A filosofia da vida (Lebensphilosophie) de Wilhelm Dilthey e a formação humana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Cesar, Rodrigo Abrantes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235632
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
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spelling A filosofia da vida (Lebensphilosophie) de Wilhelm Dilthey e a formação humanaEducaçãoEducaçãoEpistemologiaHermenêuticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.A presente tese situa-se no horizonte da Filosofia da educação, investigando a repercussão à formação humana da filosofia da vida (Lebensphilosophie) que emerge da fundamentação das Ciências do espírito (Geisteswissenschaften) desenvolvida por Wilhelm Dilthey (1833 -1911). O horizonte filosófico-teórico de Dilthey situa-se entre a epistemologia e a hermenêutica. A epistemologia norteia seus principais objetivos, quais sejam: fundamentar as ciências humanas e consolidar um campo de investigação científica independente das ciências da natureza (Naturwissenschaften). A hermenêutica é inserida ao longo do amadurecimento de sua obra enquanto o método de investigação das ciências humanas, sobretudo por meio da compreensão e do método compreensivo (um contraponto à explicação, própria das ciências naturais). Do pensamento diltheyano, que transita por estes dois horizontes, emerge uma filosofia da vida, que tanto busca por estruturas, regularidades e admite certas universalidades, quanto considera o histórico, o singular, as vivências e o enigmático. Por meio da categoria vida, as multiplicidades das manifestações vitais do homem no âmbito da cultura são aproximadas como manifestações de uma vida mesma. A vida admite contradições (diferença-universalidade, compreensão-incognoscibilidade, regularidade-transitoriedade, etc.) e suas expressões podem ser compreendidas dentro de um limite dado pela própria vida. Busca-se, na presente tese, compreender como a filosofia da vida diltheyana pode repercutir na formação humana. Parte-se das indagações: Como seria uma formação que toma a vida como centralidade? Buscar por fundamentos, conhecimentos seguros e regularidades dentro de um limite histórico/temporal e epistemológico e, ainda assim, considerar as vivências, o singular e a diferença, traz algum efeito sobre a formação humana? Qual seria o contributo do horizonte diltheyano aos nossos tempos em relação à formação humana? Tal problemática está relacionada, sobretudo, a como Dilthey transita entre a epistemologia- buscando por fundamentos para uma forma específica de cientificidade atrelada à vida - e a hermenêutica, enquanto possibilidade de interpretação da vida em seus aspectos subjetivos. A partir da compreensão do entrelaçamento de tais dimensões expressivas da vida, busca-se interpretar se, ao conciliar elementos transitórios e inapreensíveis (que podem suscitar ao homem um afastamento crítico do mundo e uma autorreflexão) com a possibilidade de compreender com certa segurança o mundo histórico (que podem conceder ao homem segurança para a ação prática), há, também, uma dimensão na filosofia da vida diltheyana que repercute na formação humana. Trazemos como principais contribuições de Dilthey à Educação a possibilidade de, por meio da noção de vida, tratar filosoficamente da formação humana sem recorrer a fundamentos metafísicos e, também, pensar a formação humana enquanto algo dotado de fluidez que se dá no tempo presente e é permeada por aspectos compreensíveis e seguros, possuindo uma dimensão epistemológica e histórica, mas também pela criação e pela vivência, possuindo uma dimensão estética.Abstract: This thesis is situated in the horizon of the Philosophy of Education, investigating the repercussions to the human formation of the philosophy of life (Lebensphilosophie) that appears from the foundation of the Sciences of the Spirit (Human Sicences) (Geisteswissenschaften) theorized by Wilhelm Dilthey (1833-1911). Dilthey's philosophical-theoretical horizon is between epistemology and hermeneutics. Epistemology guides Dilthey?s main objectives, which are: founding the human sciences and consolidating a field of scientific investigation independent of the natural sciences (Naturwissenschaften). Hermeneutics is inserted in this context through the ripeness of his work as a method of investigation of the human sciences, especially through the method of understanding and comprehending (a counterpoint to explanation, typical of the natural sciences). From Dilthey?s thought, which travels through these two horizons, a philosophy of life emerges; both searches for structures, regularities and accepts certain universalities, and considers the historical, the singular, the experiences and the enigmatic. Through the category of life, the multiplicities of man's vital manifestations within the scope of culture are approximated as manifestations of a life itself. Life accepts contradictions (difference-universality, comprehension-unknowability, regularity-transience, etc.) and their expressions can be understood with a limit given by life itself. This thesis wants to understand how Dilthey?s philosophy of life can affect human formation. The following question are fundamental: What would na education that takes life as centrality be like? Searching for foundations, secure knowledge and regularities within a historical/temporal and epistemological limit and, even so, considering the experiences, the singular and the difference, does it have any effect on human formation? What would be the contribution of Dilthey?s horizon to our times in relation to human formation? This problem is related, above all, to how Dilthey transits between epistemology - searching for foundations for a specific form of scientificity linked to life - and hermeneutics, as a possibility of interpreting life in its subjective aspects. Based on the understanding of the intertwining of such expressive dimensions of life, we want to interpret whether, by reconciling transitory and inapprehensible elements (which can provoke a critical detachment from the world and a self-reflection in man) with the possibility of understanding the world with certain security (which can give man security for practical action), there is also a dimension in Dilthey?s philosophy of life that has repercussions on human formation. We bring as Dilthey's main contributions to Education: the possibility of, through the notion of life, philosophically dealing with human formation without resorting to metaphysical foundations and, also, thinking about human formation as something endowed with fluidity that takes place in the present time and is permeated by understandable and safe aspects, having an epistemological and historical dimension, but also by creation and experience, having an aesthetic dimension.Moura, Rosana Silva deUniversidade Federal de Santa CatarinaCesar, Rodrigo Abrantes2022-06-14T23:18:47Z2022-06-14T23:18:47Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis154 p.application/pdf376581https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235632porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-14T23:18:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235632Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-14T23:18:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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