Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Hansen, Michele Facin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89072
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_c9be273370d4793ed8cc32dc5dd5bf97
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89072
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianasEducaçãoCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaNa atualidade há uma grande confusão quando se discute sobre as variadas metodologias baseadas no desenvolvimento de projetos no ambiente escolar. Simultaneamente há a proposição dos órgãos governamentais para que se aplique um ensino baseado em projetos e que se desenvolva habilidades no ensino de ciências. Neste contexto, nos questionamos até que ponto os estudantes conseguem aproximar o conhecimento cotidiano do conhecimento científico através dos Projetos de Trabalho. Assim, objetivamos verificar se os Projetos de Trabalho oferecem meios para que estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental consigam desenvolver as habilidades propostas pela teoria dos Projetos de Trabalho e o conhecimento científico escolar. Também buscamos verificar se os Projetos de Trabalho oferecem meios para que estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental consigam aplicar os conhecimentos e habilidades apreendidos na disciplina de ciências em outras situações do seu cotidiano. Para tanto, elaboramos e desenvolvemos uma seqüência didática baseada na metodologia de Projetos de Trabalho, por meio da qual buscamos identificar o desenvolvimento de alguns conhecimentos científicos escolares e de algumas habilidades e a possível transferência destes para outras situações do cotidiano dos alunos. Como resultado, apontamos que a metodologia baseada nos Projetos de Trabalho proporciona o desenvolvimento da compreensão de que a ciência ajuda a interpretar o mundo que nos cerca, mas principalmente podemos inferir sobre o desenvolvimento de algumas habilidades tais como: argumentar, relacionar, identificar, decidir e apresentar.Florianópolis, SCPinheiro, Terezinha de FatimaUniversidade Federal de Santa CatarinaHansen, Michele Facin2012-10-22T16:28:12Z2012-10-22T16:28:12Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf232095http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89072porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T16:38:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89072Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:38:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas
title Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas
spellingShingle Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas
Hansen, Michele Facin
Educação
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
title_short Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas
title_full Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas
title_fullStr Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas
title_full_unstemmed Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas
title_sort Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas
author Hansen, Michele Facin
author_facet Hansen, Michele Facin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Terezinha de Fatima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hansen, Michele Facin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
topic Educação
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T16:28:12Z
2012-10-22T16:28:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 232095
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89072
identifier_str_mv 232095
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188012789858304