Reflexões sobre o ensino de libras como L2 para crianças ouvintes no contexto de escolas regulares inclusivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Sousa, Danielle Vanessa Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182694
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
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spelling Reflexões sobre o ensino de libras como L2 para crianças ouvintes no contexto de escolas regulares inclusivasLingüísticaEducação inclusivaLíngua brasileira de sinaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.Pesquisas sobre o ensino de Libras como L2 para crianças ouvintes ainda são incipientes e, visando contribuir com a expansão deste campo, a presente pesquisa envolveu a realização de atividades lúdicas em Libras com turmas de crianças ouvintes, bem como uma reflexão crítica sobre esse processo. O objetivo geral do projeto foi o de introduzir e aprimorar o ensino da Libras como L2 no contexto da educação infantil, explorando ideias do campo de metodologias de ensino de L2 nessas atividades, envolvendo educadores ouvintes e surdos ao longo das diferentes etapas da pesquisa e buscando identificar os aspectos socioculturais e situacionais que se mostravam relevantes no processo. De modo a fundamentar teoricamente essa reflexão, voltamos nossa atenção para os campos da educação bilíngue/plurilíngue (CÉSAR; CAVALCANTI, 2007; GARCIA, 2009, LEITE, 2008; MCCLEARY, 2006), em especial a educação voltada a grupos sociais e linguísticos minoritários (CÉSAR; CAVALCANTI, 2007; MAHER, 2007), tal como a educação de pessoas surdas (CAPOVILLA, 2000; SKLIAR, 2000; WILCOX, 1994). Nesse campo, consideramos como possíveis concepções acerca da surdez eda Libras (STOKOE, 1960; KLIMA E BELLUGI, 1979; MCCLEARY E VIOTTI, 2011) que podem orientar a relação entre pessoas surdas e ouvintes. Além disso, pelo fato de nossa análise estar centrada na dinâmica de um encontro interacional, abordamos também na fundamentação teórica as estruturas de participação dos sujeitos nos encontros interacionais (CARVALHO E OSTERMANN, 2007; BRAZ AQUINO E SALOMÃO, 2005; CADZEN, 2001; DURANTI, 1997; FAVORITO; FREIRE, 2007; GARCEZ, 2006, 2013; GOFFMAN, 1986, 2002). Para desenvolver essa pesquisa, a pesquisa-ação foi a abordagem metodológica central (CHIZZOTTI, 2001; FRANCO, 2005; TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). Ela orientou tanto a formulação dos objetivos gerais e específicos quanto o processo de geração de dados, que envolveu 3 ciclos de atividades com cerca de 4 meses cada um. Apesar disso, para fins deste relatório, optamos por uma análise centrada não no processo global da pesquisa-ação, mas sim na compreensão sobre a dinâmica interacional de um dos encontros, que nos pareceu particularmente relevante no contexto da pesquisa. Na análise, exploramos as características da participação da professora da turma, da bolsista surda, das crianças e da pesquisadora/intérprete numa atividade que envolvia contação de histórias em Libras. Essa análise interacional serviu como ponto inicial para a triangulação dos dados, incluindo os diários de campo, o documento do plano da atividade e as avaliações das participantes após o encontro, reunidas por meio de entrevistas presenciais e por e-mail. Como resultados, apontamos quatro questões socioculturais e situacionais que se destacaram como relevantes para uma reflexão acerca da criação de ambientes inclusivos envolvendo pessoas surdas e ouvintes: à docência compartilhada entre a professora e a bolsista; a adequação da dinâmica interacional à pessoa surda; a abordagem da Libras e da surdez como ?objetos? de ensino; e as estratégias de contextualização da Libras para aprendizes iniciantes. Como conclusão, constatamos que a dinâmica interacional dos encontros envolvendo pessoas surdas e ouvintes merece uma atenção especial por parte de quaisquer agentes interessados em promover a universalização da Libras em escolas regulares ou em outros ambientes inclusivos.Abstract : Research on Brazilian sign language as L2 for hearing children is still in the beginning stage and with the intention to contribute to expansion in the field, this research involves creation of tasks and realization of recreational activities in Brazilian sign language for classes of hearing children based on ideas from the field of L2 teaching/learning, as well as critical reflection about this process. The general objective was to introduce and improve teaching of Brazilian sign language as L2 in the basic education context, exploring ideas from the field of L2 teaching in these activities, involving hearing and deaf educators throughout the different research stages and looking to identify sociocultural and situational aspects that were relevant in the process. This research provides reflections which are particularly relevant to the fields of bilingual education (CÉSAR; CAVALCANTI, 2007; GARCIA, 2009, LEITE, 2008; MCCLEARY, 2006), especially education designed for minority social and linguistic groups (CÉSAR; CAVALCANTI, 2007; MAHER, 2007), such as education for deaf people (CAPOVILLA, 2000; SKLIAR, 2000; WILCOX, 1994). This research contemplates conceptions about deafness, conceptions about Brazilian sign language (STOKOE, 1960; KLIMA AND BELLUGI, 1979; MCCLEARY AND VIOTTI, 2011), participation structure of subjects in interactive encounters (DURANTI, 1997; GOFFMAN, 1986, 2002) focusing on classroom contexts and highlighting use of the triadic sequence, Initiation-Response-Feedback-IRF and directives (CARVALHO AND OSTERMANN, 2007; BRAZ AQUINO AND SALOMÃO, 2005; CADZEN, 2001; FAVORITO; FREIRE, 2007; GARCEZ, 2006, 2013). In order to develop this research, research action (CHIZZOTTI, 2001; FRANCO, 2005; TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011) was the main methodological approach. It guided formulation of research objectives as well as the process of generating data involving 3 activity cycles, each one lasting about 4 months. Despite this, there is no global process of action research, but in the understanding of the interactional dynamics of one of the meetings, which seems to us not relevant to the research. In the analysis, we initially explore characteristics of the teacher?s participation, that of the scholarship student, kids and researcher/interpreter during the gathering for a Brazilian Sign Language storytelling activity. This interactive analysis is used as a starting point for data triangulation including field journals, activity plan document and post-meeting participant evaluations, gathered both face-to-face and by e-mail. As results, we point out four sociocultural and situational questions that stood out as relevant for reflection on creation of inclusive environments involving deaf and hearing people: head teacher profile; adjustment of interactive dynamics to perceptual profile of the deaf person; approach of Brazilian sign language and deafness as teaching ?objects?; and Brazilian sign language contextualization strategies for beginning learners. In conclusion, we find that the interactional dynamics of meetings involving deaf and hearing people deserves special attention from any interested parties in promoting the universalization of Libras in regular schools or in other inclusive environments.Leite, Tarcísio de ArantesUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa, Danielle Vanessa Costa2018-01-16T03:16:23Z2018-01-16T03:16:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis220 p.| il.application/pdf350435https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182694porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-16T03:16:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182694Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-16T03:16:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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