As implicações dos 4 P's do mix mercadológico no comércio eletrônico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Dacol, Alessandra Oliveira Probst
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86608
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling As implicações dos 4 P's do mix mercadológico no comércio eletrônico: um estudo de casoEngenharia de produçãoComércio eletrônicoMarketing de relacionamentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação surgiu, a partir de um questionamento sobre o quê aconteceria com o Mix de Marketing tradicional - os 4 P's: produto, preço, praça e promoção - face ao novo meio de comercialização: ambiente virtual, proporcionado pela Internet. Esta análise teve a sua realização permeando o modelo do composto de marketing criado pelo professor E. J. McCarthy, no atual contexto mundial e dinâmico, global e competitivo: como as organizações estão se adaptando ao surgimento de novas tecnologias, mídias e suas ferramentas em relação às mudanças que estão ocorrendo no mercado. A procura da compreensão deste novo ambiente de negócios criado pela Internet e respectivo e-commerce, é alvo de intermináveis e constantes discussões. As diferenças e as semelhanças entre o mundo real, já estabelecido, e o mundo virtual, em contínua transformação, aguça um estudo mais apurado da ferramenta Mix de Marketing nesta transição e contexto. Baseado neste questionamento edificou-se este trabalho que apresenta como seu principal objetivo, analisar como o mercado vem se posicionando e se adaptando, se este for o caso, ao surgimento das novas tecnologias, ferramentas e mídias, bem como, o comportamento e as reações desta "nova geração" do mercado consumidor. A dissertação faz um paralelo entre os métodos e as tecnologias utilizadas pelas empresas para fidelizar seus clientes, ontem e hoje, com as necessidades do marketing e a sua evolução cronológica que acompanha as mutações nas orientações empresariais. O comércio eletrônico, que disponibiliza praticamente tudo por meio da Internet, e na avaliação de muitos especialistas, a mais forte onda de mudança identificada na chamada "Nova Economia", é considerado neste processo, bem como, são analisados os quatro componentes do composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção), frente ao novo modus operandi do comércio e o impacto desta nova tecnologia sobre os hábitos do consumidor. Salientam-se também os aspectos adaptativos observados pela literatura especializada, permitindo assim, a criação de referenciais para uma gestão estratégica pertinente a esta nova tecnologia de informação enfatizando o marketing de relacionamento. A pesquisa conduzida é qualitativa. Foi elaborado um questionário, e aplicado como uma entrevista em uma empresa localizada na cidade de Florianópolis. A complexidade da pesquisa é do tipo descritiva, fazendo uso do estudo de caso e complementada pela pesquisa bibliográfica. O presente estudo conclui em linhas gerais que, o grande trunfo das empresas, e que realmente será uma vantagem competitiva de peso dentro deste novo contexto, será descobrir o que o consumidor quer e estar sempre apto a lhe oferecer. A compreensão corrente, é de que a segmentação ocorrerá cada vez mais rápido, e dentro dessa perspectiva o cuidado que deveremos ter, é sempre averiguar objetivamente, todas as possibilidades de realização do mercado, partindo de suas necessidades imediatas. A Internet por se tratar de um meio de comercialização diferente do que até então foi utilizado, é que deve ser tratada de maneira diferenciada pelas organizações. O que difere neste contexto não é a idéia original dos 4 P's, e sim uma reformulação dessas atividades para uma melhor adaptação a esta nova forma de comércio que é a Internet.Florianópolis, SCSilva, Harrysson Luiz daUniversidade Federal de Santa CatarinaDacol, Alessandra Oliveira Probst2012-10-21T08:42:39Z2012-10-21T08:42:39Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis197 f.| tabs.application/pdf193791http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86608porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T07:08:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86608Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T07:08:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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