Avaliação da eficiência de terminais de contêineres: uma aplicação do método DEA com a inclusão de um insumo intangível

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Alves, Carlos Frederico
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214810
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2019
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spelling Avaliação da eficiência de terminais de contêineres: uma aplicação do método DEA com a inclusão de um insumo intangívelTransportesContainersPortosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2019A avaliação da eficiência de terminais de contêineres por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA) é uma ferramenta valiosa para o direcionamento assertivo de investimentos nesse setor de capital intensivo. Este estudo analisa o estado da arte em relação à utilização do método DEA para a avaliação da eficiência relativa no ambiente portuário e propõe a inclusão de um insumo intangível, relacionado à gestão dos terminais, nesse tipo de avaliação. A gestão de cada terminal foi avaliada com base na contemplação ou não de uma série de itens relacionados à gestão estratégica e operacional, agrupando-se os terminais conforme o número de itens contemplados, e classificando-os em uma escala ordinal. Para a verificação da relevância e efeitos da inclusão desse insumo intangível, a eficiência relativa de 13 terminais brasileiros de contêineres foi avaliada por meio da aplicação do modelo IDEA-CRS, que possibilita o tratamento adequado a variáveis de natureza qualitativa, considerando-se a orientação para a maximização de um único produto, a movimentação anual de contêineres, mantidos constantes os insumos relacionados à infraestrutura, superestrutura e à gestão dos terminais. Dos 13 terminais avaliados, apenas 3 mostraram-se eficientes, sendo que dois deles possuem as estruturas de gestão menos robustas entre as avaliadas, e o terceiro, que contempla todos os itens de gestão analisados, é o terminal com o maior volume de contêineres movimentados no ano-base entre os avaliados. Os resultados mostraram a relevância da inclusão da variável intangível analisada, indicando que, caso os dois primeiros terminais eficientes citados invistam em instrumentos de gestão, é necessário que ambos ampliem sua movimentação anual para que se mantenham avaliados como eficientes, ainda que os resultados indiquem que os terminais com estruturas de gestão mais robustas não são, necessariamente, os mais eficientes.Abstract : The assessment of container terminals efficiency through Data Envelopment Analysis (DEA) is a valuable tool to ensure accurate investment decisions in this capital-intensive industry. This study analyses the state of the art on the application of DEA method to assess the efficiency in the port industry and proposes the inclusion of an intangible input related to the terminals management in this kind of evaluation. This intangible input was measured based on the fulfillment or not of a set of strategic and operational management items by each terminal covered in the study, grouping the terminals according to the number of items fulfilled, and ranking them on an ordinal scale. In order to verify the relevance and effects of this managerial input inclusion in the evaluation, the relative efficiency of 13 Brazilian container terminals was assessed through the application of the IDEA-CRS model, which enables the appropriate handling of qualitative variables, with the orientation to the maximization of a single product, the annual container throughput, having the inputs related to infrastructure, superstructure and management unchanged. Only 3 of the 13 terminals evaluated were assessed as efficient, two of which were placed among the least robust managerial structure terminals group, and the other efficient terminal, which fulfills all the management items analyzed, is the one with the largest volume of container throughput among the terminals evaluated in the year of analysis. The results express the relevance of including this intangible variable in the analysis, indicating that if the two former efficient terminals quoted invest in managerial issues, it will be necessary that the both terminals raise their annual container throughput in order to keep the efficient index, although the results show that the terminals with the most robust management structure are not necessary the most efficient ones.Seabra, FernandoUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Carlos Frederico2020-10-21T21:09:56Z2020-10-21T21:09:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf363417https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214810porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:09:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214810Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:09:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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