Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Audino, Daniel Fagundes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99501
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia
id UFSC_dec895e495efdffbf07423f93b20b7db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99501
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografiaGeografiaEstudo e ensinoCartografiaMetodos de ensinoAprendizagemMultímidia interativaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em GeografiaEste trabalho consiste na elaboração, aplicação e avaliação de dois objetos de aprendizagem hipermídia sobre orientação cartográfica e sua utilização como recurso didático para apoio ao processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia, ministrada no sexto ano do ensino fundamental. No desdobramento dos objetivos específicos tem-se: (a) Definir o conteúdo e elaborar dois objetos de aprendizagem hipermídia sobre orientação cartográfica para apoio ao ensino de Geografia no sexto ano no ensino fundamental; (b) Avaliar os objetos educacionais numa unidade de ensino; e, (c) Elaborar os guias pedagógicos de auxílio ao professor para cada objeto educacional. A definição do método de investigação, análise e interpretação dos dados foram realizadas através de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. No que diz respeito às fases de elaboração dos objetos, a mesma foi dividida em quatro etapas: Concepção do projeto; Planificação; Implementação; e, Avaliação. O trabalho foi desenvolvido com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, localizada no município de Cruz Alta/RS. Constatou-se, através dos resultados da pesquisa, que os dois objetos de aprendizagem possibilitam motivação, trabalho colaborativo e desafios aos alunos de forma dinâmica, autônoma, interativa e agradável. Com relação à aprendizagem, para a maioria dos estudantes, os objetos educacionais favoreceram o raciocínio lógico, atenção, concentração, linguagem e memória.This dissertation comprises the creation, application and evaluation of two cartographic hypermedia learning objects and their uses as didactic resources supporting the Geography teaching process for pupils in the 6th grade. The specific objectives are: (a) defining the content and creating two hypermedia cartographic learning objects for 6th grade Geography teaching; (b) evaluating these objects in a classroom setting; and (c) creating pedagogical guides for each educational object as teacher's support. The research method, data analysis and interpretation were qualitative # a case study. The objects' creation followed four steps: project Concept, Planning, Implementation and Evaluation. The work was developed with pupils at the Dr. Gabriel Alvaro de Miranda State Elementary School, in the city of Cruz Alta in Rio Grande do Sul, Brazil. The research results show that the two learning objects motivate the pupils, encourage team work and present the pupils with dynamic, autonomous, interactive and enjoyable challenges. Regarding the learning process, for the majority of pupils the educational objects improved logical reasoning, attention, concentration, language and memory.FlorianópolisNascimento, Rosemy da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaAudino, Daniel Fagundes2013-03-04T21:03:38Z2013-03-04T21:03:38Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis142 p.| il., grafs.application/pdf303100http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99501porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:44:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99501Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:44:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografia
title Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografia
spellingShingle Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografia
Audino, Daniel Fagundes
Geografia
Estudo e ensino
Cartografia
Metodos de ensino
Aprendizagem
Multímidia interativa
title_short Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografia
title_full Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografia
title_fullStr Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografia
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografia
title_sort Objetos de aprendizagem hipermídia aplicado à cartografia escolar no sexto ano do ensino fundamental em geografia
author Audino, Daniel Fagundes
author_facet Audino, Daniel Fagundes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Audino, Daniel Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Estudo e ensino
Cartografia
Metodos de ensino
Aprendizagem
Multímidia interativa
topic Geografia
Estudo e ensino
Cartografia
Metodos de ensino
Aprendizagem
Multímidia interativa
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-03-04T21:03:38Z
2013-03-04T21:03:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 303100
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99501
identifier_str_mv 303100
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187867828420608