Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Volken, Luciane
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95622
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
id UFSC_cbef90fc6aa6a2ca1bfe4d361519e3b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95622
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandosEducaçãoEscolas publicasPlanejamentoSanta CatarinaSanta CatarinaInovações educacionaisPratica de ensinoAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011Este trabalho apresenta "Os espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos" com o objetivo de investigar empiricamente a capacidade de inovação das escolas considerando as possibilidades existentes tanto teoricamente quanto legalmente a partir dos PCNs, visando suscitar possíveis discussões sobre a re-organização das práticas pedagógicas da escola pública. Para isso, o estudo procurou se embasar em indicativos legais e em autores como Arroyo (1986) e Beherens (1996) numa abordagem sobre a formação humana e sobre espaços educativos que respeitam a diversidade, respectivamente. Autores como Kenski (2000), Alves (2004), Cardoso e Souza (2007) trazem os espaços-tempos escolares como elementos fundamentais nas aprendizagens dos educandos, não os considerando espaços de neutralidade. Compreende-se ainda que os espaços e tempos de aprendizagens das instituições envolvidas no estudo podem, através de suas práticas pedagógicas, articular-se à realidade social do aluno, abrangendo toda a comunidade escolar para além dos muros da instituição. Este trabalho foi elaborado com base na pesquisa empírico-teórica com uma abordagem investigativa de enfoque qualitativo a partir da coleta de dados de três experiências bem sucedidas no Estado de Santa Catarina, as quais se destacaram na melhoria da qualidade de ensino de seus alunos e uma instituição de ensino pós-médio que se destaca pela forma que administra o tempo para o ensino profissionalizante de jovens rurais. Deste modo, foi possível analisar, através de uma visão ampliada, o que é considerado espaço escolar para estas instituições ao promoverem uma educação integradora com a participação de todos: comunidade, pais e alunos. Busca-se, ainda, provocar futuras reflexões sobre por que, apesar de se ter o amparo legal e teórico para diferentes possibilidades de organização do espaço e tempo escolar, poucos ousam utilizá-los no dia-a-dia das escolas.Florianópolis, SCBittencourt, Neide ArriasUniversidade Federal de Santa CatarinaVolken, Luciane2012-10-26T04:03:43Z2012-10-26T04:03:43Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 p.| il., tabs.application/pdf296093http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95622porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T13:21:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95622Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T13:21:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos
title Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos
spellingShingle Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos
Volken, Luciane
Educação
Escolas publicas
Planejamento
Santa Catarina
Santa Catarina
Inovações educacionais
Pratica de ensino
Aprendizagem
title_short Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos
title_full Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos
title_fullStr Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos
title_full_unstemmed Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos
title_sort Os Espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos
author Volken, Luciane
author_facet Volken, Luciane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt, Neide Arrias
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Volken, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolas publicas
Planejamento
Santa Catarina
Santa Catarina
Inovações educacionais
Pratica de ensino
Aprendizagem
topic Educação
Escolas publicas
Planejamento
Santa Catarina
Santa Catarina
Inovações educacionais
Pratica de ensino
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T04:03:43Z
2012-10-26T04:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 296093
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95622
identifier_str_mv 296093
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187718292045824