Avaliação da efetividade de um programa de ensino para desenvolver comportamentos profissionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Archer, Aline Battisti
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226787
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
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spelling Avaliação da efetividade de um programa de ensino para desenvolver comportamentos profissionaisPsicologiaPessoalEnsino profissionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.No contexto das organizações é frequente a ocorrência de problemas de desempenho de profissionais. Essas situações ocorrem muitas vezes devido à ausência de uma descrição de processos comportamentais que tais profissionais devem executar ou devido à pouca clareza, precisão e reprodutibilidade dessa descrição. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a efetividade de um programa de ensino para desenvolver comportamentos profissionais da classe geral ?descrever os próprios processos comportamentais em organizações de modo que esses sejam reproduzíveis por outras pessoas?. A pesquisa é composta por dois estudos: Estudo 1, constituído pelos objetivos específicos (a) propor um sistema comportamental referente à tal classe geral de comportamentos e (b) elaborar condições de ensino para desenvolver essa classe; e o Estudo 2, cujo objetivo foi avaliar a efetividade do programa de ensino elaborado. A proposição do sistema comportamental ocorreu enfaticamente baseada no capítulo do livro escrito por Daniels e Bailey (2014), acerca do pinpointing, e na noção de comportamento examinada por Botomé (2001). Por meio do processo de decomposição de comportamentos e, com base nas contribuições desses autores, foram identificadas 167 classes de comportamentos constituintes do sistema comportamental. A partir desse sistema e baseado no conhecimento produzido na área denominada programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos, foi construído o material de ensino ?Descrição dos próprios processos comportamentais em organizações de modo que esses sejam reproduzíveis por outras pessoas?, para desenvolver 161 classes de comportamentos do sistema comportamental. O Programa de Ensino foi executado em uma organização privada de logística de alimentos do Sul do país. Foram aprendizes desse programa 11 profissionais da organização, que constituíram dois grupos: o grupo Gerência, composto por quatro gerentes de diferentes setores e o grupo Supervisão e Operações, composto por sete profissionais com diferentes cargos e de diferentes setores. O Programa de Ensino foi executado em encontros coletivos semanais de três horas cada. A efetividade desse programa foi avaliada com base em medidas coletadas antes, durante, ao final e após a execução do Programa, em relação a algumas variáveis constituintes das três dimensões do Modelo de Avaliação de Efetividade de Programas de Ensino para Profissionais, proposto nesta pesquisa: (1) Desenvolvimento de comportamentos-objetivo para lidar com problemas ou necessidades em contexto de atuação profissional; (2) Percepção dos aprendizes acerca de aspectos que compõem o programa de ensino e da utilidade desse programa; e, (3) Outras decorrências do programa de ensino para os aprendizes e para a organização. De modo geral, as contingências dispostas no Programa foram efetivas para desenvolver as classes de comportamentos selecionadas para serem ensinadas. Os aprendizes avaliaram positivamente o Programa e o consideraram útil. Além disso, tais contingências viabilizaram outras decorrências para os aprendizes, como apresentação de comportamentos não diretamente ensinados no Programa. Descobertas mais minuciosas quanto ao que ainda precisa ser aperfeiçoado no Programa e o que é relevante ser mantido foram realizadas a partir do exame da ocorrência e das propriedades dos erros de desempenho dos aprendizes, de modo integrado aos outros tipos de dados e à luz das características do Programa. Com base nesse tipo de exame foi descoberto, por exemplo, que há necessidade de aprimorar critérios de composição dos grupos do Programa, de variar os tipos de exemplos e os exercícios existentes no material de ensino, e que a escolha da classe de comportamentos a ser ensinada foi pertinente, uma vez que os aprendizes, após participarem do Programa, passaram a elaborar descrições de processos comportamentais para gerir o trabalho de outros profissionais e o seu. Da perspectiva da atuação do profissional responsável pelo ensino, tal tipo de exame revelou quais decisões tomou acertadamente e quais ainda precisam ser reavaliadas e alteradas. Avaliar a efetividade de um programa de ensino é um comportamento profissional fundamental para que o responsável pelo ensino aprimore sua atuação, de modo a cumprir seu compromisso ético e social: promover o desenvolvimento de comportamentos socialmente relevantes.Abstract: Performance problems are frequent among professionals in organizations, and often occur due to the absence of a description of behavioral processes that these professionals must perform or due to the lack of clarity, precision and reproducibility of that description. That said, the purpose of this research was to evaluate the effectiveness of a teaching program to develop professional behaviors of the general class \"to describe your own behavioral processes in organizations so that they are reproducible by other people\". The research is composed of two studies: Study 1, consisting of the specific objectives (a) to propose a behavioral system about the general class of behaviors and (b) to elaborate teaching conditions to develop this class; and Study 2, whose objective was to evaluate the effectiveness of the teaching program elaborated. The proposal of the behavioral system was emphatically based on a book chapter written by Daniels and Bailey (2014), about pinpointing, and on the concept of behavior examined by Botomé (2001). Through the process of decomposition of behaviors and based on the contributions of these authors, 167 classes of behaviors constituting the behavioral system were identified. With this system and based on the programming conditions for behaviors development?s field of knowledge, a teaching material named ?Description of your own behavioral processes in organizations so that they are reproducible by other people? was created in order to develop 161 classes of behaviors of the behavioral system. The Teaching Program was carried out in a private food logistics organization in the south of Brazil. Eleven professionals from the organization were apprentices of this program, who formed two groups: the Management group, with four managers from different sectors and the Supervision and Operations group, with seven professionals of different working positions from different sectors. The Teaching Program occurred in weekly collective meetings of three hours each. The program effectiveness was evaluated through measures collected before, during, at the end and after the Program execution. Such measures were related to some of the three dimensions constituent variables of the Evaluation Model for Teaching Programs for Professionals? Effectiveness, proposed in this research: (1) Development of objective behaviors to deal with problems or needs in professional practice context; (2) Learners' perception of aspects that constitute the teaching program and the usefulness of that program; and, (3) Other teaching program?s consequences for the apprentices and for the organization. In general, the contingencies set out in the Program were effective in developing the classes of behaviors selected to be taught. The apprentices positively evaluated the Program and found it useful. In addition, such contingencies made other consequences possible for apprentices, such as the presentation of behaviors not directly taught in the Program. More detailed discoveries were made regarding aspects that still need to be improved in the Program and aspects that are relevant to be maintained, all based on the examination of the apprentices' performance errors occurrence and properties. Such examination was performed in an integrated way with the other data types and in light of the Program?s characteristics. Because of this examination, it was discovered, for example, the necessity to improve the group composition criteria in the program and to diversify the types of examples and exercises used in the teaching material. In addition, it was found that the behavior category chosen to be taught was pertinent, since after participating in the program, the apprentices started to elaborate descriptions of behavioral processes to manage other professionals work and their own. Regarding the performance of the professional responsible for teaching, this type of examination revealed which decisions he made correctly and which ones still need to be reevaluated and changed. Assessing a teaching program effectiveness is a fundamental professional behavior for the person responsible for teaching in order to improve his performance, and to fulfill his ethical and social commitment: promoting the development of socially relevant behaviors.Cruz, Roberto MoraesGusso, Helder LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaArcher, Aline Battisti2021-08-23T14:00:52Z2021-08-23T14:00:52Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1063 p.| il., tabs.application/pdf372437https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226787porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:00:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226787Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:00:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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