within the didactic sequence.Segundo, Fábio RafaelGirardi, DanielUniversidade Federal de Santa CatarinaBrito, Vitor Hudson Pessoa de2020-10-21T21:24:41Z2020-10-21T21:24:41Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 p.| il.application/pdf369822https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216015porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:24:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216015Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:24:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento
title Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento
spellingShingle Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento
Brito, Vitor Hudson Pessoa de
Física
Jogos educativos
Movimento
title_short Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento
title_full Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento
title_fullStr Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento
title_sort Uma proposta de sequência didática para o ensino do movimento circular uniforme explorando jogo de entretenimento
author Brito, Vitor Hudson Pessoa de
author_facet Brito, Vitor Hudson Pessoa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Segundo, Fábio Rafael
Girardi, Daniel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Vitor Hudson Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Jogos educativos
Movimento
topic Física
Jogos educativos
Movimento
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:24:41Z
2020-10-21T21:24:41Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369822
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216015
identifier_str_mv 369822
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187973423169536