Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89072 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_c9be273370d4793ed8cc32dc5dd5bf97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89072 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianasEducaçãoCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaNa atualidade há uma grande confusão quando se discute sobre as variadas metodologias baseadas no desenvolvimento de projetos no ambiente escolar. Simultaneamente há a proposição dos órgãos governamentais para que se aplique um ensino baseado em projetos e que se desenvolva habilidades no ensino de ciências. Neste contexto, nos questionamos até que ponto os estudantes conseguem aproximar o conhecimento cotidiano do conhecimento científico através dos Projetos de Trabalho. Assim, objetivamos verificar se os Projetos de Trabalho oferecem meios para que estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental consigam desenvolver as habilidades propostas pela teoria dos Projetos de Trabalho e o conhecimento científico escolar. Também buscamos verificar se os Projetos de Trabalho oferecem meios para que estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental consigam aplicar os conhecimentos e habilidades apreendidos na disciplina de ciências em outras situações do seu cotidiano. Para tanto, elaboramos e desenvolvemos uma seqüência didática baseada na metodologia de Projetos de Trabalho, por meio da qual buscamos identificar o desenvolvimento de alguns conhecimentos científicos escolares e de algumas habilidades e a possível transferência destes para outras situações do cotidiano dos alunos. Como resultado, apontamos que a metodologia baseada nos Projetos de Trabalho proporciona o desenvolvimento da compreensão de que a ciência ajuda a interpretar o mundo que nos cerca, mas principalmente podemos inferir sobre o desenvolvimento de algumas habilidades tais como: argumentar, relacionar, identificar, decidir e apresentar.Florianópolis, SCPinheiro, Terezinha de FatimaUniversidade Federal de Santa CatarinaHansen, Michele Facin2012-10-22T16:28:12Z2012-10-22T16:28:12Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf232095http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89072porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T16:38:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89072Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:38:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas |
title |
Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas |
spellingShingle |
Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas Hansen, Michele Facin Educação Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino |
title_short |
Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas |
title_full |
Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas |
title_fullStr |
Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas |
title_full_unstemmed |
Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas |
title_sort |
Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas |
author |
Hansen, Michele Facin |
author_facet |
Hansen, Michele Facin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Terezinha de Fatima Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hansen, Michele Facin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino |
topic |
Educação Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T16:28:12Z 2012-10-22T16:28:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
232095 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89072 |
identifier_str_mv |
232095 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785188012789858304 |