Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida Paulista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Souza, Martha Júlia Martins de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174699
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2016.
id UFSC_c886c0aa2bbe716fa446792acb4be03c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174699
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida PaulistaLíngua inglesaSemióticaFuncionalismo (Linguística)Ciências sociaisFilosofiaLingüísticaPublicidadeAspectos sociaisSão Paulo (SP)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2016.Abstract : This investigation addresses a semiotic investigation of advertisements at Avenida Paulista and subway stations in São Paulo in the context of a liquid modernity society influenced by the effects of neoliberalism. In this context, the present work investigates visual and textual elements of ads collected from three subway stations at Avenida Paulista (Brigadeiro, Trianon-Masp and Consolação), in order to reveal the meanings and values behind the process of text production. The analysis carried out here is based on the critical lenses of Systemic Functional Linguistics (Halliday & Matthiessen, 2004) and Social Semiotics (Kress & van Leeuwen, 2006) that will examine the aspects of Mood and Modality present in the texts. Moreover, the perspective of social theories (Bauman, 2000, 2007-1, 2007-2; Harvey, 2005; 2012), tackles and expands the relation between text and social context. The objectives pursued by this study was to: 1) to identify and describe possible interferences of the neoliberal ideology, 2) to interpret the visual and verbal meanings according to the discussion proposed by the authors used in the neoliberalism/liquid modernity society debate; and 3) to reflect on how the neoliberal discourse encourages a consumerist attitude on individuals. At a more descriptive level, results show that: i) there is a predominance of neoliberal characteristics on the ads, such as interconnectivity, cult of personality, meritocracy, just to mention a few ii) certain individuals are excluded from the ads representation, while others are put in evidence; iii) the representation of women is still related to beauty and cosmetics while men embody a more professional/serious role; iv) ads at Avenida Paulista are more up-to-dated, dynamic and interactive, while ads from the stations were less varied and traditional when comes to format; v) language exchange focused more on declarative sentences (50%), followed by imperatives (27%), nominal clauses (21%) and interrogatives (2%), which indicates that ad producers are more interested in convincing potential consumers by being assertive rather than impose an authoritative discourse. At a more interpretative level, individuals are not only lead to an unceasing pursuit for commodities, but they are also encouraged to behave differently in terms of lifestyle and social relations.<br>Esta investigação aborda uma análise semiótica da publicidade na Avenida Paulista e estações de metrô em São Paulo, no contexto da sociedade líquida moderna, influenciada pelos efeitos do neoliberalismo. Nesse contexto, o presente trabalho investiga elementos visuais e textuais dos anúncios coletados de três estações de metrô na Avenida Paulista (Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação), com o intuito de revelar os significados e valores por trás do processo de produção textual. A análise conduzida aqui é baseada na visão crítica da Linguística Sistêmica Funcional (Halliday & Matthiessen, 2004), Semiótica Social (Kress & van Leeuwen, 2006), que irão examinar aspectos de Modo e Modalidade presente nos textos. Além disso, a perspectiva das teorias sociais (Bauman, 2000, 2007-1, 2007-2; Harvey, 2005; 2012), abordam e expandem a relação entre texto e contexto social. Os objetivos buscados nesse estudo foram: 1) identificar e descrever possíveis interferências da ideologia neoliberal, 2) interpretar os significados visuais e verbais de acordo com a discussão proposta pelos autores usados no debate sobre neoliberalismo / sociedade líquido-moderna, e 3) refletir sobre como o discurso neoliberal encoraja uma atitude consumista nos indivíduos. Em nível mais descritivo, os resultados mostram que: i) há predominância de características neoliberais nos anúncios, como a interconectividade, culto à personalidade, meritocracia, apenas para citar alguns, ii) alguns indivíduos são excluídos da representação dos anúncios, enquanto outros são colocados em evidência; iii) a representação da mulher ainda está relacionada a beleza e cosméticos, enquanto homens incorporam um papel mais profissional/ sério, iv) os anúncios na Avenida Paulista são mais atualizados e interativos enquanto anúncios das estações são menos variados e tradicionais no que diz respeito a formato; v) o intercâmbio linguístico focaliza mais em sentenças declarativas (50%), seguidas por imperativos (27%), orações nominais (21%) e interrogativas (2%), o que indica que os produtores dos anúncios estão mais interessados em convencer os compradores em potencial por ser assertivo do que impor um discurso autoritário. Em nível interpretative, os indivíduos não apenas são levados a uma incessante busca por produtos, mas eles são também encorajados a comportarem-se diferentemente no que diz respeito a estilo de vida e relações sociais.Coulthard, MalcolmSouza, Lynn Mario Trindade Menezes deUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Martha Júlia Martins de2017-04-11T04:15:34Z2017-04-11T04:15:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il.application/pdf344853https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174699engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T04:15:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174699Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-11T04:15:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida Paulista
title Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida Paulista
spellingShingle Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida Paulista
Souza, Martha Júlia Martins de
Língua inglesa
Semiótica
Funcionalismo (Linguística)
Ciências sociais
Filosofia
Lingüística
Publicidade
Aspectos sociais
São Paulo (SP)
title_short Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida Paulista
title_full Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida Paulista
title_fullStr Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida Paulista
title_full_unstemmed Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida Paulista
title_sort Advertising in (neo) liberal times: a socio-semiotic investigation at Avenida Paulista
author Souza, Martha Júlia Martins de
author_facet Souza, Martha Júlia Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coulthard, Malcolm
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Martha Júlia Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Semiótica
Funcionalismo (Linguística)
Ciências sociais
Filosofia
Lingüística
Publicidade
Aspectos sociais
São Paulo (SP)
topic Língua inglesa
Semiótica
Funcionalismo (Linguística)
Ciências sociais
Filosofia
Lingüística
Publicidade
Aspectos sociais
São Paulo (SP)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-11T04:15:34Z
2017-04-11T04:15:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 344853
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174699
identifier_str_mv 344853
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174699
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187736505810944